maio 5, 2011 | Posted in:Pontos turisticos

A Place des Vosges é a mais antiga praça de Paris. Ele está localizado no bairro de Marais (rive droite/margem direita), e fica bem entre o terceiro e quarto arrondissement de Paris.

Se eu fosse descrever esta Praça, diria que lembra um pouco a Placa Major em Madrid, mas em menor escala, e com uma Praça de verdade ao centro, com brinquedos para crianças, fonte de água ao centro, enfim, uma Praça como a gente está acostumado a ver no Brasil.

O grande interesse desta Praça são as belas arcadas que a rodeiam, as lindas galerias de arte e o Museu/casa do Victor Hugo, escritor do famoso livro “Os Miseráveis” que se tornou um filme, e o “Catedral de Notre Dame”, que ficou conhecido por todos por causa do desenho da Disney, o “Corcunda de Notre Dame”. O ticket para entrar no museu-casa do Victor Hugo custa 5 euros e quase nunca tem filas. Vale a pena!

Place des Vosges

Originalmente conhecido como Place Royale, a Place des Vosges foi construída por Henri IV em 1605-1612. Uma verdadeira praça de 140 metros quadrados, ela fez parte do primeiro programa europeu de planejamento da cidade real.

A Place des Vosges, inaugurada em 1612 com um carrossel grande para comemorar o casamento de Luís XIII e Ana de Áustria, é o protótipo de todas as praças residenciais das cidades europeias que estavam por vir. O que foi novidade na Place Royale, em 1612 foi que a fachada foram todas construídos com o mesmo desenho, de tijolo vermelho, e pedra (pedra de Paris, esta pedra amarelada que e comum de ver por todo o lado nas construções em Paris) abobadados sobre arcadas que se destacam em pilares quadrados.

Embora sejam designadas no Pavilhão do Rei e da Rainha, nenhum personagem real já viveu na praça aristocrática.
Moradores famosos da Place des Vosges

* N º 1 A Madame de Sévigné nasceu aqui
* No. 6, “Maison de Victor Hugo” Victor Hugo 1832-1848, no que era então o Hôtel de Rohan-Guéménée, agora um museu dedicado à sua memória, gerido pela Prefeitura de Paris
* No. 7 Sully, ministro do grande Henrique IV
* No. 8 poeta Théophile Gautier e escritor Alphonse Daudet
* No. 9 (Hôtel de Chaulnes), sede da Academia de Arquitetura, atualmente, também habitada por Galerie Historisimus
* No. 11 1639-1648 ocupada pela cortesã Marion Delorme
* No. 14 (Hôtel de la Rivière). Os seus tectos pintados por Lebrun foram reinstalados no Musée Carnavalet. O rabino David Feuerwerker, Feuerwerker Antonieta e Marmor Atara
* No. 15 Marguerite Louise d’Orléans, esposa de Médici Cosimo III
* No. 17 ex-residência de Bossuet
* No. 21 Cardeal Richelieu 1615-1627
* No. 23 pós-impressionista pintor Georges Dufrénoy

A Raca des Vosges esta localizada próxima às estações de metro: Bastille, Chemin Vert, Bréguet – Sabin ou Saint-Paul.

É servido por linhas 1, 5 e 8.

Um passeio interessante de fazer durante uma manha seria descer no metro Bastille, pegar a Rue Antoine, caminhar ate a rua Beautreillis Birague (você caminha 3 quadras até encontrar esta rua) e virar a direita. Esta pequena rua e cheia de lojinhas interessantes. E só seguir reto que você encontra a Place des Voges.

Depois de vista a praça , volte pela mesma rua e siga a Rue Antoine, você vai passar pela linda Igreja St. Paul-Saint Louis, e mais ou menos depois da igreja a rua muda de nome para Rue Rivoli, siga reto e você vai encontrar o Hotel de Ville (a prefeitura de Paris, um prédio lindíssimo, com museu) e logo em seguida, sempre seguindo reto, a Tour Saint Jaques (ponto de inicio da peregrinação até Santiago de Compostela, na Espanha).

 

Place des Vosges - Paris

Place des Vosges - Paris, foto wikipedia

Espero que você aprecie bastante este passeio, é realmente muito lindo!

Depois de ver a tour Saint Jaques, e só seguir a sinalização e virando a esquerda você vai direto para a Ile de La Cite, onde está a Saint Chapelle, Conciergerie e Notre Dame!

Aconselho você seguir o passeio por Paris vendo a Ile de France, depois, durante a hora do almoço, encontrar uma brasserie na margem esquerda do sena-rive gauche, e seguir a Rue Saint Michel para Ver a área das Grandes Universidades, Sorbonne, Pantheon, Jardim de Louxembourg e outras igrejas da área.

Bom passeio!

Aqui vai o link do texto da wikipedia de onde tirei a foto, tem mais fotos pra ver!

Place des Voges – Wikipedia

 

 

 

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com