Saint Malo: Antiga Terra de piratas e corsários na Bretanha

Ola pessoal, acabei de chegar de um fim de semana maravilhoso em Saint Malo, e estou aqui colocando algumas informações a respeito deste lugar. Recomendo mesmo que se você tiver tempo vá conhecer essa área da França: A Bretagne (Bretanha).

 

Saint-Malo (Breton: Sant-Malou; Gallo: Saent-Malo) é uma cidade portuária fortificada, na Bretanha, no noroeste da França sobre o Canal Inglês. É uma sub-prefeitura do departamento de Ille-et-Vilaine.

Fica a mais ou menos 400 km de Paris.

 

Os corsários de Saint-Malo:

Saint-Malo tornou-se notória como a casa dos corsários, corsários franceses e, por vezes piratas.

Não eram só os navios Ingleses que eram forçados a pagar “um tributo”, ao passar pelo Canal mas eles também foram os responsáveis por trazerem riquezas de longe.

 

Jacques Cartier:

Navegou o Rio Saint Lawrence e visitou as cidade de Quebec e Montreal, sendo, portanto, creditado como o descobridor do Canadá.

O que comer em Saint Malo:

Saint-Malo tem uma das maiores concentrações de restaurantes de frutos do mar na Europa. É famosa por suas ostras locais da aldeia vizinha de Cancale.

Os crepes são também tradicionais na região, não deixe de provar. Os crepes salgados se chamam Galletes e os doces são crepes mesmo.

Transportes em Sain Malo:

Sain Malo tem uma estação ferroviária, Gare de Saint-Malo, que oferece um serviço direto do TGV para Rennes, Paris e diversos destinos regionais. Existe um serviço de ônibus oferecido pela Keolis. A cidade é servida pelo Dinard – Pleurtuit – Saint-Malo Airport.

Saint-Malo é o local mais visitado da Bretanha. Os Lugares de interesse incluem:

 

  • Praia de Saint Malo (na maré baixa).
  • A cidade antiga, cercada por uma muralha (La Ville Intra-Muros)
  • O castelo de Saint-Malo, parte da qual é agora o museu da cidade.
  • A Torre Solidor em Saint-Servan, é um edifício do século 14 que abriga uma coleção da história das viagens em torno do Cabo Horn. Muitas maquetes, instrumentos náuticos e objetos feitos por marinheiros durante a travessia ou trazido de volta a partir de portos estrangeiros.
  • O túmulo do escritor Chateaubriand no Ile du Grand Bé
  • A Catedral de São Vicente (ver a Catedral Saint-Malo)
  • La Demeure de Corsaire “, uma casa (museu) da cidade antiga (intramuros) construída em 1725, mostra objetos da história das armas de corsários, e modelos de navios.
  • A Grande Aquário Saint-Malo, um dos maiores aquários em França.
  • Le Labyrinthe du Corsaire, (uma atracão em Saint Malo)
  • Pointe de la Varde, Parque Natural.
  • A cidade de Alet, em frente à Saint Malo Intra Muros.
  • Forte Nacional

Dicas para quem esta pensando em conhecer Saint Malo:

  1. Fique em algum Hotel perto da cidade antiga.
  2. Leva roupas para uma temperatura máxima de 20 graus, media de 11 graus.
  3. A viagem de carro demora cerca de 3 horas se você não parar. E aconselhável planejar passar o fim de semana. Não é um lugar que valha a pena ir e voltar no mesmo dia, porque tem muito pra ver.
  4. Aproveite uma das manhas em Saint Malo para ir ao Monte Saint Michel, que fica a cerca 30 km da cidade.
  5. Verifique a previsão do tempo, é normal chover muito em Saint Malo, mas se você planejar com pouca antecedência, vai adorar o passeio. Eu peguei 3 dias fantásticos de sol em Saint-Malo.

Galeria de fotos de Saint Malo

Links e informacoes uteis:

Accesso: TGV (trem)

Website : www. saint-malo-turisme.com