Renovação do visto de Turista na Europa (União Europeia)

by Alexia Oliveira on March 11, 2011

in Vistos e permanencia

Este artigo é um complemento a serie de artigos sobre vistos e estadas de longo e curto prazo na Europa.

Tem vindo muita muita gente perguntar sobre como renovar um visto de turista na Europa, então, atendendo a pedidos, aqui vão umas dicas e considerações.

Estou partindo do principio que você que esta lendo isto, em busca de como renovar o seu visto de turista, é cidadão brasileiro, sem dupla nacionalidade Europeia. Se você é Europeu ou tem passaporte Europeu, você não precisa de nenhum tipo de autorização para viver, trabalhar ou passear na Europa.

 

Considerações a levar em conta quanto a renovação do visto de Turista na Europa:

 

1. Não existe visto de turista para Brasileiros. Não se pode renovar um visto que não existe. De acordo com a lei de reciprocidade, nenhum brasileiro necessita de visto de turista para vir a passeio para a Europa, assim como Europeus não precisam de visto para passear no Brasil.

O carimbo que você recebe no passaporte não é um visto, é um comprovante de entrada em território Europeu. Você carimba para entrar, e para sair. Entre um carimbo e outro pode ter até 90 dias.

Note bem, 90 dias não são 3 meses. Se os meses que você vem passar aqui são de, respectivamente, 31, 30, 31 dias, o total e de 92 dias. Se você ficar 92 dias, você esta já esta em situação irregular. Provavelmente ninguém vai encrencar com 2 dias. Estou só esclarecendo que 90 dias e 3 meses não são sinônimos.

 

2. Se você for pedir “renovação de visto de turista” na prefecture de police, eles vão rir de você. Como eu já disse ninguém renova visto que não existe.

 

3. A gente sabe, e o pessoal da imigração daqui também, que essa de “vir em ferias” e “depois afinal resolver ficar” não existe. Quem vem a turismo de verdade tem compromissos e obrigações no seu pais de residencia e volta depois das ferias. Pensando nisso, arranje uma bela desculpa se você quiser ficar mais tempo.

 

Eu não estou dizendo isso para tirar as esperanças de quem esta sem visto e pretende ficar. Estou esclarecendo certos pontos para que possamos entender melhor o que pode ser feito caso você queira ou necessite ficar mais tempo do que os 90 dias estipulados para quem não tem visto nenhum.

 

O que você pode fazer para extender a sua estada na Europa?

 

1. Peça “extensão de estada” em vez de “renovação de visto”. Dependendo da sua situação financeira aqui, provavelmente não será problema nenhum conseguir extensão;

Update 2013: Extensões de estada estão cada vez mais dificeis de conseguir.

Você claro, vai ter de provar que tem dinheiro suficiente para ficar aqui, além do seguro de saúde (que precisa ser renovado também) e prova de reserva de hotel. Você pede esta extensão na prefeitura.

 

2. Não “resolva que quer ficar” nas semanas próximas da sua data de partida. Comece a tratar da sua extensão com 2 meses de antecedência.

 

3. Se a ideia de ficar mais tempo do que os 3 meses que você tem direito como turista, lhe passar pela cabeça antes da viagem, considere ir ao consulado e pedir um visto “visiteur” para que você possa ficar aqui por um ano. Este visto é renovável pelo tempo que você quiser e tiver condições de ficar. Mesmo que você não tenha certeza de que vai ficar, se você quiser voltar e só voltar. Se quiser ficar, já tem tudo arrumado.

Basicamente este visto pede a prova de situação financeira, reserva de hotel ou apartamento (ou carta oficial de que alguém vai receber você em casa). Esse visto Visiteur não é difícil de fazer se você tiver todos os documentos para provar que pode ficar aqui por 1 ano.

 

4. Cuidado com a ideia de vir aqui sem visto, “arranjar emprego” e trocar o seu visto para visto de trabalho. Você pode até conseguir um emprego, o que não é difícil, mas o processo ate você conseguir ser contratado demora mais de 90 dias porque a pessoa que vai te contratar tem de colocar um anúncio a procura de alguém, esperar 3 meses, e se depois disso ninguém aparecer (nenhum residente aparecer), o emprego é seu. Mas por lei tem de dar “chance para os residentes” primeiro. Tente achar um emprego antes de vir, nos classificados locais, faca uma busca no google, por exemplo.

5. Para quem tem um “amor” Europeu: Se você namora/vive junto um(a) francês(a) ou outro cidadao da UE, e tem como provar que vocês estão juntos a mais de 1 ano (comprovante de aluguel no nome dos dois, conta conjunta, cartas,  declarações de testemunhas, tickets de avião, tudo vale) voce pode pedir um visto de long sejour de vida familiar/privado. Pergunte direitinho a(o) seu(sua) amada(o) se ele(a) esta disposto(a) a ajudar com o processo, porque os documentos do cidadão francês/europeu no consulado para fazer o pedido de visto sao fundamentais. Se vocês casarem, melhor ainda. A uniao de fato so é valida se voces viverem sobre o mesmo teto por mais de 1 ano. Relacionamentos online nao sao levados em conta.

Atenção: PACS, união de fato (união livre) não da direito a cidadania Europeia nem visto ,Para maiores informacoes sobre PACS, uniao livre e casamento, leia este artigo sobre PACS, casamento e uniao livre na França. Diferente dos Brasileiros que veem como familia qualquer namorado, aqui voce realmente precisa declarar perante que esta disposto a formar uma familia legitima com a outra pessoa, e e necessario viver sob o mesmo teto.

 

6. Sair da união Europeia para “zerar o contador”. Funciona, mas não esqueça de que o pessoal da imigração pode se dar conta do truque e não carimbar o seu passaporte. Mas é uma tentativa valida, porem ilegal.

 

7. Você pode trabalhar nesses 3 meses de estada de “turismo” aqui. Se alguém lhe oferecer um trabalho como baby sitter, por exemplo, pode pegar sem medo. Você só não pode assinar contrato, mas trabalhinhos esporádicos não são ilegais. Você não pode se candidatar a empregos que exigem que você assine contrato.

 

Espero que essas informações sejam úteis para quem já esta aqui, e esta tentando ficar por mais um tempo.

Não esqueça de que:

  • As extensões de estada podem ser negadas.
  • Se você já sabe que quer ficar aqui, tente, no consulado arranjar um visto antes de vir.
  • Arranjar prolongamento de estada sem voltar ao Brasil será sempre uma medida provisória.
  • Se você quer ficar aqui como residente e ter direito a ter um emprego, você vai ter de voltar ao Brasil mais cedo ou mais tarde para tratar de um visto de long sejour.
  • A ideia de vir sem visto e tentar algum tipo de renovação de estada é perfeito se você esta com a ideia “se eu puder ficar, tudo bem, se não der, tudo bem na mesma”.

 

Para maiores detalhes sobre vistos e permanência, de uma olhada na categoria vistos e permanência do ArtdeViv.

 

{ 13 comments }

Thereza Fontana April 4, 2012 at 1:49 pm

Oi Alexia,
Uma amiga esta indo para Paris fazer em estagio pos-doutoral de mais ou menos uns 3 meses, e me chamou para ir junto. Ela alugou um apartamento. Estamos programando após o estágio darmos uma volta pela Europa. Tenho como comprovar renda para minha estadia. Duvidas: devemos passar uns 4 meses fora. Você acha que terei problemas com o visto de turista? Posso comprar a passagem para retorno em uns 4 meses? Obrigada e parabéns pelo site!

Alexia Oliveira April 4, 2012 at 4:30 pm

Ola Thereza
Voce é brasileira?
Voce estaria vindo sem visto, certo? Porque ate onde eu entendo não existe o visto de turismo para brasileiros.
Se voce for ficar mais do que o tempo estipulado, eu aconselho ficar os 3 meses dentro do espaço Schengen e depois no ultimo mes dedicar o tempo para passeios na suiça, UK, etc. Voce pode comprar a passagem para 4 meses, porem não pode ficar mais de 90 dias dentro do espaço Schengen sem visto proprio.
abraço!
Alexia

Angelica March 17, 2012 at 11:19 pm

Oi Alexia,
estou na Franca fazendo um curso para a minha empresa, que tera duracao de mais de 90 dias. (96). Eu comprei minha passagem ja com a semana de folga que vou ter no final (ou seja vou ficar 104 dias)
Quando entreguei meu passaporte para uma funcionaria do RH ela foi na prefeitura e falaram que a unica coisa que eu poderia fazer era sair da Uniao Europeia (ja que eu nao recebi nenhum visto para entrar).
Entao fui no dia 3 de marco para a Inglaterra.
Recebi todos os carimbos na imigracao.
Entao agora posso ficar quanto tempo aqui?
Estou voltando pro Brasil no dia 28 de abril, sera que eles vao encrencar comigo no aeroporto?
Estou preocupada porque vou fazer o seguinte percurso na minha ultima semana Paris – Barcelona – Madri -Lisboa – Paris. Volto para Paris porque meu voo de volta pro Brasil e’ daqui.
Tambem estou preocupada se vou conseguir pedir o Taxi Free no aeroporto.

Muito obrigada pela atencao e parabens pelo post, acho que esta ajudando muita gente, assim como eu.

Alexia Oliveira March 18, 2012 at 1:22 pm

Oi Angelica
Tudo bem?
Eu acredito que ninguem vai encrencar com esses dias a mais, e como voce saiu e entrou da UE, menos problemas entao.
Na verdade ninguem fica controlando muito os dias de estada, eu nunca vi isso. E claro que se a pessoa esta aqui a 1 ano pode dar problema, mas so 10 dias nao tem problema. Quanto ao detax ninguem olha as pagnas do seu passaporte com carimbos, etc, eles so querem conferir no nome mesmo. Relaxe e aproveite!
bj
Alexia

Angelica March 18, 2012 at 4:41 pm

Obrigada ! =D

sidney de souza March 15, 2012 at 3:45 pm

Oi alexia tudo bem
olha tenho uma questao eu estou aqui na franca ja faz quase tres meses ,na verdade meu visto de turista vence amanha entao a minha pergunta seria que no dia 10 desse mes eu casei com a minha esposa que e de nacionalidade francesa e eu nao sei o que fazer porque tenho muitas informacoes mas nao sei qual sera a certa a seguir.
E a minha pergunta seria que eu nao queria voltar no brasil agora entende e se as autoridades francesas podem me mandar de voltar para o brasil e se eu posso estender o meu visto para resolver toda minha cituacao ?
muito obrigado por enquanto
sidney

Alexia Oliveira March 15, 2012 at 3:56 pm

Oi Sidney
Em primeiro lugar, parabens pelo casamento.
Quanto a voce resolver a sua situacao de visto por aqui mesmo, sem ir ao Brasil, tudo depende de onde voce esta e de como a sua prefeiture de police esta encarando as leis. Cada local tem uma politica de integracao propria e a maioria das pessoas conseguem recolver tudo por aqui mesmo, porem alguns sao mandados de volta ao brasil pra resolver o visto por la e voltar. Depois das ultimas declaracoes do Sarcosy (semana passda), que quer dificultar a obtencao do visto por casamento ou lacos familiares, e aumentar a vinda de imigrantes com motivo de trabalho, a coisa ficou meio incerta nas prefeitures de police. E bom ir diretamente na sua prefeiture de police ver como esta a situacao.
Abraco pra voces e boa sorte.
Alexia

Camila March 23, 2011 at 10:19 pm

Olá alexia , foi muito útil o seu post…
Estou a Paris a menos de um mês , tinha a intenção de ficar três meses estudando francês (marco, abril e maio), mas estando aqui fazendo curso de francês vi um curso que me interessou muito. O problema eh exatamente que passa os 90 dias, o curso começa no dia que eu tenho minha passagem de volta para o Brasil(1 de junho). O curso eh de só mais um mês e seria muito útil para mim, pois ao retornar ao Brasil pretendo cursar arquitetura, então precisaria estender por mais um mês minha estadia aqui . Tenho apartamento alugado em Paris e tenho renda suficiente. Mas sou estudante e nao estou matriculada em nenhuma instituição lá, mas de toda maneira tenho que voltar no mais tardar 15 de julho. Só esses argumentos são suficientes para pedir extensão na prefeitura ou eh mais fácil sair do pais ? Mais uma duvida : para sedar devo sair da união europeia ou do tratado sheingen? E se for de trem, devo procurar uma imigração para carimbar? Obrigada e desculpe a quantidade de perguntas.

Alexia Oliveira March 24, 2011 at 8:50 am

Oi Camila!
Voce com pode pedir a extensao da sua estada baseado em que voce vai estudar durante mais um mes, mas apresentando somente uma pre inscricao ou informacao sobre o curso ja serve. Desde que voce tenha acomodacao e dinheiro sufuciente para ficar, nao vejo problema nenhum e eles irao renovar sim. Quanto a opcao de sair da Uniao Europeia (nao Schengen), tambem e uma opcao. Nas viagens de trem eles param pra pedir os passaportes a carimbar a saida e entrada. Se nao fizerem, pergunte na propria estacao onde voce pode carimbar. Normalmente existe um posto de imigracao em todas as fronteiras.
Abraco!
Alexia

Francisco Nobre March 21, 2011 at 8:19 pm

Poxa Alexia. Só a informação do visto “visiteur” já valeu por tudo que eu li até agora sobre ir para a França. É que eu e minha esposa pretendemos passar temporadas de 6 meses ou mais em diversos países, inclusive alguns europeus. Isso quando nos aposentarmos. Temos vida estável no Brasil e filhos quase criados, assim, teremos renda compatível com tal pretensão, embora muito longe de sermos ricos. Mas, estávamos em dúvida quanto a exigência de 3 meses de permanência. Mas, esse visto “visiteur” caiu como uma luva para nossas pretensões. Obrigado pelas preciosas informações.

Alexia Oliveira March 21, 2011 at 8:26 pm

Ola Francisco.
Esse visto e perfeito para quem tem uma renda mensal como aposentadoria, por exemplo. E o visto mais facil e rapido de fazer. O visto visiteur e renovado facilmente tambem.
Leia o artigo que fala mais sobre o visto visiteur aqui: http://www.artdeviv.com/long-sejour-visto-informacoes/
Obrigada pelo comentario.

Luana Veloso March 11, 2011 at 4:06 pm

Ano passado conheci uma menina no aeroporto de Madrid que tava morando na Espanha e saia antes de completar 3 meses do carimbo de entrada … Ela ia pro Reino Unido ou para o Marrocos … Mas é realmente complicado se eles percebem! Tem que contar com a sorte …

Alexia Oliveira March 11, 2011 at 4:18 pm

Oi Luana, obrigada pelo comentario! Pois, e, eu tambem conheci gente que fazia isso direto, ou vivia entre Londres e Paris.
Teve ate um caso de uma amigo que foi a marrocos, o pessoal da imigracao meteu a boca nele (mas deixou entrar rsrs) e disseram que nao iam carimbar. Ele foi na imigracao e pediu o carimbo haha. Conseguiu, mas ele ja estava dentro mesmo!
O problema de contar com essas saidas e que se acontece alguma coisa e a pessoa nao pode viajar, fica doente, sei la.. ja era…
Tem certos paises que dao temporada de anistia (tipo o”dia do perdao” das bibliotecas publicas haha) que todo mundo que esta ilegal pode ir se regularizar. nao sei se aqui na Franca fazem isso. Em Portugal faziam na epoca que eu estava la. Bom, a vida e uma aventura mesmo, quem nao arrisca….rsrs

Comments on this entry are closed.