Visitando Paris com atitude positiva – relaxe e aproveite ! Deixe as criticas de lado.

Ah, a Europa… a gente cresce ouvindo falar de castelos, reis, rainhas, grandes conquistadores, de todos os grandes nomes que fizeram a historia da humanidade, dos direitos humanos, das leis, das primeiras universidades do mundo, das fantásticas obras de arte, dos grandes compositores, das grandes invenções, das grandes marcas, da moda, dos cosméticos, enfim, a Europa é o máximo rsrs.

Enfim, pra quem nasceu em um pais novo, como o Brasil, não tem como ficar com uma pequena (ou grande) sensação de inferioridade em relação a Europa. Afinal o Brasil tem tanto problema, é tão novinho…

Então, finalmente viemos visitar a tão falada Europa! Sonho sendo realizado!

Parece geral que uma atitude « normal » de « defesa da pátria brasileira » se instale no nosso pensamento ao colocarmos os pés aqui. Afinal o meu Brasil brasileiro é uma maravilha, até Deus é brasileiro né ?

Não da pra comparar o novo mundo com o antigo. Cada um teve o seu passado, e chegar aqui só pra ficar dizendo « mas se fosse no Brasil as flores estariam mais lindas », ou « com esse dinheiro eu como como um rei no Brasil », « essas francesas são horríveis, bonita é a mulher brasileira »enfim, a gente conhece a conversa. Pra mim esse tipo de conversa é puramente pra tentar disfarçar um grande sentimento de inferioridade que a gente aprende a ter no Brasil. Que não tem motivo real, esta só na nossa cabeça mesmo.

Pois é, França e Brasil são países completamente diferentes, as pessoas são diferentes, o sistema politico é diferente, os países passaram por experiencias diferentes, enfim… mas nenhum é melhor ou pior do que o outro. São apenas diferentes. Tente visitar a França com « olhos curiosos », em vez de « olhos críticos », ou « olhos comparativos » . Você vai aproveitar mais, se divertir mais e enfim, vai aproveitar o seu dinheiro de forma positiva, afinal não é barato vir passear por aqui.

Ao visitar os locais por aqui, aproveite, não fique comparando… relaxe um pouco. Sim, as pessoas são diferentes no mundo inteiro, e todos temos pontos positivos e negativos. Todos os locais tem problemas também, não existe pais « sem problemas ». Mas também não existe pais sem beleza, pontos positivos na cultura, enfim.

As pessoas são diferentes, os hábitos são diferentes, o clima é diferente… o sistema de trabalho é diferente.

Pra mim a maior bandeira que brasileiros de norte a sul levantam pra « provar que os brasileiros são superiores » é o tal « 3 banhos por dia », e « comer de 3 em 3 horas ». O numero 3 no Brasil deve ser um numero sagrado, talvez evocando a santíssima trindade… sei la, mas quem não cumpre estas regras de ouro não pode ser boa pessoa. Eu ouço isso praticamente toda a semana.

Enfim, aqui não existe nem tempo pra isso, e os médicos aqui não recomendam comer de 3 em 3 horas se você é uma pessoa saudável. Ninguém pode parar de trabalhar pra « ir comer », no horário de serviço. Aqui também não ha como ficar voltando pra casa no meio do dia pra « tomar o banho numero 2 ». E também o clima daqui é completamente diferente. Nem se transpira.

Mas, pronto, não existe certo ou errado. Se você tem de comer tando, ou se lavar tanto, e tem como o fazer, ótimo, tem pessoas que não tem essa possibilidade pois passam o dia na rua (eu sou uma delas, ah como sou terrível). Enfim não ha « certo e errado » nestes assuntos.

Quem acompanha o blog a tempos sabe que eu estou fora do Brasil há mais de 20 anos, já vivi em Lisboa, Shanghai (Xangai em português), e enfim conheço muitos, mas muitos países (e cidades) mesmo. Todos, tem pontos positivos e coisas lindas pra ver. De verdade!

E a França não é exceção. Portanto, aproveite, venha com uma atitude positiva, gostar de um outro pais não significa “desmerecer” o Brasil. A gente é claro ama o Brasil, ama a culinária Brasileira, o clima, as pessoas. Países não são como time de futebol, que se você “torce” para um tem de estar contra o outro. Da pra amar e aproveitar muitos locais sem com isso “desgostar” dos outros.

Enfim, este é mais um artigo que não fala de locais pra visitar. Acredito que voce encontre informação suficiente nos antigos artigos sobre pontos turisticos. O que eu estou tentando com estes ultimos artigos é falar um pouco sobre “como visitar a Europa”, em vez de “o que visitar”. Eu acredito que a nossa atitude positiva é fundamental para poder realmente aproveitar os passeios por aqui.

Bons passeios!

20 Comments
  1. Olá Alexia!!

    Estou lendo cada uma de suas matérias e todas são ótimas, repletas de informações e muito esclarecedoras…mas confesso que adorei essa matéria, realmente á pessoas que não valorizam o fato de terem grandes oportunidades de conheçerem novas pessoas e novas culturas…eu e meu marido estamos realizando um grande sonho e fechando um pacote para conheçer Paris em novembro, e estamos muito felizes e realizados com o fato de termos essa oportunidade, queremos aproveitar ao máximo as belezas de Paris e viver momentos especias nessa linda cidade…esperamos contar com a sua ajuda, te enviei um e-mail para que possamos tratar sobre os passeios e seu serviço de guia, aguardo seu retorno…
    Continue a escrever suas ótimas matérias e nos enriqueçer com tantas informações.
    Muito sucesso á você…e au revoir!!

  2. Boa tarde Alexia, tudo bem?
    Adorei o Blog! Excelente ideia!
    Meu nome é Lidiane, descidir ir para Paris em cima da hora( não me programei),como será a primeira vez… Vou em maio, e estou tentando me organizar o maximo possivel dentro desse tempo, vou ficar ai de 5 a 7 dias.
    O que eu posso fazer? Quais são os melhores pontos turísticos? O que voce me indica?
    Não pretendo ficar em hotel( pouco dinheiro), voce indica algum lugar, tipo hostel bem em conta?Dai quero ir para Holanda(Amsterdam) de trem, voce recomenda?Como faço para compar a passagem aqui no Brasil?Tem algum site?
    Desculpas! Naõ quero abusar de sua boa vontade…
    Obrigada, Lidiane.

    • oi Lidiane!

      As suas perguntas são muito amplas… ha muita informação no blog que foi escrito para ser lido…
      os bilhetes de avião podem ser comprados por internet, por agencia, ou direto na companhia aerea. Faça a sua pesquisa…
      Hostel eu recomendo o MIJE.
      bj
      alexia

  3. Vou para Paris no final de maio e passarei apenas 2 dias. Queria saber como aproveitar bem o tempo que teri aí`. É a minha primeira viagem internacional Queria conhecer vários lugares mais não sei como.
    Ex. Louvre
    Torre Eiffel
    Barco
    Notre Dame
    Museu de Cera
    Arco do Triufo
    Palácio de versalles
    Igreja Sacré-coeur
    Passeio de ônibus vermelho
    O que me aconselha!!
    Bjs….

    • Oi Ana!
      voce vai ter de ver tudo bem rapidinho se quiser fazer tudo isso em dois dias somente, ainda mais em maio que as filas são enormes!
      Eu aconselho a ver o basico de Versailles, tipo fazer um passeio panoramico pelos jardins e deixar oapalacio pra quando voce tiver tempo de entrar em fila, e tentar fazer tudo em umas duas horas somente, pra poder fazer em uma manha, depois a tarde voce tera de programar passeios rapidos pelos pontos turisticos. Eu acredito que Louvre devera ser somente por fora…
      bj
      Alexia

    • Ola Ana
      Voce tem varias opções, voce pode fazer os passeios por conta propria, com guia particular ou com passeios em grande grupo…
      depende do que voce quer.
      bjos
      Alexia

  4. Alexia

    Incrivel, ha algumas semanas atras estava com duas amigas aqui e queria muito ter conseguido me expressar da forma que vc escreveu no seu blog. Temos que visitar um pais com os olhos curiosos, e nao tanto com os olhares criticos e comparativos, a viagem é muito mais agradavel no final.

    Parabens, o seus artigos sao otimos

  5. Há alguns meses que planejo ir à Paris e sempre vejo seus posts. Só que não comentava! rsrs
    São ótimos!!! hehehe
    Abraço!

  6. Bom dia Alexia!
    Excelente tudo que voce escreveu…Ainda existem pessoas pagando para se aborrecer e a quem quer viajar com esses comentarios tão pequenos, fazendo comparações onde nem sequer argumentos cabem para o assunto,vamos aproveitar as diferenças,vamos aprender,vamos ser felizes por algum tempo em outro lugar,enfim, se vamos conhecer outro pais,estado ,cidade ,vamos com olhos e coração bem abertos pra vivermos novas experiencias,agradecendo a Deus pela nova oportunidade!
    Abraços!
    Elba.

    • Oi Elba!
      Otimo comentario! E isso mesmo, voce fala muito bem com a expressão “pagar para se aborrecer”. E isso mesmo.
      E gente as vezes não se da conta que é um privilegio poder viajar, a maioria da população mundial nunca saiu da sua cidade/região…
      Quem viaja é privileviado, temos de saber ver as diferenças de forma mais tolerante.
      bjos
      Alexia

  7. Excelente comentário Alexia. Comparar e criticar o quê? Aproveitar, aprender,não só ver mas olhar, admirar a cultura diferente, a história construída ao longo do tempo. Misturar-se com o diferentes povos, para mim isso é viajar. Bkjs

  8. Oi Alexia!

    Amei o que voce escreveu. Eu sei o que é isso, uma vez fiz uma viagem com outro casal (não foi pra Paris) e a minha amiga ficou todo o tempo colocando defeito em tudo, enfim a comida da mãe dela é que era boa (ficavao tempo todo falando “que saudade do meu feijão com arroz…), as roupas do Brasil eram melhores, ela reclamava até do pavimento kkkk
    Tirou a graça do passeio todo… nunca mais convidamos…

    • Oi Maria Isabel!
      Tudo bem? Que bom que voce gostou. Pois é, se a gente pode ver o lado positivo (que sempre tem) pra que ficar so comentando sobre as coisas ruins?
      E claro que se a gente quiser pode colocar defeito em qualquer coisa… mas pra que?
      bj querida
      Alexia

Comments are closed.