Validação de visto de long sejour e visita ao OFII (Office Francais de l’Immigration et de l’Integration)

Ola a todos, estou postando a minha experiência em relação ao visto de permanência na França. Espero que essas informações sejam úteis.
Cheguei em Paris no dia 10 de Agosto com um visto de 1 ano (long-sejour), categoria Visiteur.
Quando cheguei aqui tive de enviar a cópia do passaporte mostrando o carimbo de entrada. Coloquei no correio dia 12 e recebi o aviso de recepção dia 13. Essa correspondência deve ser com aviso de recepção.
Neste envelope você deve colocar alem da cópia do passaporte mostrando o dia que você chegou e o visto que você já tem no passaporte, o papel carimbado pelo consulado Francês que lhe deu o visto. Você deve completar o que resta deste papel com os dados do seu novo endereço.
Então depois disso, você espera uma outra correspondência:
Essa correspondência terá, em um mesmo envelope:
1.A acusação de recepção dos teus documentos, número do arquivo, etc.
2.Outro papel com o dia que você deve ir fazer o exame médico, hora e local indicado.
3.Outro papel indicando onde ir pra entregar os documentos e o resultado do exame. Nesse momento você recebera o adesivo no seu passaporte.
4. O último papel vem com as indicações de como fazer o pagamento, você deve comprar selos que serão colados nessa última pagina. Eles dizem como comprar, o valor, onde comprar e tem a foto dos selos, então você pode mostrar a foto numa tabacaria e eles sabem do que se trata.
Obs.: leve esse envelope com você, eles pedem esses papéis ao chegar. Não adianta chegar e dizer que tem “hora marcada” eles querem ver a convocação.
Esse envelope chegou 30 dias úteis depois de eu colocar a primeira correspondência no correio.
O exame médico e a entrega dos papeis é feito no mesmo prédio, então depois de fazer os exame eles já te indicam onde você deve ir pra entregar os seus documentos e ter o adesivo colado no passaporte. Esse adesivo e o que vai validar o seu primeiro visto do consulado Francês.

Depois de 3 meses contando a partir da sua chegada, se você não tem esse adesivo o seu visto não e válido e você e considerado ilegal.
Tudo isso parece meio confuso, mas achei tudo extremamente eficaz e rápido. Todo o pessoal do OFII foi super simpático e amigável.


Quero deixar umas outras dica pra não ter problemas na validação do visto:

1.Prepare-se pra ficar na Franca esse primeiro mês a espera do exame e entrega dos papeis. Você não pode viajar pra fora da Franca sem a validação do seu visto. Se você sair tem de ir primeiro a prefeitura explicar o motivo e pedir autorização.
Então e melhor se programar pra ficar passeando dentro da Franca somente.
2.Tenha em mente que para a validação você tem de pagar. Eu paguei 340 Euros. Não venha com pouco dinheiro e a espera de conseguir trabalho rápido porque não funciona muito bem. Eu com este visto “visiteur” não posso mesmo trabalhar, então pra mim não foi problema.
3.Depois de um ano, quando o visto estiver vencendo, você deve ir a prefeitura, não volta ao OFII de novo. Se você pretende mudar o status do seu visto, deve ir 3 meses antes do fim do visto, se for só pra renovar pode ir 2 meses antes.
Só mais alguns detalhes:
1.Só o visto de long-sejour pode ser renovado dentro da França.
2.Não adianta vir como turista e tentar renovar/validar o visto que eles te mandam de volta pra requerer um visto de long sejour.
3.Se você esta pensando em vir e casar, por exemplo, venha com um visto especial para casamento ou visto de long sejour visiteur, case e mude o status depois. Com Visto de turista você não pode mudar status.
Bom, talvez você tenha tido uma outra experiência, mas o OFII teve varias modificações a pouco tempo e as coisas parecem estar mais agilizadas, que bom.
A respeito do exame médico:
O exame e feito e 3 fases, ou seja você vai ser chamado 3 vezes.
1. Exame de visão. Medem a sua altura e peso. Para as mulheres eles perguntam se esta grávida, deve ser por causa do Raio-X.
2. Raio-X
3. Consulta com o medico, ele só pergunta  sobre historico familiar de doencas crônicas, mede pressão e batimentos cardíacos, te da boas vindas à França e você esta dispensado.

Não ha exame de sangue ou necessidade de levar documentos/carteira de vacina, etc.

6 Comments
  1. Oi, Alexia

    Gostei muito deste site. Parabéns! Eu gostaria de fazer uma pergunta. É possível sair do Schenghen, tipo ir a Inglaterra ou ir a África, por exemplo, e retornar a França recebendo mais 3 meses de estadia como turista? Gostaria de saber se há garantias sobre isso? Eu conheço pessoas que fizeram isso na América, mas no Scheghen talvez seja diferente. Se não for possível, o que vc me aconselharia para estender uma estadia por 6 meses na França?

    Obrigada.

    • Oi Patricia
      Voce não tem garantias nenhumas que este truque, meio “ilegal” funcione. Voce pode tentar prolongar o seu visto de turismo na prefeiture de police mas hoje em dia esta bem complicado. A unica garantia para ficar aqui por 6 meses é ja chegar com visto.
      Abraços
      Alexia

  2. Ola Alexia!

    Li algumas suas dicas. Muito boas.
    Estou requerendo meu visto de long sejour em São Paulo atrvez do pacs com meu companheiro Frances.
    Tenho algumas dúvidas. Se puder me ajudar….
    Depois que sai o visto, quanto tempo tenho para entrar na França.
    E depois de quanto tempo consigo um visto para poder trabalhar?

    Obrigado por hora

    • Oi Marcus
      O PACS não da direito imediato ao visto, voces terão de provar pelo menos 1 ano de vida em comum, no mesmo endereço.
      Quanto ao visto, ele tem data e é dado em função do ticket de avião que voce entregar no consulado. Se voce remarcar a passagem para ir mais tarde, voce estara perdendo alguns dias de visto. Voce tem ate 3 meses depois da entrada aqui para validar o seu visto.
      A principio se voce vai requerer visto baseaddo em uniao com frances, o seu visto dara permissão de trabalho.Abraço pra voces e boa sorte!
      Alexia

  3. Ola,

    Gostaria de comprimenta-lo pelas informacoes contidas no site. Sao de extrema valia.
    Contudo, gostaria de explorar mais como adiquirir o visto de Long Sejour e como ele funciona.
    Se permitir-me explico-lhe o meu caso:
    Moro na Irlanda, com minha noiva (Francesa).
    E no final deste ano ou comeco do ano que vem pensamos em mudar pra St.Malo – Franca.
    O meu intuito e justamente permancer la, estudando – se for o caso – p/ estar apto a um emprego meio turno’*’…até pelo menos Maio quando Casaríamos !!!
    Quais seriam as etapas para este caso? Chegar no consulado e pedir Long Sejour Visa ?
    Poderei atingir exito no meo requerimento de Long Sejour por pelo menos 6 meses ?
    Por ventura poderei trabalhar neste meio tempo (estudando na AF ou nao) ?

    • Oi Felipe! Bom vindo!
      Que bom que as informacoes do artdeviv estao sendo uteis.
      Bom, Voce esta sendo bem inteligente em comecar a pensar nisso agora, assim voce tem tempo de dar todos os passos necessarios sem correria e sem deixar nada por fazer.
      Para pedir o long sejour etudiant voce deve em primeiro lugar mostrar um documento comprovativo de que voce esta matriculado em um curso aqui.
      Com este comprovante, comprovante de que ja arranjou moradia aqui (nao precisa ser a definitiva – pode ser a reserva de um hostal mesmo) e comprovante que que voce tera 500 euros por mes por cada mes do seu curso (tipo se voce esta pensando em um visto de 6 meses, mostre que tem 3000 euros na sua conta bancaria) voce vai ao consulado e pede o visto de estudante. Normalmente o processo demora entre 3 semanas a 2 meses, por isso e bom comecar cedo.
      Eu nao vejo motivo algum deles nao te darem o visto, eu diria que uma vez que voce tem todos os documentos que eles estao pedindo e 100% certo que voce vai conseguir. Com este visto voce pode trabalhar 20 horas por semana, e o proprio estabelecimento de ensino tem programas de integracao para conseguir estes empregos para os alunos. Tendo em vista que o trabalho full time e de 35 horas por semana nao e tao mal assim.
      Depois, uma vez casado, voce vai diretamente a prefeiture da sua regiao ou mairie e pede o visto de vida familiar. Este visto e automatico, e um direito seu como casado.
      Depois de 4 anos casado voce pode pedir passaporte frances mas o processo e demorado (pode demorar uns 2 anos). Em todo o caso o visto que voce tera por ser casado com uma cidada francesa te dara todos os direitos. Voce pode trabalhar full time, fazer o que quiser.
      Bom Felipe, a sua situacao e otima! Aproveite bem estes meses para se organizar bem e boa sorte com a sua nova vida aqui, eu tenho certeza de que voce e a sua futura esposa vao ser muito felizes aqui.
      Tudo de bom e qualquer duvida estou por aqui para ajudar no que for possivel.
      abraco

Comments are closed.