abril 29, 2011 | Posted in:Pontos turisticos, Turismo dicas

Está precisando de algumas idéias de como programar o seu roteiro em Paris? Que tal seguir os passos do livro/filme Código Da Vinci?

Coloco aqui alguma informação sobre cada um dos lugares que aparecem no livro/filme, e espero que vocês se divirtam bastante fazendo este roteiro. Aconselho ver o filme de novo só pra ter tudo fresquinho na memoria quando vierem!

O Hotel Ritz de Paris, na Place Vendome

A Place Vendôme é conhecida por suas famosas (e caras) boutiques e hotéis de luxo, como o Ritz. Muitos designers famosos tiveram seus salões nesta praça, como Coco Chanel, que viveu la. Também foi onde Chopin viveu.

No Código Da Vinci, Robert Langdon se hospedou no Ritz, descobrindo as paredes decoradas com afrescos, ricamente decorado Renascença e cadeiras Luís XVI em madeira dourada em torno de sua mogno enorme cama de dossel. Não da pra ver por dentro, a não ser que você queira ficar hospedado lá.

Infelizmente os preços não são muito amigáveis, o quarto menor custa mais de 600 Euros a diária.

Mas de qualquer forma a place Vendome é um ponto turístico que vale a pena ver em Paris. E legal começar o roteiro por la mesmo.

Endereço Place Vendome 15

75001 Paris

A Grande Pirâmide do Louvre

O “Código Da Vinci” fala que a pirâmide do Louvre contém exatamente 666 peças de vidro – para o deleite dos amantes de mistérios, um numero que dá o que pensar.

Atenção: há controvérsias:

Depois da publicação do livro, as vidros da piramide já foram contados diversas vezes, e foram encontrados outros números: O número mais citado é 698. É também muitas vezes chamado 789, em honra da Revolução Francesa de 1789.

Local: Carrousel du Louvre

75001 Paris

A Grande Galerie do Louvre

No “Código Da Vinci” O crime original da trama se desenrola na Grande Galeria do Louvre, Jacques Saunière é encontrado morto perto da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. “Langdon estava na entrada do túnel interminável de Grand Hall, cujo vidro abóbada desapareceu na escuridão.” “A galeria tem 500 metros. A largura é igualmente impressionante. Podemos acomodar dois trens de passageiros lado a lado.”

A descrição do livro é realmente próximo da realidade neste caso.

Endereço: Louvre 75001 Paris

O famoso quadro de Caravaggio “A Morte da Virgem”

No “Código Da Vinci” Para escapar de seu agressor, Jacques Saunière aciona o sistema de alarme. “O homem de 76 anos, agarrou com ambas as mãos a primeira imagem que apareceu à sua direita, um Caravaggio…”A pintura tem na verdade quase quatro metros de altura, difícil de levantar por um senhor de 76 anos! Bom, mesmo assim vale a pena ver!

Endereço Museu do Louvre, a Galeria Principal, 75001 Paris

 

A Mona Lisa, um misterioso Ícone

No “Código Da Vinci” “A Salle des Etats foi um dos poucos “cul de sac” (beco sem saída) do Museu do Louvre, a única sala que se abria para o centro da Grande Galeria.”

De fato, a ala Denon estava sendo reformado quando Dan Brown escreveu O Código Da Vinci. A Mona Lisa foi movida e, em seguida, substituído na Salle des Etats, que não é um beco sem saída e tem duas portas de frente para a Grande Galeria, a terceira se abre para o terraço Denon .

Endereço: Museu do Louvre, Salle des Etats, 75001 Paris

A Igreja de Saint-Sulpice

No “Código Da Vinci” O assassino foi para Saint-Sulpice para encontrar a chave escondida na igreja. Um monumento construído sobre as ruínas de um antigo templo dedicado à deusa Ísis.

O vaticano nega que a igreja de Saint-Sulpice seja um vestígio de um templo pagão da antiguidade. A fundação da igreja data do século XII e da primeira pedra do atual edifício foi lançada em 1646. De qualquer forma, estão la o relógio de sol em estilo romano e o lugar foi, sem dúvida, ponto de encontro de muitas ordens secretas, como a Irmandade de Sião. Esta é a segunda igreja mais importante de Paris, depois da Catedral de Notre Dame. Vale a pena colocar no seu roteiro! Fica pertinho do Jardim de Louxembourg.

Endereço 2 rue Palatine 75006 Paris

Este roteiro pode ser feito em uma manhã, deixando o resto da tarde livre para outros passeios.

Espero que as informações ajudem você a fazer o passeio por conta própria, mas se você quiser fazer esse passeio guiado por mim, é só entrar em contato!

 

 

 

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

6 Comments

  1. Emerson Moreira
    maio 16, 2011

    Olá Alexia, Meu nome é Emerson , vi em um fórum na internet no caso yahoo que você deu uma dica para uma menina que queria morar fora do Brasil , que no caso é o meu também eu também quero morar fora do Brasil , mas somente me falta uma ajuda assim , de conhecer alguma pessoa , conseguir uma casa , arranjar um local legal de trabalho e conhecer um pouco das leis do país, você que mora fora do País queria que você me desse algumas dicas assim como você foi para fora do país , qual o seu trabalho , e quando mais ou menos você gasta por mês entre alugueis (se não tiver casa) água , luz , telefone, internet e compras entre demais gasto queria que você me desse alguma dicas , me mande por e-mail ele é emersonma13@gmail.com

    Obrigado espero que possa responder.

    • Alexia Oliveira
      maio 17, 2011

      Ola Emerson!
      Estou te enviando um email para esclarecer as suas duvidas
      Abraco
      Alexia

  2. Sandra
    abril 30, 2011

    Ola a todos
    Estou escervendo aqui para dar o meu depoimento em relacao aos passeios com a alexia.
    Fizemos 3 dias de passeios com ela e adoramos.
    Ela e super simpatica e atenciosa, recomendo mesmo!
    Fomos ver a igreja de St. Sulplice com ela e adoramos, e mesmo muito linda!
    Abracos a todos

    • Alexia Oliveira
      maio 2, 2011

      Oi Sandra!
      Obrigada pelo depoimento!
      Fico muito feliz que voces tenham gostado dos passeios!
      Espero poder re-encontrar voces em breve!
      Grande abraco pra voces!

  3. Sally
    abril 30, 2011

    Ola Alexia
    Adorei este roteiro mas acho que gostaria de fazer o passeio guiado por voce.
    Estamos pensando (eu e meu marido) em fazer esse roteiro de manha e depois aproveitar a tarde para compras guiadas por voce.
    Pode ser?

    • Alexia Oliveira
      abril 30, 2011

      Ola Sally
      Vai ser um prazer acompanhar voces com certeza.
      Estou mandando um email pra gente combinar os detalhes.
      Abracos