Mitos sobre a França : Analise as informações que você encontra na internet.

Bom, depois de milhares de anos sem escrever estou de volta.

Tenho andando bem ocupada com os meus passeios, e também respondendo e-mails dos leitores do blog. Baseada nestes e-mails estou escrevendo este artigo.

Existem certas « verdades » que se espalham pela internet que devem ser lidas mais como “informação a ser analisada” do que « verdade absoluta ».

Vamos aos pontos :

« Maio é o melhor mês para vir a Paris »

Depende. Se voce não se incomoda com multidões, e possibilidade de chuva e vento, Maio é ótimo. Primavera tem de ter chuva. Por isso tem flores lindas. Maio tem 3 feriadões (5 dias que são feriados) . Tem coisa que fecha…

Eu diria que os melhores meses aqui são os do outono (setembro, outubro, novembro).  Mas cada um tem o seu gosto.

« Os Hotéis em Paris não tem banheiro »

Se for um hostal eu entendo. Hotel decente, de 2 ou mais estrelas, tem banheiro sim.

« Os prédios na França não tem porteiro »

Tem sim, o meu tem. E claro que tudo depende do tipo de prédio. Tem uns que não tem, outros que tem.

« As mudanças de moradia aqui são todas feitas no muque porque não há companhias de mudança”

Mito. Tem e muito boas. E claro que tem de largar uns bons euros…

« Aqui os apartamento não tem maquina de lavar e todos tem de sair no domingo pra lavar roupa em local publico »

Mito. E claro que se você paga 400 euros por um cubículo, você não vai ter muitas das coisas básicas. Mas se você tem um apartamento decente, é claro que você tem maquina de lavar, de secar, etc. Normal.

« Os Franceses não tomam banho »

Verdade. Hahaha deixa eu explicar. O significado da palavra « banho » é originalmente « banho de banheira ». Banho de Chuveiro se diz « duche ». Acontece mesmo dos brasileiros, orgulhosos dos seus 3 banhos diários (sem comentários…) perguntarem para os franceses se eles tomam banho.

Eles não entendem a pergunta e respondem não. Tomar banho de banheira aqui é só se você esta muito estressado (pra relaxar), com dor nas costas, enfim, se gasta muita água… Eles (e eu) só tomo banho de chuveiro. A famosa « duche ». Alias eu tomo duche até depois do « banho ».

« O Franceses são chiquérrimos »

Eu acho que são diferentes. Nos no Brasil amamos comprar bugiganga e nos vestirmos com coisas baratas, roupas sintéticas, e viva o « made in china ». Vale mais a quantidade do que a qualidade.

Aqui o pessoal boicota os artigos chineses, compra coisa boa e repete, repete, as mesmas roupas muito. E claro que se você esta pagando 500 euros em uma jaqueta você não vai comprar uma jaqueta amarela com flores azuis. Voce vai comprar alguma coisa mais discreta, pra ficar fácil de usar por muitos e muitos anos e de repetir bastante. Então viva o preto, o cinza e o beje. Com cores discretas e básicas, que combinam entre si as pessoas parecem mais “chics” do que usando uma calça amarela com camiseta cor de rosa escrita “Hello Kitty”.

« A melhor baguete de Paris é na boulangerie XYZ »

Não ha realmente ninguém que tenha experimentado TODOS os baguetes de Paris a ponto de dar uma informação verdadeira .

Existem alguns prêmios que algumas boulangeries recebem e depois o pessoal fica repetindo que a melhor baguete de Paris é tal tal pelos blogs.

Pão, doces, chocolate e perfumes dependem de gosto. Eu não pego metro, ônibus ou táxi pra comprar pão. Eu compro pão na boulangerie que eu tenho perto de casa e pronto. Como todo mundo.

« Perfumes em Paris só na Benlux »

Mito. Benlux tem os mesmos descontos de de-tax que varias outras boutiques.

Os parisienses nunca compram na Benlux. Compram nas Lafayettes para os lançamentos, e Sephora para os que já estão no mercado.

Turistas tem sempre um melhor negocio no free shop do aeroporto.

« Vir a Paris e não comer no restaurante XYZ é não vir a Paris.

Mito. Não ha restaurante em Paris que seja assim tão único e tão especial que você tem de ir nele.

Se fosse verdade, seria um local tão turistão que o melhor seria fugir do mesmo.

“A crise esta tão terrivel que as pessoas andam vendendo o que tem pelas ruas”

Mito. Essas feiras que existem pela França são de origem medieval. E cultural “reciclar” por aqui. Se a pessoa não usa mais as roupas, vende na feira. Não tem nada a ver com a crise. Se chamam “feiras limpa guarda roupa” (vide dressing). São feiras que as familias vão e é quase uma especie de confratenização de vizinhos.

” A “medicina” na França (e na Europa toda) é muito atrasada”

 A França recebeu até hoje 12 premios Nobels de medicina (entre os 66 ao todo contando com paz, literatura, etc), Enquanto o Brasil somente 1 em 1966 (totalizando 1 ao todo em todas as areas). A economia europeia é em grande parte “sustentada” pela exportação de tecnologia medica (Alemanha e França sendo os maiores exportadores). Então porque todo mundo usa remedios da Pzifer, Bayer e Roche se a medicina aqui é tão atrasada aqui? e porque se usa então aparelhos medicos made in Germany, France, etc.

Enfim, é verdade que o Brasil é um paraiso pra quem quer fazer cirurgia plastica barata (assim como a Thailandia e Coreia do Sul), mas isso não significa que somente o fato do Brasil ser otimo neste mercado coloca o Brasil como uma das medicinas mais avançadas do mundo.

Bom, a lista não se acaba…

Existem pessoas que escrevem somente pra manter o blog atualizado, indicando coisas que nem eles usam ou acreditam que seja realmente bom. Tem pessoas que realmente acreditam na informação que escrevem porque não sabem mais e generalizam. Portanto, pesquise, e tire as suas próprias conclusões. Inclusive em relação as coisas que EU escrevo.

 

frase-o-ignorante-afirma-o-sabio-duvida-o-sensato-reflete-aristoteles-92510

 

 

19 Comments
  1. Olá Alexia! Lendo um resposta sua, aqui nesse espaço, falando de que em Paris não tem tomadas nos banheiros fiquei preocupada; como recarregaremos as baterias das máquinas fotográficas? Eu até já estava pensando em perguntar pela voltagem e formato dos plugs para levar meu secador de cabelos. Grande abraço. Lúcia

    • Oi Querida Maria lucia!

      Na sua casa voce carrega a bateria da sua maquina fotografica no banheiro? Eu não. Voce pode carregar no quarto, por exemplo.
      Quanto ao secador, se voce for ficar em hotel tem secador preso na parede do banheiro (pra evitar suicidio como eu ja expliquei).
      Se voce for ficar em apartamento alugado, tem tomada normal como em qualquer outra casa.

  2. Olá Alexia,

    Em primeiro lugar, blog fantástico, adorei! Enfim, eu sou técnico em informática (vou me formar em breve) e eu queria viver na França. Alias, pelo que li, posso ingressar como estudante (sim, falo Francês, fluentemente além do Inglês e espanhol caso necessário, o que duvido) na França e depois pedir visto para emprego, certo? Na verdade, eu tenho uma empresa de interesse para trabalhar, só que não é em Paris, é em Nice… Sei que mora na capital francesa, mas poderia me aconselhar a:

    a. Comprar apartamento ou casa? (o salário da empresa seria de 50 mil €/ano + bônus)
    b. Alugar um(a)?
    b.1 Eu faço estágio no Brasil com uma renda razoável. Mas tenho dois imóveis que me rendem um bom dinheiro mensal também, assim, não viverei preso ao meu salário, embora que, o custo de vida em Nice é alto pelo que pesquisei…
    c. Eu li que é realmente uma bela burocracia para se recrutar um estrangeiro em uma empresa. Eles tem até de justificar porque recrutaram um estrangeiro, certo? Podemos justificar pela fluência e natividade no Português? Afinal, é difícil entender coisas como ‘Aki’ ‘Mano’ e assim por diante rsrs.
    d. Se eu for fazer meu curso superior, como dito, em Nice, a empresa pode me contratar? Pois li que eu posso trabalhar durante esse período de estudos. O processo é o mesmo?

    Aguardo ansioso e, mais uma vez, parabéns pelas suas ótimas dicas e por este site! (:

    Atenciosamente.

    • Ola Fernando
      Se voce tem condições de comprar uma casa em Nice, va em frente! E claro que é muito melhor do que apartamento.
      E claro que voce como estrangeiro com visto temporario não tem como fazer emprestimo, mesmo com um bom salario, é melhor preparar alguns bons euros.
      Eu acredido que uma boa casa em Nice deva custar cerca de 800 mil euros no minimo? provavelmente. Voce teria de dar uma olhada nos preços.
      Apartamentos podem ser encontrados a partir de 300 mil euros.
      Quanto a justificativa para lhe contratar, com certeza não seria por traduzir Aki mano. Eu até agora (ja vivi quase 50 anos) nunca ouvi este termo na vida real (so em filmes brasileiros). Acredito que não seja tão essencial saber do que se trata. Nem eu sei direito.
      Com esse salario, voce provavelmente estara vindo para trabalhr em um cargo de importancia na empresa, portanto voce tem boas qualificações – isso ja é um motivo, a empresa, se tem como manter funcionarios com esses salarios é grande o suficiente pra ter poder pra contratar quem eles querem.
      Na verdade essa justificativa tem de ser feita para empreguinhos tipo “que qualquer um pode fazer”. O que com certeza não é o caso do seu cargo.
      Se a empresa esta oferecendo este salario pra voce, com certeza ela esta solicitando um full time em cargo importante, essencial para a empresa. Eu não acredito que voce vindo como estudante e podendo trabalhar somente em part time podera cumprir o contrato.
      Abraços
      Alexia

      • Olá Alexia! Obrigado pela resposta!

        Sobre seu comentário, bem, seria mais sensato para mim um apartamento. Isso porque, apesar de ter dinheiro, eu aplico-o constantemente para gerar mais dinheiro. Apesar de mexer com informática, multiplico meu dinheiro também dessa forma. Uma casa por R$ 2,2 milhões não é o meu foco de início, até porque, a rentabilidade da empresa me custaria ao mínimo 10 anos… Eu ate olhei um apartamento cúbico, cerca de 80 mil euros, mas parece-me aconchegante até certo ponto rsrs.

        Sobre ir como estudante, a empresa me oferece meio turno ou turno integral. Esses 50 mil euros são o valor sem o prêmio, que me oferece integral. No caso, poderia ser a noite (sendo que meu curso superior fosse de manhã) e a tarde, por exemplo.

        Hmm, então se eu despontar um cargo de confiança, tudo bem? Eu estaria hipoteticamente lidando com um milhão de sites e sei lá quantos milhões de utilizadores…

        Obrigado Alexia! :)

        Se tudo der certo um dia ainda passo em Paris para conhecer ela com você rsrs

        Até mais!

        • Oi Fernando

          Realmente ficar com esse dinheiro todo “investido” em uma casa não da rentabilidade mesmo. E imoveis depreciam.
          Se voce achou um apartamento por este valor de 80 mil euros, mesmo que seja pequeno, vale a pena investir porque Nice é carissimo e mesmo que um dia voce resolva comprar algo maior estes apartamentos pequenos podem ser alugados para turistas, por temporada a otimo preços. Este preço esta otimo.
          Na verdade apartamentos pequenos tem maior rentabilidade no futuro. Investir por investir o melhor agora é Grecia, Espanha e Portugal para imoveis.
          O problema de casa é o cuidado com a segurança, jardim, enfim… apartamento voce fecha e pronto.
          Eu acredito que se realmente com informatica voce pode fazer o seu horario de acordo com os seus estudos, mas eu ainda acho que um emprego destes a empresa teria muita facilidade em justificar a sua contratação.
          Quanto a Paris, pode vir que voce sera muito bem recebido!
          Estou torcendo que de tudo certo com o cargo, realmente morar em Nice deve ser uma maravilha.
          Abraços
          Alexia

          • Sim, acho que está ok. :D

            Obrigado pela ajuda Alexia, ainda vou ficar por aqui vendo o que recomenda de bom da França rsrs!

            Até Mais & Boa sorte!

  3. Oi!!! Nossa que site incrível que você tem!!!
    Li muita coisa, mas estou com uma dúvida,não sei se você sabe responder mas… já estando na França, tem como tirar um visto de estudante? Eu vim como turista, mas achei um curso de francês que super vale, mas vai terminar depois dos 3 meses que eles nos dão!

    Bom se vc tiver alguma dica…
    Beijos

    • Oi Advi!

      Que bom que voce esta gostando da França. Aqui é mesmo demais ne?
      Infelizmente pra vir como estudante tem um processo longo e chatinho que deve ser feito pelo Campus france, e o curso tem de estar na lista dos cursos aprovados pelo consulado, com carga horaria de 20 horas semanais no minimo, enfim, não da pra chegar e fazer o visto por aqui.
      Voce sem visto, como turista pode vir pra estudar nestes cursos de curta duração, de no maximo 90 dias, que é o que temos direito.
      Mais do que isso exige algum tipo de visto de long sejour…
      bjos
      Alexia

  4. Ah, lembrei de outro mito:
    ” Os banheiros em Paris/França não tem tomada elétrica”.
    Reamente ja vi isso em varios blogs rsrs. Existem sistemas de segurança anti suicidio nos hoteis.
    A maioria tem janelas fechadas pras pessoas não se atirarem, e tem tomadas especiais somente para barbeador, com secador de cabelo preso na parede. MAS ISSO SÃO OS HOTEIS.
    Nas casas/ apartamento das pessoas é tudo normal.
    Mais uma razão pra esquecer a chapinha e assumir a beleza natural dos seus cabelos quando estiver por aqui!

    bjos

    • outra:
      “Aqui as caixas de correio dos apartamentos tem o sobrenome dos moradores porque os franceses são burros e não se dão conta que podem numerar os apartamentos”.
      Verdade que as caixas para deposito de correspondencia nos predios tem o nosso sobrenome em vez dos numeros dos apartamentos. Eu acho otimo porque evita de gente mandar publicidade para “rua x numero 20, apart 1, apart, 2 apart 3 etc.
      Se voce não souber o nome completo da pessoa voce não pode mandar correspondencia.
      Isso se chama “medida de segurança” e não burrice.
      Se alguém quiser mandar correspondencia pra “Alexia Oliveira” por exemplo, não vai conseguir, a não ser que saiba o meu sobrenome completo.

  5. Adorei o texto Alexia. Bom saber que setembro é um ótimo mês para viajar para Paris. Adoro suas dicas. Sugiro fazer um levantamento e escrever mais sobre os mitos e verdades de Paris. Bom saber tb que vc estará aqui com mais frequência, nos presenteando com suas dicas valiosas. Isso está me ajudando muito. Bjs.

  6. Que bom que você voltou. Tudo de bom e abraços. Retorno a Paris em 27 de julho. De repente, quem sabe, a gente se encontra e toma um café.
    Novamente, agradeço por todas as dicas do blog.

    • Ola Fabio!
      Obrigada pelo comentario. Realmente 2012 não foi o ano do fim do mundo mas pra mim foi um ano muuuito complicado. Foi uma coisa ruim atras da outra..
      Agora esta tudo bem. Meu marido saiu do hospital semana passada, enfim a vida volta ao normal.
      Prometo tentar ficar mais presente por aqui…
      Cafe! To dentro!
      Abraços
      Alexia

  7. Bom ler novamente as boas novidades em Hotéis de Paris,Alexia!
    Bem como todos os Tópicos abordados hoje!
    Bom Fim de semana na Maravilhosa Paris…
    Super abraço!!
    Maria Helena

Comments are closed.