Square du Vert Galant, para aproveitar o por do sol no Sena

Mais um otimo artigo da leitora Luana Veloso!

Hoje vou dar uma dica muito parisiense. Existe uma Paris para cada tipo de pessoa, e eu poderia dizer que esse post é sobre a “Paris para quem não quer gastar muito”, mas eu prefiro dizer que essa é a “Paris de quem sabe aproveitar a vida”. Se você é uma dessas pessoas que suspira de alegria e enche os olhos de água quando se depara com um belo pôr-so-sol, então você não pode perder o espetáculo que é vê-lo se pondo no rio Sena, logo atrás da Pont-des-Arts, enquanto você escuta um som maravilhoso de algum músico tocando um blues que parece seguir o ritmo do Sol!

De muitos pontos ao redor do Sena é possível ver o entardecer, porém, existe um lugar especial chamado Square du Vert-Galant (o nome do Square vem do apelido do Rei Henri IV que era chamado assim por ser muito galanteador;  o porquê de seu nome ser dado ao Square é o fato de que ele gostava muito do lugar).

Square e Pont Neuf

No final da tarde muitas pessoas se dirigem à padaria mais próxima, compram o pão que mais lhe agradam (a maioria opta pelas tradicionais baguetes) para comer com um delicioso queijo acompanhado de um bom vinho francês e seguem para a Pont Neuf que dá acesso ao Square (basta descer umas escadas que ficam bem no meio da ponte). Agora você já sabe, compre seu pão seu vinho e voilà! Viva como um Rei francês sem precisar matar ninguém para se manter no trono e sem precisar gastar muito para tanto!

Tem gente que  reclama por ser um programa romântico, mas, eu sempre fui sozinha para Paris e sempre aproveitei MUITO! Então não importa se você está com seu namorado, sua namorada, com seus amigos ou sozinho! Se a última opção é o seu caso, faça de um bom livro seu melhor amigo!

Pont des Art vista da Pont Neuf

Pont des Art vista da Pont Neuf Foto: Wikipedia

Não exite em se estender e esperar para que as luzes na cidade se acendam, o espetáculo também é lindo!

Ah! E se você quer saber mais sobre a história dele, tem um filme ótimo que se chama Henri IV. Assisti há 2 semanas e recomendo!

COMO CHEGAR :

Na Pont Neuf tem uma estátua do Rei Henri IV, ao lado dela fica o acesso ao Square.
Metrô: PONT NEUF

 

 

10 Comments
  1. Oi pessoal!
    estarei indo com a família a Paris no início de setembro. acho que escolhi um bom perído (clima satisfatório). estive em uma escursão, em outra vez, (julho passado), foi aterrorizante, o calor. calor mesmo, é bem aproveitado nas nossas praias do nordeste brasileiro.
    Alexia, suas dicas são formidáveis, abrço, Edilson.

    • Oi Edilson!
      Obrigada pelo comentario.
      Realmente tem de gostar muito de calor pra vir no verao pra ca. E tambem tem o fator de ser altissima temporada, com milhares de turistas por todos os lados e filas malucas de enormes; setembro e muuuuito melhor mesmo!Calor e mesmo bom na praia.
      abraços pra voce e familia!
      Alexia

  2. Olá Luana!
    Fuçando na internet achei este seu post e tenho que dizer que amei a dica! Já anotei tudo! Vou à Paris pela primeira vez em Maio, vou sozinha e sou mochileira, ou seja, minhas viagens são de baixo custo. Essa dica vale ouro!
    Minha intenção é fazer programas tipicamente parisienses, além é claro de alguns pontos turísticos que não tem como não visitar!
    Vou continuar acompanhando suas dicas por aqui!
    Abraços.

    • Que legal que vc achou o blog!
      Maio é o melhor mês na França, os franceses falam que é o mês para você fazer tudo que qr! Continua por aqui que eu pretendo fazer mais posts falando sobre os programas parisienses para que qr aproveitar ao máximo Paris!

      valeu pelo comments!
      Abraço!

  3. Adorei seu artigo, vou a Paris pelo menos uma vez por ano e tenho que fazer este caminho. Simplesmente lindo. Viajo sozinha a maioria das vezes então tenho que aproveitar as belas paisagens.

    Um abraço, parabéns!

  4. Eu conheci esse lugar! So nao sabia o nome! E muito legal mesmo. Eu ia pra la com o meu Ipod so pra curtir a paisagem e “jantar” um sanduiche com refri. Muito 10 essa praça. Vale a pena.Tambem nao sabia que o cidadao da estatua era o rei Henry IV.

    • Então, eu também amava ir nesse square mas não sabia o nome, aí comecei a pesquisar sobre pq eu tb jantava lá direto!

      Ah, vê esse filme sobre o Rei Henri, super bom! Não fala que ele tem uma estátua na ponte neuf, mas é uma boa introdução à história da França ;-)

      Bjos

  5. Oi Luana!
    Otimo post, agora que o tempo esta ficando cada vez melhor por aqui, essa dica e perfeita.
    Eu tambem sempre viajei sozinha e aproveitei bastante!
    bj a parabens por mais um otimo artigo, com dicas muito legais.

Comments are closed.