agosto 20, 2011 | Posted in:Turismo dicas

Uma das grandes duvidas que as pessoas tem quando viajam, é se devem seguir os padrões locais na vestimenta ou usar as roupas que esta acostumada a usar no seu pais de origem.

Claro que se é sempre bom evitar roupas que sejam muito abertas porque você vai chamar muito a atenção e pode ser barrado em algumas igrejas, mas sera que é realmente importante tentar ser confundido com um local? Vejamos as vantagens e desvantagens:

Eu vejo muito por aqui brasileiras usando roupas de ginastica pra fazer caminhada por Paris. Essas fuseaus coladas ao corpo são a marca registrada das brasileiras e nenhuma outra nacionalidade usa isso. Realmente esse tipo de roupa é muito confortavel e otimo pra passear por aqui. Fique tranquilo que ninguem acha  muito esquisito. Pode usar a vontade! Eu realmente acho que leggings são pra ser usadas com vestido por cima ou com saia, short, enfim, mas se voce se sente bem mostrando tudo va em frente.

As vantagens de usar uma roupa destas,  é que você é facilmente reconhecida como brasileira e provavelmente as pessoas irão tentar falar com você em português. A desvantagem e que se você esta planejando treinar o seu francês não vai ter muita chance. Mesmo que voce tente falar frances eles vão ver que voce é turista e vão falar em portugues, espanhol ou ingles.

O turismo dos Brasileiros aqui é muito forte e graças a isso existem agora muitos empregados em restaurantes e lojas que falam português, portanto mostrar que você e brasileiro pode facilitar bastante.

Outra vantagem é que os brasileiros irão se reconhecer também. Caso você esteja em duvida em relação a algum endereço ou como fazer para comprar tickets, é só procurar alguém vestindo fuseau sem nada por cima (leggings) e perguntar em português mesmo.

 

Desvantagens: Se você estiver viajando sozinha, isso pode chamar a atenção e deixar você mais vulnerável a golpes e roubos, alem de atrair a atenção de homens que estejam a procura de aventuras.

A regra de segurança geral seria então: se você esta com a sua família, pode se vestir como quiser desde que não exagere na exuberância. Se você estiver sozinha, vale mais a pena colocar roupas mais discretas. Quem mostra muito que e turista esta mais aberto a golpistas e aproveitadores.

Eu já disse anteriormente em alguns outros artigos, eu não aconselho ninguém a fazer enxoval para viagem, ou seja, venha com o que você tem, não se preocupe em fazer bonito porque ninguém vai lembrar ou reparar muito no meio de milhares de turistas. Aproveite para comprar coisas novas por aqui em vez de gastar o seu dinheiro renovando o seu guarda roupa antes da viagem.

Quanto a usar camisas de futebol por aqui, isto é visto como roupa de “turista de primeira viagem”.

Agora, se voce quiser se divertir e se “fantasiar” de frances, aqui vai a dica:

Roupa feminina:

Calça de tecido de cor neutra, qualquer cor serve, tanto faz se larga ou mais justa, desde que nao seja muito apertada se voce for curvilinea. Aqui as francesas não fazem o genero popozuda. Leggings so com saia por cima. As francesas não apreciam muito dar aulas de anatomia feminina pela rua como as brasileiras.

Blusa estilo marinheiro, pode ser camiseta mesmo.

Um blazer preto ou cardigan preto

Colar de perolas ou dourado GRANDE mas curto. Pode ser um fino enrolado varias vezes tambem.

Lenço ou echarpe. Sim aqui se usa colar e echarpe ou lenco no pescoço junto.

tenis all star ou sapato bailarina de qualquer cor.

 

Roupa masculina

Calça jeans escura reta

tenis all star ou qualquer converse

camiseta qualquer

cardigan ou blazer de qualquer cor ou jaqueta de couro, casaco de couro tambem serve.

Echarpe enrolada no pescoço, não vale jogar nos ombros, tem de enrolar tudo no pescoço.

Divirtam-se!

 

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

5 Comments

  1. Maria Aparecida dos Santos Guerreiro
    agosto 23, 2011

    Eu vou viajar pra Paris e como a gente vive ouvindo que paris e muito chique, quer mesmo fazer bonito, mas que bom saber que a camisa da selecao nao e bem vista por ai. Aqui e super fashion, se usa ate com terno! cada lugar e diferente mesmo, mas eu tambem nao largo as minhas leggings por nada. E so o que eu uso!
    Eu ja passei muito frio em Nova yourque porque nao quiz usar casacao pesado, pra nao ficar parecendo um astronauta. tava com frio mas tava bonita!

    • Alexia Oliveira
      agosto 23, 2011

      Ola Maria Aparecida!
      o Parisiense e mais classico mesmo, porque nao tem tanta quantidade de roupa como os brasileiros. Eu vejo por mim e pela minha irma, que vive no Brasil. Ela tem pelo menos o dobro de roupas que eu tenho, e esta sempre comprando coisa nova. Aqui, por causa dos precos e como nao tem crediario, a gente fica mesmo na volta das mesmas roupas por muito tempo, e por isso compra cores mais discretas e modelos mais classicos, que durem varias estacoes. Quem tem 5 casacos pode se dar ao luxo de ter um de cada cor, mas quem tem somente 1 ou 2, fica mesmo com os classicos preto, cinza ou marrom. Por isso parece que e mais chique…Acho que sao as cores e os modelos mesmo…
      Quanto a passar frio pra ficar bonita, tem muita gente que faz isso mesmo, a dica e colocar cardigan de la pura por baixo da jaqueta, ai fica quentinho e nao faz volume. La (verdadeira) e termica e conserva o calor do corpo, entao aquece mesmo!
      bj
      Alexia

  2. Luana
    agosto 23, 2011

    Que bom ler este artigo!
    Eu amo essas roupas de ginastica como voce chama. E mesmo muito confortavel e bonita, mas nao tinha ideia que ninguem mais usava, achei que era uma “tendencia” internacional rsrs.
    Pra andar por ai nao existe nada melhor. Como voce diz, ano vale a pena ficar comprando roupa pra viajar, mas brasileiro e vaidoso e quer fazer bonito mesmo, por isso a gente compra coisa nova pra viajar. Eu sempre compro roupa pra viajar, mas realmente faz mais sentido gardar o dinheiro pra gastar na viagem.

    • Alexia Oliveira
      agosto 23, 2011

      Luana, obrigada pelo comentario e bem vinda ao artdeviv!
      Como os franceses nao sao muito chegados a malhacao, nao usam essas roupas esportivas no dia a dia. Eles caminham muito, andam de bicicleta e fazem uns 15 minutinhos (no maximo rsrs) de exercicios nos parques de vez em quando, quando o tempo esta bom rsrs.
      Eu nunca vi um frances dizer que ia pra academia…
      Mas e isso mesmo, a gente deve usar o que fica bem na gente, e o que achamos bonito.
      bj

  1. Vestir-se como um francês durante as suas férias na França … | Pullovers Cardigans - [...] jogar nos ombros, tem de enrolar tudo no pescoço. Divirtam-se! OLA AMIGOS DO ARTDEVIV! … Read More… Vestir-se como…