novembro 21, 2014 | Posted in:Cultura Francesa, Turismo dicas

Ola pessoal !

Estou escrevendo mais uma vez sobre este assunto, porque sei que é super dificil as pessoas se desapagarem de tudo o que usam normalmente no dia a dia ao fazerem uma viagem.
Resultado ? Uma mala super grande, com coisas que na verdade e pessoa poderia passar tranquilamente sem.
Em uma viagem de, digamos, uma semana, não ha necessidade de uma mala enorme.
Como a maioria dos hoteis em Paris são pequenos, até é uma boa ideia não trazer uma super mala pra ficar ocupando espaço.
Como eu ja disse aqui, os brasileiros são famosos na Europa por serem os que andam com as malas maiores, e muitos motoristas de taxi com carro normal ja desistiram de nos atender.
Bom vamos as dicas :

1. Uma calça jeans pode ser usada aqui por cerca de 5 dias (não precisa ser consecutivos) sem precisar lavar (aqui a maioria faz assim). Isso pode parecer inadimissivel para muitos, mas se voce acha muito nojento, peça para lavarem no hotel e pronto. Mas desde que voce não seja desastrado e fique derramando molhos e doces nas roupas, uma calça jeans da tranquilo. E claro que voce nao vai vir somente com uma calça, mas não precisa mais de uma jeans. Traga junto uma calça de sarja escura ou calça mais social (tipo de alfaiataria), e uma saia e pronto, voce ja tem roupa pra qualquer ocasião. Se voce quiser trocar o jeans por uma legging, tudo bem. Mas não precisa trazer um monte de coisas.
2. Blusas : se for inverno, dois pulovers, duas blusas mais leves pra colocar por baixo e um ou dois cardigans. Pronto, nao precisa mais do que isso. Se voce esta pensando em ir a algum local super chic, uma blusa bonita (camisa por exemplo), e um cardigan esta mais que bom.
3. Um casaco adequado à estação : Se for inverno, um super casado de rua, não importa se ele não é super chic, porque afinal quando voce entrar em algum restaurante ou outro local voce tira ele. Casaco de inverno é pra rua e não pra dentro de « casa ». Se for primavera ou verão, uma jaquetinha jeans ou blazer, ou mesmo um cardigan de algodão servem. Para outono um casado « de outono », ou seja não precisa ser super hyper quente. Venha com o casaco na mão, não precisa colocar na mala.
4. Sapatos : não precisa muitos : um tenis para andar caminhando por ai, um sapatenis ou sapato baixo preto e um sapatinho mais social, tipo scarpin não muito alto. Se for verão e voce estiver super acostumada com sandalias, traga uma. Sandalias não são adequadas à grandes caminhadas.
5. Maquina fotografica, Iphone, um pequeno laptop ou tablet. Isso vai na mala de mão, juntamente com os fois e cabos, etc. Não esqueça os transformadores de voltagem, um adaptador universal etc. Não esqueça de trazer alguma coisa para transferir as suas fotos para o computador porque muitas vezes as pessoas deixam de tirar fotos porque ja não tem mais espaço livre no aparelho.
6. Produtos de higiene : Shampoo pequeno, creme, sabonete pequeno (normalmente nem é necessario porque os hoteis tem). Maquiagem para senhoras : traga coisas bem usadas, que voce não tem muito amor, porque em viagem podem quebrar. O ideal é trazer um duo de sombras velho, ou essas mini paletas com 4 sombras. Um ou dois batons, que podem servir de blush também, filtro solar, creme hidratante (se voce tiver um que sirva para rosto e corpo melhor ainda, um item a menos. Base, po compacto ou bases sequinhas que não precisam de po. Ou so po para colocar por cima do filtro solar.
Note que no inverno voce precisa mesmo de um creme hidratante, não é uma questão de vaidade, é mesmo porque o frio queima a pele e descama. Um bom creme para mãos ou mesmo o filtro solar deve estar sempre na bolsa. Um protetor labial é suficiente para a familia toda para a viagem.
7. Escova de cabelo, pente. Elasticos para prender o cabelo, grampos para fazer um coque, etc. Não precisa trazer a caixa toda !
8. Touca e luvas para o inverno, Chapeu ou boné para o verão (pode ser chapeu de praia mesmo).
9. Guarda chuva ou sombrinha em qualquer estação.
10. Roupa interior, que pode ser lavada na pia do hotel (por favor não fique acumulando roupa suja, va lavando). Meias, etc.
11. Bolsa de mão : so uma, a que voce vem no avião. Esqueça os bolsas super pesadas, que mesmo sem nada dentro ja são horriveis pra carregar. Escolha uma que caiba : mapa da cidade onde voce esta passeando, um bloquinho de notas com lapis com anotações do que voce quer ver, comprar, etc, carteira, uma garrafa de agua, uma pequena necessaire (pequeeena!) para colocar band-aid, comprimidos para dor de cabeça, remedios para indigestão, etc), filtro solar (que serve como creme de mão), protetor labial, baton (voce não precisa de mais itens de maquiagem na bolsa, so o batom), maquina fotografica, iphone, e por favor deixe o tablet no hotel. Coloque uma sacola de compras dessas tipo « ecologicas » para as suas compras – uma que seja beeeeem dobravel. A sua coluna agradece.
12. So isso. Precisa de uma mala super grande ?

 

 

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

9 Comments

  1. Michele
    novembro 30, 2014

    Olá,Alexia!
    Já faz algum tempo que estou pesquisando sobre a França e em pesquisas, de diversos assuntos, sempre venho parar no seu blog! Muito bom! Muita informação, parabéns!! Eu sempre levo só o necessário na mala. Ninguém merece ficar carregando uma mala super pesada e além disso, é melhor ter espaço sobrando para as lembrancinhas da volta.
    Mudando de assunto, tenho uma dúvida sobre a questão de visto.Estou procurando dicas sobre a França porque pretendo fazer mestrado lá em 2017 e depois , quem sabe, conseguir um emprego e ir “ficando”. Sou filha única, os meus pais são aposentados e também têm vontade de morar no exterior. Gostaria que eles fossem comigo. Vi em um post antigo do seu blog que é possível para aposentado conseguir um visto de visitante com duração de 5 anos. Porém, procurei sobre visto para aposentado na internet e não achei . Esse tipo de visto seria o de “visiteur” mesmo? Só que no caso de aposentado pode pedir de 5 anos e não de 1 ano, como geralmente é concedido?
    Obrigada,
    Michele

    • Alexia Oliveira
      novembro 30, 2014

      Oi Michele

      obrigada pelo comentario, realmente é melhor vir com pouca coisa e ter espaço na mala para levar alguma coisa interessante que se veja por aqui, e claro, as lembrancinhas!
      Quanto a sua questão, exite sim o visto de visiteur para aposentados, ele é concedido por 5 anos, mas é bom esperar pra ver o que acontecera com estes vistos em 2017, que é ano de eleiçéoes para presidente e provavelmente néao seréao os socialistas que ficaréao no poder.
      Existe uma possibilidade da extrema direita tomar o poder, e com isso muita coisa pode mudar.
      De qualquer forma sempre existira o visto de 1 ano, renovavel. Vamos ficar de olho para ver o que muda…
      Mas de qualquer forma da sim pra concertizar os planos de voces, de uma forma ou outra sempre ha uma solução.
      bjos e nos vemos por aqui em 2017…

  2. Karoline
    novembro 25, 2014

    Melhor post do que levar que eu já vi. Prático e objetivo.

    Ano passado, em final de outubro, eu e meu marido fomos para Paris e a nossa mala, que estavam as coisas dos dois pesou 18 kg.

    Agora iremos novamente, no entanto, meus filhos irão também.

    Abç

    • Alexia Oliveira
      novembro 26, 2014

      Oi Karoline!
      Voces estão de parabéns, 19 quilos para duas pessoas esta muito bem!
      Claro que com crianças a mala pesa bem mais, mas se eles ja forem maiores até que não…
      da pra levar pouca coisa, claro que em relação a mais pessoas os quilos aumentam…
      bjos, obrigada pela visita e bons passeios!

  3. Nathaly
    novembro 21, 2014

    Post indispensável! Com a internet tudo fica mais fácil. Hoje em dia eu pesquiso muito na internet antes de fazer a mala. Isso evita o efeito malão. Já não posso dizer o mesmo da volta kkkkkkkk

  4. Andréa de Azevedo Freitas
    novembro 21, 2014

    Adoro seus comentários, você é sensata e oportuna! Continue assim…

    • Alexia Oliveira
      novembro 21, 2014

      Ola Andréa
      Obrigada, pena que perdi o ultimo artigo rsrs.
      Vou re-escrever em breve.
      perdi também as fotos que eu tinha colocado, mas tudo bem, arrumo depois.
      bjos e volte sempre.

  5. Alexia Oliveira
    novembro 21, 2014

    Ola pessoal
    tive um problema com o blog e tive de reinstalar tudo…
    perdi os ultimos dois artigos, e todos os comentarios!
    desculpem a falha!
    bjos