agosto 1, 2011 | Posted in:Turismo dicas

Pensando em passar férias em Paris? Então este é o site ideal pra tirar duvidas e aprender sobre cultura, língua e costumes franceses. A França é um país bonito, e o estereótipo que os franceses são rudes é totalmente errado. Eles tem uma forma de humor diferente do humor brasileiro, mas são super bem educados e gentis. Em todo o lugar você encontra pessoas atenciosas e prontas pra ajudar. Diferente de outros países que eu já vivi, os franceses são os únicos com quem eu tive a feliz experiência de receber um belo sorriso ao falar a língua local. Eles não fazem careta se o seu sotaque é esquisito, portanto pode treinar o seu frances a vontade!

Falando nisso… voce não precisa falar frances, fique descansado que o mito de que os franceses se negam a falar ingles é coisa do passado.

Quando você vem a França, além de incríveis lugares e passeios magníficos, você vai encontrar uma enorme variedade gastronômica. E quase impossivel voltar pra casa sem uns quilinhos a mais, mesmo com toda a caminhada que fazemos por aqui.

A idéia de que as porções são pequenas e outro mito que eu gostaria que caísse por terra porque não e verdade. Eu nunca saí de um restaurante com fome. O que acontece e que os franceses comem vários pratos diferentes, entrada, prato principal, salada, queijo, pão sobremesa, etc. Se voce quiser pratos unicos e gostosos, procure as brasseries, que servem pratos enormes e muito mais baratos!

Na dúvida eu aconselho os menus prontos que são quase sempre disponíveis e não são caros.
Caso voce esteja planejando uma noite especial em um restaurante mais sofisticado, use o Grupon Paris para receber por email varias ofertas de promocoes e decontos em restaurantes – e não só: voce pode encontrar descontos de oculos de sol de marca, roupas, bolsas, spas, cabarets, shows, enfim, tudo muito mais barato. Experimente: Groupon FR

Comer bem e uma das paixões nacionais e vale a pena aventurar-se em pratos desconhecidos porque na maior parte das vezes será uma agradável surpresa.

Comer em restaurantes-brasserias não é a única opção, você encontra lugares onde pode comer sanduíches pela rua mesmo, eu aconselho o Brioche Doree, por exemplo, que tem sanduiches de baguettes otimos, sorvetes, e refrigerantes para sair comendo pela rua ou para levar para um pic nic. Acredite, não  é esquisito levar comida ou sanduiches para comer nos parques, todos fazem isso.

Quanto ao transporte, a melhor maneira de conhecer Paris e caminhando mesmo. Se voce estiver muito cansado, pegue o metro, mas tente se organizae de tal maneira que voce não precise usar muito o metro, assim voce economiza tambem.

Passes de museu só valem a pena quando voce vai usar muito mesmo, e fazer uma maratona de museus. Eu recomendo o Paris Pass, que ja vem com passe de metro junto. Mas atenção, um passe de 2 dias e suficiente, programe 2 dias para maratona de museus e deixe os outros dias para as igrejas, catedrais, jardins e outros monumentos de graça.

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

25 Comments

  1. Sónia
    março 10, 2012

    Olá Alexia! Antes de mais, parabéns pelo site, está fantástico! Estou a pensar ir a Paris mas tenho um grande problema: sou vegan, isto é não como carne, peixe,ovos ou quaisquer produtos de origem animal…. Há locais onde possa encontrar alimentos vegetarianos?
    Desde já muito obrigada,
    beijinhos

    • Alexia Oliveira
      março 11, 2012

      Ola Sonia
      Tudo bem com voce?
      Existe muita opcao para vegans por aqui sim. Aqui vai o link de um blog com muitas dicas:
      http://veganparis.com/
      bj
      Alexia

      • Sónia
        março 12, 2012

        Muito obrigada Alexia! Foi uma óptima ajuda! Já agora nas padarias e assim fazem sandes vegan? E nos supermercados há opções vegan? é que eu vou com amigos que não sao veganos, ou seja não vão querer ir a restaurantes vegan …
        Muiito obrigada mesmo,
        bj

        • Alexia Oliveira
          março 13, 2012

          Oi sonia
          Eu acredito que voce possa encontrar produtos como saladas e sanduishes vegetarianos nos supermercados, mas e bom olhar os ingredientes.
          Quanto a ir comer com os seus amigos, voce pode optar por saladas e pedir pratos vegetarianos nos restaurantes convencionais. Acredito que voce nao tera muita opcao, mas eles sempre tem um prato totalmente vegetariano ao menos.
          abraco!
          Alexia

          • Sónia
            março 14, 2012

            Olá Alexia! Mais uma vez obrigada! Foi muito prestável mesmo!
            Beijinhos

          • Alexia Oliveira
            março 15, 2012

            Obrigada Voce, Sonia, por mais um simpatico comentario. Volte sempre!
            bj
            Alexia

  2. Thomaz Magalhaes
    agosto 24, 2011

    Olá Alexia, feliz em entrar em contato c/ vc. Minha esposa, Angela, e eu estamos embarcando
    p/ Paris dia 05 de Outubro, pela 1a. vez na França. Estou anotando todos os seus comentários
    e dicas, principalmente sobre locomoção e “comes e bebes” que é o meu fraco. Ficaremos em
    Paris do dia 6 até a manhã do dia 14, quando seguiremos p/a cidade de Cognac, onde ficaremos
    até dia 19, data de n/retorno ao Brasil. Hotel em Paris já reservado, city tours e passeio de
    bateau pelo Sena já comprado. Em Cognac ficaremos hospedados em casa de prima de m/esposa e nossa amiga, casada c/francês. Sei que vc. conhece tudo em Paris, então faço a
    pergunta: qual o melhor e mais completo mercado ou supermercado de Paris? Antecipadamente
    agradeço s/atenção e até nosso embarque voltarei a incomoda-la. Obrigado, abraço cordial do
    Thomaz Magalhaes.

    • Alexia Oliveira
      agosto 24, 2011

      Ola Thomaz
      Obrigada pelo comentario tao simpatico!
      Em Paris os grandes supermercados, destes que tem de tudo sao o Carrefour e o E.Leclerc. Eles nao ficam no centro de Paris, portanto e bom verificar qual e o local onde fica mais facil de voces irem, no proprio website dos supermercados. Estes supermercados existem por todo lado tanto em Paris como em praticamente todas as cidades daqui. Segue entao os links para os sites dos supermercados:
      http://www.carrefour.fr/
      http://www.e-leclerc.com/
      Espero que voces aproveitem bem a viagem, eu tenho certeza de que voces vao adorar Cognac tambem!
      Abracos pra voce e pra Angela. Se precisarem de mais dicas ou informacoes, e so entrar em contato.

  3. Iasmini
    agosto 11, 2011

    Oi Alexia,
    Sempre fui curiosa pra saber como os franceses são.
    Estou pensando em ir à Paris,mas muitos estão me desanimando dizendo que os franceses não irão me tratar bem,e que é perca de tempo eu visitar.Não tem um que me diz coisa boa em relação à isso!!Se vc puder me responder,gostaria de saber mais sobre o tratamentos dos franceses em relação aos turistas,principalmente mulheres…
    Obrigada

    • Alexia Oliveira
      agosto 21, 2011

      Querida Iasmini
      Esas pessoas que dizem que os franceses sao mal educados e que nao vale a pena vir aqui sao pessoas que nunca vieram. Nao sabem do que estao falando.
      Os franceses sao muito mais simpaticos e educados que os brasileiros, por exemplo. Eu ja vivi em varios paises e nao encontrei povo mais simpatico e amigavel que o povo frances. Eles sao uns doces! Nao se preocupe!

  4. Jackson Santana
    agosto 4, 2011

    Ola Alexia!
    Essa dica sua do grupon Paris e otima. Estivemos em Paris mes passado e usamos muitos dos descontos do Grupon. Fomos ao Moulin Rouge e pagamos somente 28 euros por pessoa. A minha esposa comprou uns oculos de marca (nao lembro a marca, mas e uma famosa) por 30 euros. Eu comprei pra mim uns tenis da addidas por 15 euros e pra finalizar jantamos num restaurante de luxo por somente 50 euros pros dois. Assim fica muito mais em conta! Aconselho ao pessoal a subscrever, e de graca mesmo! Abraco e obrigado.

    • Alexia Oliveira
      agosto 4, 2011

      Ola Jackson!
      Pois e o Grupon e a moda por aqui. Todo mundo esta usando. Sai mais barato mesmo. Eu acabei de comprar 2 cardigans por 28 euros, em 100% algodao. Estavam com 90% de desconto! Assim nao fica tao pesado na carteira mesmo…
      Abraco e obrigada pelo depoimento.

    • Maria Luiza
      agosto 20, 2011

      Ola

      Vou a Paris com meu marido no fim de agosto e estou achando legal demais a ideia do GROUPON. Vou levar o netbook,mas e pra imprimir o bilhete¿como fizeram¿

      Grata

      • Alexia Oliveira
        agosto 21, 2011

        Ola Maria Luiza!
        Voce pode pedir pra imprimir no hotel mesmo, e so colocar em um stick de memoria USB e dar pra eles!
        abraco
        Alexia

  5. jose de barros pereira neto
    agosto 3, 2011

    estou chegando em paris dia 14 de setembro,nao falo frances e sei alguma coisa em ingles, ,estou indo com um amigo,gostaria de receber ajuda no translado e chegada ao hotel,e tambem dos passeios turisticos via caminhada,ficarei ate o dia 20,abraços

    • Alexia Oliveira
      agosto 3, 2011

      Ola Jose!
      Estou te enviando um email com os detalhes a respeito dos passeios a pe.
      Abraco
      Alexia

  6. Anaina
    agosto 3, 2011

    Oi Alexia, minha dúvida não tem nada a ver com o post =D
    estou com viagem programa pra novembro para Paris, mas só agora percebi que vou ter que tirar outro passaporte, meu passaporte venceu em junho e vou tirar outro agora em agosto e minha viagem está programada para 21/11 e volta dia 9/1, tô preocupada com isso agora… =/

    • Alexia Oliveira
      agosto 3, 2011

      Oi Anaina!
      Acho que voce nao tem nada pra se preocupar, o passaporte leva em media somente 1 semana pra ficar pronto, e mesmo que demore mais um pouco,caso voce more am algum lugar que nao tenha policia federal por perto, voce ainda tem muita margem de tempo!
      Agora e so relaxar e comecar os preparativos e planos para a viagem!
      Hmmmm voce vem em Novembro, essa epoca e otima por aqui… faz frio mas nao tao frio como em fins de janeiro, voce vai adorar!
      Boa viagem!

  7. Renata
    agosto 2, 2011

    Olá, Alexia.
    Voltei na semana passada de Paris. Preciso dizer que todas as suas dicas foram muito bem vindas. As sugestões de passeios pras crianças, de lugares pra comer, do tempo estimado pra gastar em cada passeio, a dica do batobus… tudo contribuiu para que nossa viagem fosse um sucesso e nos marcasse pra sempre. Aproveitamos muito. E a questão da língua é mesmo mito: em todos os lugares a que fomos, esboçava meu parco francês e a maioria das pessoas logo perguntava se eu preferia inglês ou espanhol.
    Agradeço muito você pela ajuda no planejamento de minha viagem. Continuarei de olho no blog pras próximas…
    Um grande abraço.

    • Alexia Oliveira
      agosto 2, 2011

      Ola Renata!
      Fico imensamente feliz que a viagem de voces tenha sido boa!
      Obrigada pelo depoimento, e muito dificil encontrar alguem assim tao generosa que mesmo depois da viagem feita se lembre de agradecer as dicas. Voce e uma das primeiras e eu agradeco a gentileza. Espero que o seu comentario inspire o senso de gentileza online, tao dificil de encontrar no Brasil!
      Abraco e contem comigo para o que precisarem, sera um prazer poder ajudar voces.

  8. Ilda Doglia
    outubro 12, 2010

    Olá! Obrigada por ter respondido. Sabe o quê eu gostaria de saber ? Alguma coisa sobre os reis da França. Adoro essas estórias da nobreza da França. Acho fascinante esses reis e rainhas glamurosos da história da França. bjo.

  9. Ilda Doglia
    outubro 5, 2010

    Estou adorando esse blog. Muito legal conhecer esse país incrível através dos olhos de outra pessoa. São curiosidades interessantes que nos levam a viajar e conhecer lugares que não são tão badalados mas que são lindos e imperdíveis. E estou aprendendo bastante com os textos simples e agradáveis. Vou ver se arranjo um tempinho para melhorar o meu francês e não fazer feio quando for até aí.

    • admin
      outubro 6, 2010

      Bem vinda e Obrigada pelo comentário!
      Estou tentando não só falar desses lugares como “o meu registro de viagem” mas dar uma idéia sobre a historia e mostrando pontos turísticos interessantes. Quero que seja mais um “guia” paras as pessoas que lêem do que simplesmente um diário de bordo dos meus passeios.
      Você pode acessar o ArtdeViv rapidamente quando quiser clicando no “Bookmark!” no topo da pagina a direita. Isso colocara no seu browser um link direto com o site.
      Se você tiver alguma curiosidade ou assunto que gostaria de ver aqui no site, entre em contato!
      Alexia
      administradora e autora do ArtdeViv

      • Maria Luiza
        agosto 20, 2011

        Oi Alexia

        E meu segundo contato. Legal voce disponibilizar .Obrigada.
        Estou querendo ir a Vichy em setembro de Paris. Ida e volta. Pegar o trem as 7 horas e o da volta as 17 horas chegando as 20 horas em Paris.
        Meu marido esta com receio de voltarmos esta hora pois estara de noite e nao falamos nada em frances e falamos pouco ingles.Que horas comeca a escurecer em setembro¿

        No dia seguinte iremos viajar .Entao,chegando as 20 horas acho que esta em um horario bom para comermos algo e descansarmos para prosseguirmos viagem.
        A estacao do trem fica proxima ao Hotel . Uma perguntinha: Ja aconteceu de dar problema com o trem ¿

        Grata

        MLuiza

        • Alexia Oliveira
          agosto 21, 2011

          Ola Maria Luiza!

          Ainda e claro as 8 horas em setembro, nao se preocupem! Paris nao e perigoso, mas claro que o entorno das estacoes de trem nao sao os melhores lugares para andar a noite, mas como voce nao esta sozinha, nao tem problema.
          Nunca ouvi falar de dar problemas com os trens aqui (nao sei exatamente que tipo de problema voce esta se referindo).
          Pode ficar tranquila!