outubro 16, 2010 | Posted in:Vistos e permanencia

Algumas Informações sobre o “Visto de long sejour “

Se vocês  estão  acompanhando os outros artigos do blog, já sabem que eu vivo em Paris e tenho (tinha quando cheguei) visto de long sejour categoria “visiteur”, válido como título de sejour depois de validado – veja como foi o processo de validação deste visto em Validação de visto de long sejour e visita ao OFII (Office Francais de l’Immigration et de l’Integration). Outros vistos de long sejour deverão passar pelo mesmo processo após entrada em território Frances.

A categoria “visiteur” é aquela que você  tem de provar que tem dinheiro ou fonte de renda estável e que não ira trabalhar em território Francês.

Entre outros documentos que eles pedem, estão:

1.     Prova de que tem seguro de saúde internacional durante toda a validade do visto (eu fiz um seguro de 1 ano). No Brasil parece que isso não e pedido mas como eu vivia em Shanghai, e era residente La, eles pedem isso. Paguei pouco mais de 200 euros por um seguro bem completo. Vantagens de viver na China…

2.     Declaração de moradia – onde você vai morar.

3.   Comprovação de que voce tem uma salario minimo frances por mes de estada: 1500 euros por mes por 12 meses que é a validade do visto.

Bom, voltando ao meu visto, com o visto “visiteur”  eu posso estudar, por exemplo. Aliás e super fácil conseguir vaga já estando aqui. A maioria das universidades aqui é mesmo do tipo “pagou entrou”, se você já tem curso universitário ou mestrado.  Entre elas a Sorbonne. Eu fiz um curso na Sorbonne logo quando cheguei e pela minha experiencia foi so chegar, e se inscrever (levando os diplomas e visto é claro)

A gente as vezes tem uma idéia errada de que as universidades são super concorridas e difíceis de entrar, mas o ensino na França é incrivelmente barato (300 euros/ano – Sorbonne é mais cara) e de fácil acesso (se voce tem um bom curriculo). O maior problema sempre será vir para cá com um visto válido e que  permita a você realizar os seus projetos aqui.

Não esqueça de que um visto de turista – ou para nós brasileiros- vir sem visto nenhum, dá direito a ficar aqui por 90 dias como turista e pronto, você não pode mudar o status do seu visto. Você poderá renovar (ou não, dependendo da boa vontade do pessoal na policia) o visto de turista por mais tempo, mas como você tem de provar que tem dinheiro, então e melhor já vir com o visto de long sejour “visiteur” de 1 ano, totalmente renovável e com possibilidade de mudar de status- para visto de união familiar se você pretende casar aqui, ou para visto de trabalho de você arranjar um emprego, ou mesmo visto de estudante.

Estudar na Franca nao e tao dificil como parece! informe-se!

Hoje gostaria de falar também um pouco a respeito de visto de estudante e como fazer para vir estudar aqui. Todo o processo de visto no Brasil é bem mais complicado que nos outros países (não me perguntem porque).

No Brasil você antes de pedir um visto de estudante para estudar na França, você tem de passar primeiro pelo processo de inscrição do Campus France. Depois de criar um “dossier’ no site e completar todas as etapas do processo (são 6 etapas), você pode ir requerer o visto no Consulado apresentando o seu número de dossier Campus France acompanhado dos documentos seguintes:

Passaporte válido; com no mínimo 3 meses de validade depois do fim do visto que você esta pedindo, portanto, se você esta pedindo um visto de 6 meses, o seu passaporte deve ter no mínimo 9 meses de validade. Essa informação não é dada claramente no Brasil  mas na maioria das vezes causa atrasos na emissão do visto. Consulados de vários países pedem isso para emitir o visto Frances, então como os vistos são emitidos pelo governo Frances é melhor garantir e entregar um passaporte com validade longa.

  • Foto recente (dependendo do consulado o tamanho varia), normalmente entre 3×4 a 3.5×4.5
  • Copia do último diploma e certificado de estudante ou pesquisador, se for o caso.
  • Justificativa de inscrição ou de pré-inscrição (eles só aceitam pré inscrição caso você tenha pago o curso em avanço) na Universidade/escola Francesa: documento que demonstre a resposta definitiva ou sinal positivo da universidade pública ou privada habilitada pelo governo francês.

Se você vem através de bolsa da União Européia ou francesa, apenas a apresentação do documento correspondente “pode” ser suficiente. Isso é melhor perguntar.

  • Justificativa de recursos: Você  deve fazer prova que dispõe de recursos financeiros suficientes durante o ano universitário. Não ha um valor estipulado, mas o que se encontra de informação em consulados franceses de outros países e o mínimo de 500 euros/mês. Se você é bolsista, deve fornecer um documento escrito da entidade onde consta o valor da bolsa,  especificando se e mensal, semestral, etc.

Em caso de ajuda familiar, você  deve apresentar uma declaração (assinada, firma reconhecida, etc.) com a justificativa de recursos (boletim de salário, extrato bancário, declaração de impostos, etc.).

Não esqueça de verificar como você vai receber  o dinheiro vindo do Brasil, eu recomendo o Western Union, uma por meio de empresa especializadas em transações internacionais, que no Brasil só e disponível  no Banco do Brasil (não  tenho certeza), mas aqui você pode receber o seu dinheiro em qualquer correio ou banco, mesmo não  tendo conta no mesmo. A transferência  leva 20 minutos para ser feita.

Em caso de recursos próprios, você pode apresentar o extrato bancário (não adianta pedir dinheiro emprestado e colocar no banco e tirar extrato, eles querem ver o seu histórico bancário, não somente o saldo. Não sei no Brasil, mas na China para eu comprovar que tinha meios próprios de sustento tive de mostrar o histórico das contas bancarias e investimentos de mais de 6 meses.

  • Comprovação de moradia: Parece meio sem sentido mas para conseguir o visto você tem de declarar a sua moradia (mesmo que provisória). Não é muito lógico porque as casas de estudantes pedem o seu visto de estudante para confirmar a sua estada. Para não complicar reserve um albergue qualquer (uma cama serve) só pra mostrar no consulado. Veja o link do Hostalworld no blog, tem alojamentos por 5 dólares. Com certeza você nem vai usar, porque depois de conseguir o visto você pode confirmar o seu lugar nas moradias estudantis.

Com o visto de estudante voce pode trabalhar em tempo parcial, o que as vezes ajuda nao so economicamente mas a sua propria insercao social e completa a sua experiencia! (desculpem a falta de acentos neste ultimo paragrafo, o computador ficou meio maluco e prefiro publicar assim mesmo e depois revisar mais tarde).

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

54 Comments

  1. Isabel Serra
    abril 8, 2012

    Olá eu estou com uma dúvida, quero estudar na França e me falaram do seguro social, como que eu tiro, e ele é caro?

    att.

    • Alexia Oliveira
      abril 9, 2012

      Oi Isabel
      Não sei que seguro social é esse, so sei do seguro de saude que é obrigatorio. Eu acredito que no site do Campus France eles indiquem o que fazer.
      bj
      Alexia

  2. Mille
    abril 2, 2012

    olá Alexia!!!
    mais uma vêz só vc pra tirar minhas dúvidas!!!!
    meu visto visiteur e de meu esposo vence em setembro 2012, me informaram na prefeitura que devo escrever uma carta pedindo mudança de status para (trabalho)….vc poderia me informar como deve ser esta carta para o prefeito e o que deve acompanhá-la?!
    muito muito obrigada mais uma vêz!!!

    • Alexia Oliveira
      abril 3, 2012

      Oi Jamille
      Escreva uma carta dizendo que voce acredita que trabalhando aqui voce estara mais inserida na comunidade, e que sera bom para conhecer pessoas, além de aperfeiçoar o frances. Não diga que é porque voce esta com pouco dinheiro porque a principio voce provou que não precisa trabalhar e que tem dinheiro com o visto visiteur. coloque uma copia da promessa de contrato se voce tiver uma ja, senão não precisa.
      bj
      alexia

  3. Priscila
    abril 12, 2011

    Olá Alexia, tudo bem? Quero dizer que seu blog me tranquilizou muito por várias informações pertinentes. Estou começando meu processo de visto de estudante para curso de francês,o curso é de 6 meses, me disseram que é possível renovação se eu continuar estudando, gostaria de saber se o curso pode ser de 6 meses mesmo ou é necessário mais tempo e se você sabe se é complicado essa renovação de visto direto em Paris?

    • Alexia Oliveira
      abril 12, 2011

      Oi Priscila
      Se voce se matricular em um curso de 6 meses, o curso ira durar 6 meses. Nao entendo a confusao.
      Se voce quiser seguir estudando por aqui voce deve encontrar outro curso e fazer matricula, e depois, 2 meses antes do seu visto de estudante vencer, ir renovar com a matricula do novo curso alem da prova (novamente) de que tem 500 euros por mes para ficar aqui.
      As renovacoes nao sao nada complicadas se voce tiver todos os documentos.
      bj

  4. cedric
    abril 11, 2011

    Oi Alexia!
    Parabens pelo exelente blog!
    Gostaria de tirar uma duvida, estou estudando frances em Paris com visto por 5 meses, o problema e que ja esta acabando e eu nao consegui todos os documentos para retirada o tit de sejour.
    Voce sabe me dizer quais as consequencias de eu nao conseguir retira-lo?

    Grato,

    Cedric

    • Alexia Oliveira
      abril 11, 2011

      Oi Cedric
      O Seu visto exigia o titulo de sejour? Se voce nao retirou voce esta com problemas sim. Eu nao posso dar muita opiniao em relacao a sua situacao porque nao sei exatamente quais sao as exigencias do seu visto. No meu caso, o meu primeiro visto uma vez validado e feito o exame medico ja ficava valendo como titulo de sejour, e eu tive que me apresentar ao OFII antes de completar 2 meses depois da chagada. Cada visto e diferente. Se voce falhou em alguma etapa da validacao do seu visto provavelmente voce nao podera renovar o seu visto, e dependendo do tipo de visto voce ja esta ilegal. Mas como eu disse, nao posso dar resposta definitica porque nao sei que visto voce tem.
      Abraco

      • cedric
        abril 11, 2011

        Obrigado pela resposta!
        meu visto e de estudante com permissao para trabalhar meio periodo.
        o que voce acha?

        • Alexia Oliveira
          abril 11, 2011

          Oi Cedric!
          Voce precisava mesmo fazer o titulo de sejour para este visto? O que dizia no documento que voce recebeu no consulado junto com o visto? O meu por exemplo dizia que “tinha de ser validado ate 2 meses depois da chegada”. O seu dizia que tinha de ir fazer a carte de sejour mesmo? Eu sei de vistos de estudantes que tem de serem validados como o de visiteur que eu tinha, mas se o seu tinha de retirar a carte de sejour talvez seja um outro tipo de visto de estudante?

  5. Aline
    abril 9, 2011

    Ah, mais uma perguntinhaaaa…
    Como eu não sei qual dos cursos farei (se o curso de francês ou a Licence se alguma das universidades me aceitar), seria melhor eu pedir um visto de long séjour visiteur?
    Neste caso, a minha família deve redigir uma carta explicando que me manterá e comprovar os recursos financeiros, certo? Essa comprovação dos recursos se dá por extratos bancários..? Devem estar traduzidos ou algo do tipo?

    Se eu não tenho namorado francês nem nada exatamente que me prenda aí (tenho amigos, serve?), qual a justificativa que pode-se dar para solicitar um visto de long séjour visiteur?

    Obrigada mais uma vez!!

    • Alexia Oliveira
      abril 11, 2011

      Oi de novo Aline!
      O visto visiteur tambem e uma boa ideia. Se voce tem como comprovar os meios para ficar aqui sem trabalhar (nao pode nem part time, como o visto de estudante), esse visto e mais rapido de conseguir. Os documentos devem estar traduzidos sim, mas nao precisa ser juramentado (bom, nao sei exatamente como sao as leis na Irlanda). Os comprovantes podem ser extrato bancario, comprovantes de renda, comprovante de impostos, ou uma mistura de tudo isso.
      Quanto a justificativas: fotografar Paris, conhecer a cultura francesa, aprender frances no dia a dia, escrever um livro, experimentar uma cultura diferente, colaborar com artigos para o artdeviv.com (:p)… Qualquer coisa serve hehe. Voce nao necessariamente precisa cumprir o “projeto”.
      bj e boa sorte.

  6. Aline
    abril 9, 2011

    Olá Alexia!
    Descobri seu blog e estou adorando, repleto de informações mesmo!
    Estou esperando resposta de aceitação ou não de 3 universidades (apliquei através da Demande d’Admission Préalable em Dublin, onde estou morando até maio deste ano). Mas caso não seja aceita, meu “plano B” é estudar francês por 6 meses ou mais (inclusive já tenho pré-inscrição). Você recomendaria eu pedir meu visto já com essa pré-inscrição do curso de francês ou o melhor seria esperar a resposta das universidades? Se eu for esperar a resposta, eu provavelmente já terei saído da Irlanda e voltado ao Brasil.
    Você saberia se é possível eu pedir o visto aqui na Irlanda mesmo depois do meu visto irlandês de estudante ter expirado? (volto p/ cá com visto de turismo e peço o visto francês aqui)

    Outra coisa, meu pai está prestes a receber a cidadania portuguesa, então, com a dele em mãos, posso entrar com o processo para a minha. Se eu tiver algum documento provando que iniciei processo de cidadania (mesmo que vá demorar alguns meses para eu receber de fato a cidadania) eu consigo ficar na França e fazer meu curso? Provando que entrei com processo de cidadania, é possível ter o visa long séjour na categoria estudante?

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog, está sensacional!

    Beijos!

    • Alexia Oliveira
      abril 11, 2011

      Oi Aline!
      Tudo bem?
      Que bom que voce esta gostando do artdeviv!
      Bom, quanto a sua duvida: eu se fosse voce pedia o visto de estudante agora mesmo, baseada nesta pre inscricao para o curso de frances.
      Quanto a estar esperando a cidadania Europeia, voce podera pedir extensao de estada ate chagar a cidadania. Nem precisa fazer o visto de estudante. Eu acredito que uma vez o seu pai tenha a cidadania nas maos, o seu processo e super facil. Tenho uma amiga que foi diretamente fazer o Bilhete de identidade dela mostrando a certidao de nascimento (pra provar a paternidade) e o Bilhete de identidade do pai. Ficou pronto em uma semana. Nem foi preciso mais nada.
      bj

  7. suzana
    abril 5, 2011

    Olá Alexia, tudo bem?

    Conheci o seu blog e hoje e gostaria de tirar uma dúvida. Eu me inscrevi via Campus France para fazer um Master na Pantheon-Assas e na Paris-Sud. Mas estou em dúvida se vou ser aceita. Você sabe se eles são muito exigentes na escolha? Normalmente há bastante vagas para os cursos de Master? Você conhece bastante gente que foi aceita?

    Bom, é isso. Obrigada
    Abs

    • Alexia Oliveira
      abril 5, 2011

      Oi Suzana!
      Eu conheco gente que estuda em varias Universidades aqui, e fazem master. Ate onde eu sei todas as universidades aqui tem uma percentagem de vagas somente para estranjeiros.
      Eu como nao comnheco o seu CV nao posso dizer se voce tem chance de ser aceita ou nao, mas vamos ficar torcendo para que sim!
      Eu nao conheco ninguem que foi recusado!
      Bj
      Alexia

  8. Camila Bacchi
    abril 4, 2011

    Olá Alexia! Parabéns pelo blog, uma referência em informações :)

    Não sei se essa pergunta já não foi respondida. De todo modo…

    Eu já fiz um intercâmbio de 1 ano na França como estudante em 2009. Logo, eu já tenho meu numero Campus France e não precisei fazer entrevista, pois tinha carta da empresa com salário, etc.
    Agora, fui aceita em outro intercâmbio da mesma forma, mas dessa vez de 6 meses.

    A questão é que estou indo para a Itália reconhecer minha cidadania. Estarei morando lá até sair minha cidadania. Já tenho passagem comprada e tudo mais. Não vai dar tempo e tb não tenho $ para voltar para o Brasil para solicitar o visto. Pois a DDTE já vai demorar umas 3 semanas.
    A questão é que vou pra Itália sem visto, pois terei a cidadania dentro dos 90 dias.

    Tem como eu pedir visto de 6 meses de estudante da itália? Se eu já tiver meus documentos do campus france em dia e tudo mais? E tiver comprovante de residencia lá?

    Muito obrigada!

    Camila

    • Alexia Oliveira
      abril 4, 2011

      Oi Camila!
      Nao estou entendendo porque voce vai precisar de visto se logo logo voce vai ter a cidadania Europeia. Um vez com a cidadania Italiana na mao, ou pelo menos um comprovante de que esta a espera, voce nao precisa de mais nada, e so ir fazer o intercambio. Nao precisa de visto de estudante pra lugar nehum dentro da UE.
      Bj e parabens pela conquista da cidadania italiana! Sei que e um processo bem chato e demorado de fazer!

      • Camila
        abril 4, 2011

        Eu acho que vou precisar pois o estagio começa em maio e a retirada da cidadania é em julho. Então tem esses dois meses no ‘limbo’, que estarei como turista…

        Obrigada ..siiiim, nossa é uma novela mas vale a pena!
        beijos

        • Alexia Oliveira
          abril 4, 2011

          Camila, eu acho que voce tendo como comprovar que esta a espera da cidadania so precisa pedir uma prolongacao da sua estada e pronto, caso precise. Esse “limbo” (adorei a palavra haha) seu como turista acho que nao interfere em nada com o estagio, porque a pouco tempo atras essa permissao de 90 dias para brasieliros foi aberta na Europa para qualquer atividade, nao so turismo, as pessoas podem ate trabalhar nesse meio tempo, estagio entao, acho que sem problema. Se voce vao ficar ilegal, tendo um visto qualquer e o que interessa.
          bj

  9. Lara Morais
    abril 3, 2011

    Alexia, meu nome é Lara, estou indo morar em Paris em outubro para começar meu doutorado em Paris X. Ao que tudo indica, irei sem bolsa. Estou com muito medo de ir assim, com dinheiro para me manter apenas 4 meses, dependendo de encontrar um emprego depois disso. Vc acha que é muita loucura? Acha que eu consigo arrumar um emprego de qualquer coisa que me sustente? Não queria mesmo perder minha vaga e conseguir bolsa no Brasil para estudar direitos humanos fora é quase um milagre… Enfim, se vc puder me dar sua opinião, já seria ótimo! PS: amo muito seu blog, meu ajuda demais, muuito obrigada por ele! Lara

    • Alexia Oliveira
      abril 4, 2011

      Oi Lara!
      Tudo bem?
      Voce nao diz se voce vai ter de pagar os seus estudos tambem. Se por acaso voce precisar de emprego em part time mesmo so pra manter-se aqui, a propria universidade tem muitos anuncios e oportunidades para os estudantes estranjeiros que vem sem bolsa, nao se preocupe. Muita gente vem sem muito dinheiro. Voce esta otima vindo com dinheiro para viver aqui por 4 meses, depois disso voce com certeza vai ter encontrado qualquer coisa!
      Nao se preocupe! Eu tambem tive de trabalhar pra me sustentar quando fiz o meu mestrado, e nunca fiquei sem trabalho nem dinheiro (pouco, mas sempre deu pra tudo), mas eu tinha bolsa pra pagar a mensalidade da universidade.
      Nao e loucura nao, a gente tem mesmo de sair da zona de conforto para vencer na vida.
      Abraco e fique em contato, avise quando estiver chegando pra gente se encontrar!
      bj

      • Lara Morais
        abril 10, 2011

        Alexia,
        Sua resposta foi um bálsamo para este coração aflito! haha Então, eu terei que pagar apenas uma taxa de 350 euros por ano pelo doutorado, nada além disso. Meu aluguel será pago pela minha família aqui no Brasil, então o problema mesmo é conseguir por volta dos 600 euros para bancar comida, Navigo, despesas de cel, tel e net, etc. Mas se vc está me dizendo pra ficar tranquila, juro pra vc que vou tentar! Eu não tenho medo de trabalhar, eu tenho medo é de não conseguir alcançar meu objetivo (meu diploma de doutora) por motivos financeiros. Chego dia 26 de setembro, mas antes disso, eu te escrevo pra gente combinar um café! Muito obrigada mesmo! Um abraço!

  10. Dábia
    março 19, 2011

    Oi Alexia!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo seu blog, que nos tem ajudado muito!
    Eu estou na frança à 1 mês com visto de turista, mas estou pensando em estudar por aqui, você poderia me dar alguma dica de universidade para a qual eu poderia me inscrever?
    Ah! e é possível a mudança de vistos para estudantil?
    Agradeço desde já!
    Um abraço.
    Dábia

    • Alexia Oliveira
      março 20, 2011

      Oi Dabia!
      Eu acredito que, de regra, voce teria de voltar ao Brasil para pepdir o visto de estudante la. MAS como aqui em cada prefeitura eles tem uma “visao” diferente em relacao a renovacoes de visto e troca de status (turismo para estudante), nao custa tentar. Mas voce tem de ser muuuuuuuuito rapida.
      Voce nao diz qual e a sua area, portanto nao posso indicar nenhuma universidade.
      Me mande um email com mais informacoes, tipo o que voce ja estudou (se voce ja tem curso superior ou mestrado, por exemplo e em que area). Que eu te ajudo.
      Abraco!

  11. Isabella
    março 19, 2011

    Oii Alexia,
    Tenho algumas dúvidas em relação aos estudos franceses…Estou em Paris desde janeiro como fille au pair da minha prima, que é casada com um francês e mora aqui. Vim aprender francês ajudá-la com as crianças e sondar algumas universidades! Gostaria de saber a diferença dos níveis de escolaridade aqui da frança e onde eu posso me encaixar?… eu tenho o ensino médio completo + Técnico em turismo. Gostaria de continuar na área de turismo e quero muito saber o que eu preciso fazer, qual o nível francês que eu posso entrar e os documentos necessários!
    Agradeço desde já sua ajuda!
    Att,

    Isabella

    • Alexia Oliveira
      março 19, 2011

      Oi Isabella!
      Muito esperta voce! otima oportunidade de comecar a dar uma olhada nas universidades, estando ja aqui! Assim voce nao precisa passar pelo loooongo e burocratico sistema do Campus France! Uma vez matriculada em uma universidade (dica: olhe as publicas que e de graca!) voce ja opde trocar o seu visto para visto de estudante.
      Quanto a equivalencia dos estudos que voce ja fez, de um olhada nesses sites: http://www.ciep.fr/enic-naricfr/ e http://www.education.gouv.fr/cid2617/harmonisation-et-reconnaissance-des-diplomes.html
      Como cada universidade lida de forma diferente quanto a entrada dos alunos, eu aconselho voce a, depois de ter uma ideia de como encaixar o seu curso tecnico no sistema frances, ir direto as universidades com os seus documentos e perguntar. Quanto ao nivel de frances, e importante que voce tenha principalmente uma boa compreensao do frances escrito. Como eu disse, cada universidade e autonoma para decidir as regras de admissao. Eu nao acredito que voce precise ser super fluente-expert-diplomada em frances, porque tem muitos estranjeiros fazendo curso que nao falam bem frances (no inicio, depois eles aprendem).
      Bom, em resumo, vai depender da universidade mesmo. Se voce quiser falar com alguem que esta estudando aqui, me manda um email que eu te dou o contato de uma amiga brasileira que faz mestrado aqui em uma universidade publica, ela com certeza pode te dar tooodas as dicas! Eu nao posso colocar o email dela aqui “aberto ao publico” mas se voce estiver interessada em falar com ela, ma manda um email! alexiaoliveira@artdeviv.com
      abraco e boa sorte!
      Ah! adorei o seu blog!
      Muito legal voce aproveitar para se aperfeicoar em Turismo aqui!

  12. Renato
    março 19, 2011

    Ola Alexia,
    Primeiro parabens pelo blog, tem sido de grande utilidade pra mim até aqui.
    Seguinte, vim para a Australia estudar inglês, estou aqui faz pouco mais de um ano. Agora quero ir pra França, posso aplicar para o meu visto aqui pela Australia? Não sou residente australiano, apenas estou aqui com visto de estudade.
    Gostaria de conseguir o visto de long sejour visiteur. Para conseguir este visto só preciso mostrar que tenho em torno de 6000 Euros (que seria o equivalente a 500 Euros/mês por um periodo de um ano)???
    Desde já agradeço pelas informações que obtive em seu blog, e agradeceria em dobro se vc puder responder essas duvidas que tenho!
    Abraços,
    Renato

    • Alexia Oliveira
      março 19, 2011

      Oi Renato!
      Bem Vindo ao ArtdeViv!
      Bem, voce pede o seu visto no lugar que voce esta vivendo no momento. O meu primeiro visto para a Franca foi pedido em Shanghai.
      Quanto ao valor do dinheiro que voce tem de provar que tem, o governo frances nao diz claramente os numeros, mas esses 500 euros sao fixos para o visto de estudante, nao para o visiteur. Quando eu fiz eu provei que tinha o equivalente a um salario minimo frances por mes, durante um ano (1500 euros por mes).
      Eu acredito que o valor de 500 euros seja para estudantes, pois estes tem como trabalhar em part-time aqui.
      O pessoal com visto visiteur nao tem como trabalhar aqui. Voce tem mesmo de viver com o que voce tem e 500 euros nao da pra viver em Paris, a nao ser que voce arranje alguma declaracao de que alguem vai de oferecer alojamento de graca.

      • Renato
        março 27, 2011

        Ola novamente Alexia,
        Nossa, muitíssimo obrigado pela resposta e pela agilidade em providencia-la! Estou vendo a resposta hoje porque estava viajando…
        Bom, pelo que vejo então meu maior problema será provar todo esse dinheiro… :(
        Na verdade eu irei ficar na casa da minha namorada (que é francesa), então posso conseguir essa declaração sim! Existe algum modelo já pronto ou eu mesmo tenho que criar-la?
        Outro detalhe, qual seria um bom motivo para eu alegar que quero um visto de long sejour visiteur por um período de 6 meses? Uma vez que posso ficar 3 meses “sem visto”. O que você disse no seu caso para 1 ano?
        Estou muito feliz com a sua ajuda, porque meu agente de viagens no Brasil disse que eu não consigo de modo algum visto de turismo acima de 90 dias!!!
        Obrigado novamente pelo tempo disposto à nos ajudar,
        abraços
        Renato.

      • Renato
        março 27, 2011

        Olá,
        Apenas mais uma duvida que surgiu após a leitura de um outro artigo seu. Aliás, estou impressionado com o tanto de informações que existe aqui!!! Maravilhoso!!!
        Voltando ao assunto, vamos supor que eu vá a França “sem visto” (com a permissão pra ficar 90 dias) e durante esse período eu me case por lá. Nesse caso ainda continuo tendo que sair da europa depois dos 90 dias ou posso pegar residência e continuar na França? Se isso for possivel, como funciona esse processo? É demorado?
        Eu não me canso de agradecer à você porque aqui tem informações que não encontro em nenhum outro lugar, ou talvez até as encontro, mas são muito confusas em outros sites.
        Obrigado mesmo, de coração!
        Abraços,
        Renato.

        • Alexia Oliveira
          março 27, 2011

          Oi de novo!
          Sim, se voce vier sem visto, pode casar e ir direto pedir o visto, nao precisa sair daqui.
          Mas se voces forem casar, ja venha com os papeis todos pra dar entrada no casamento, aqui voce so tem fazer a traducao juramentada (me mande um email que eu te digo onde alexiaoliveira@artdeviv.com) . O mais demorado e juntar todos os papeis mesmo. Entao voce vem, da entrada nos papeis bem rapidinho e tem de esperar pela data que eles dao para o casamento. Se demorar mais de 90 dias pra fazer todo o processo, va a prefeitura de police mais proxima e peca uma extensao do seu visto, baseado em que voces estao a espera do casamento. Depois de casados, voces voltam ao mesmo local e dao entrada no visto.
          Abraco e boa sorte!
          Alexia
          Obs.: Com esse visto de casamento voce pode trabalhar aqui.

  13. Franco, Cássia
    março 17, 2011

    Salut Alexia!!
    Parabéns pelo blog.
    Tenho algumas dúvidas… terminei um curso de tecnologo em 2010 de 5 semestres. Como posso saber sobre a equivalência do curso?? Já entrei em contato com o Campus France que sugeriu que eu fizesse a inscrição para o L3 e não para o M1, como era a minha intesão. A minha área de atuação é a Gestao com Pessoas, ja vi em algumas universidades vários cursos. Outra dúvida, é sobre a comprovaçao do conhecimento da lingua, eu compreende bem o frances, ja falo um pouco, é obrigatório o certificado ou diploma?? Sei que parece loucura, mas eu gostaria de fazer a Pós-graduaçao e paralelo fazer o curso de frances. Achas que é possivel?
    Grata pela atençao!

    • Alexia Oliveira
      março 17, 2011

      Salut Cassia!
      Os brasileiros nao necessitam de revalidar diplomas para seguir estudando aqui na Franca, e cada instituicao Educacional tem as suas proprias regras quanto a admissao.
      Quase todas as instituicoes aqui tem uma porcentagem das vagas especificamente para alunos estrangeiros. Se voce fizer a inscricao para o L3 ou master, voce precisa fazer um teste de conhecimento da lingua francesa sim. Voce nao precisa de um diploma em lingua francesa, somente o resultado do teste ja esta bom. Este teste vai availiar precisamente a sua capacidade de compreencao da lingua francesa, nao precisa falar muito, muito bem, porque o teste e escrito.
      Voce pode com certeza, uma vez aqui, ja matriculado no master, se inscrever em algum curso de frances (tem varios quase de graca oferecidos pelas prefeituras locais).
      Nao e loucura nehuma querer aperfeicoar se na lingua enquanto faz o master. Alias so vai facilitar a sua vida quando chegar a hora de fazer os trabalhaos escritos e dissertacao.
      Quanto a equivalencia do seu curso, voce pode dar uma olhada nos sites http://www.ciep.fr/enic-naricfr/ e http://www.education.gouv.fr/cid2617/harmonisation-et-reconnaissance-des-diplomes.html
      Mas eu acredito que o pessoal do Campus France sabera indicar a voce qual sera o proximo passo em relacao aos seus estudos. Se eles recomendaram fazer inscricao no L3 ou master, deve ser esse mesmo o melhor nivel.
      Boa sorte! Voce vai adorar estudar aqui.
      Grande abraco!

  14. patricia cabianca
    março 6, 2011

    Oi Alexia, sou eu de novo!
    Sabes se, para alguém que tem um passaporte da CE, é necessário algum outro visto ou documento para viver em Paris? Basta portar o passaporte ou é preciso tirar uma carte d’identité?

    abraço

    Patricia.

    • Alexia Oliveira
      março 6, 2011

      Oi de novo!
      Patricia, cidadaos da UE tem direito a livre circulacao e residencia. Nao precisa fazer nada nao. Se voce arranjar um emprego, o seu patrao vai tratar de seguranca social (de saude) e outras coisas, ai voce recebe um cartaozinho para ir ao medico. se voce vem pra estudar, recebe uma carteira de estudante da universidade.
      Tudo como se fosse um cidadao Frances. Antigamente tinha uma carte de identite pra tirar hoje em dia so o passaporte esta bom. Menos burocracia!
      Abraco, e pode ir perguntando!

      • Patricia
        março 7, 2011

        merci, merci, otimo que me responde tao prontamente, abr, Patricia.

  15. Mateus
    fevereiro 16, 2011

    Olá Alexia, gostaria de parabenizá-la pelo blog, muito prestativo e interessante.
    Eu vou pleitear um visto de long sejour categoria visiteur semana que vem no consulado no RJ. Eu tenho um tio que mora na França há muitos anos com a família e possui já uma nacionalidade francesa, ficarei na casa dele e portanto o atestado de moradia não será problema creio eu, mas estou em dúvida se preciso de algum tipo de seguro de saúde, pois na lista de documentos necessários do site do consulado não cita:
    http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/IMG/pdf/Le_Visa_de_long_sejour_visiteur_VF.pdf
    Bom, outra dúvida que tenho, inclusive percebi ser uma dúvida muito pertinente por aqui, é se posso mudar o status do meu visto quando estiver ai na França, veja o meu caso: estou indo com um visto de longa duração para poder estudar e aprender bem o idioma, pois tenho uma entrevista marcada por volta de julho para ingressar em um curso de Master 2 Pro com duração de um ano a partir de outubro. Minha dúvida é se caso for aceito no curso, se posso mudar o meu status de visiteur para visto de estudante para cursar o tal curso ou se necessito voltar para o Brasil e passar pelo CampusFrance para em seguida retornar à França, ou se posso apenas renovar meu visiteur e cursar o Master sem problemas???

    Bom, gostaria também de algumas dicas sobre como me portar na entrevista no consulado ou algum tipo de documento a mais que eu possa levar que não esteja na lista que facilite a obtenção do visto de long sejour.

    Desde já agradeço a atenção.
    Abraço,
    Mateus

    • Alexia Oliveira
      fevereiro 17, 2011

      Ola Mateus!
      Bem vindo ao Artdeviv!
      Como voce sabe o visto visiteur so nao da direito a trabalhar, voce pode estudar tranquilamente com este visto, nao precisa mudar.
      Quando o visto estiver vencendo aqui (tipo 3 meses antes), voce pode pedir renovacao entao baseando-se no fato de ser estudante e mudar o status do visto, nao precisa voltar ao Brasil. Se voce estiver pensando em trabalhar em part time tambem, entao voce precisa de um visto de estudante (que da direito a trabalhar em part time).
      Mateus eu nao sei a que entrevista voce esta se referindo, ate onde eu sei no consulado voce so entrega os documentos que eles pediram e pronto, a pessoa responsavel por receber os documentos so revisa pra ver se nao falta nada mas nao decide se voce ganha o visto ou nao. Pra isso eles pedem que voce entregue por escrito dois documentos: uma lettre de motivacion explicando o que voce pretende fazer aqui e uma declaracao de que esta ciente de que nao pode trabalhar aqui.
      Se eles marcarem alguma entrevista voce deve ser consistente com estas duas cartas e pronto, mas pensei que entrevistas fossem so para o visto dos USA.
      Quanto ao seguro de saude, eles pedem sim: leia aqui:

      Lettre de motivation précisant les raisons pour lesquels le visa est demandé ainsi que les conditions du long
      séjour projeté en France (durée, ressources, conditions de logement, existence d’un lien familial ou privé en
      France, couverture médicale)
      Voce tem de provar que tem seguro de saude sim.
      Eu acredito que se voce entregar todos os documentos que eles pedem nao tem porque eles nao aceitarem. No caso do visto visiteur o mais importante no final das contas e provar que voce tem meios de viver aqui sem trabalhar (tipo 1300 euros por mes). Se voce tem como mostrar que tem esse dinheiro na sua conta bancaria ou atraves de alguma renda mensal, nao teras problemas nenhum!
      grande abraco!

      • Mateus
        fevereiro 18, 2011

        Oi Alexia, obrigado pelas informações, forma de grande utilidade!

        Grande abraço,

        Mateus

  16. lilian
    fevereiro 8, 2011

    Bom dia!!!Vim pra franca com um visto visiteur, so que vim fazer um curso de patisserie e juntamente com o curso fazer um estagio de 1 mes no mesmo hotel onde fiz o curso. A principio nao entendi pq nao me deram o visto de estudande no Brasil, pq todos os estudantes de outras nacionalidades que fazem o curso aonde eu fiz recebem o visto de estudante. Fiz toda o processo burocratico fui a OFII e agora fui na prefeitura para renovar a carte de sejour e eu quero trocar o statut para estudante. O problema e que quando marquei por telefone para renovar a mulher nao quis me dar nenhuma informacao de como devo proceder e de que forma eu consigo mudar. Fazendo inscricao em um curso de frances de 4 meses consigo mudadar?O que necesitaria? Agradeco desde ja!

    • Alexia Oliveira
      fevereiro 8, 2011

      Oi Lilian! Que legal! Curso de Patisserie!
      Bom, quando a sua pergunta, voce pediu o visto de estudante atraves do campus france? No brasil e necessario fazer todo o processo Campus france para ter um visto de estudante. O visto visiteur e otimo tambem, voce pode estudar e fazer tudo (mas nao pode trabalhar). Nos outros paises nao tem esse problema, as pessoas podem pedir um visto de estudante direto no consulado frances, mas no Brasil as coisas “tem de ser mais dificeis”.
      Bom, 3 meses antes do seu visto visiteur vencer, voce pode ir a prefeitura ou mairie e pedir a mudanca de status para estudante, apresentando a prova de que voce esta inscrita em um curso (tem de ver se o curso e oficial, senao eles nao aceitam) e a prova de que voce tem pelo menos 500 euros por mes para se sustentar enquanto faz o curso. Normalmente este processo de mudanca de status nao e complicada.
      Lilian, se precisares de mais informacao, e so me contactar de novo, ok?
      Grande abraco e boa sorte!

  17. Julio Cesar Silva
    janeiro 24, 2011

    Prezada Alexia,

    Primeiramente, parabéns por sua página aqui e seu texto está muito bem escrito. Gostaria de lhe perguntar uma coisinha se você puder me ajudar. Estou indo para a França com o visto de longa duração científico, pois vou fazer uma pós-doutorado. Tenho que contratar um seguro de saúde internacional que cubra, entre outras coisas, gastos de hospital, cobertura em caso de acidente de trabalho ou em viagem, além de morte. Você disse que fez um bom seguro internacional de um ano. Poderia me dizer qual foi o seguro? Saberia me informar, por favor, onde consigo um?
    Muito Obrigado.
    Júlio

  18. Flávia Santos
    janeiro 13, 2011

    Olá Alexia,

    Estou estudando na França por 4 meses, com um visto de estudante do tipo D, que eu acredito que não deve ser de long sejour, já que enviei os documentos que eles pedem para a prefeitura quando cheguei e até agora não me contactaram para nada. Tambem não tenho uma carta de sejour nem nada.
    A minha duvida na verdade é sobre algo que venho pesquisando a alguns dias e não encontro esclarecimento em nenhum lugar.
    Agora, duas semanas antes de expirar meu visto, decidi que quero ficar por aqui mais um mês, fazendo turismo dentre outras coisas (inclusive visitando outros paises do espaco Schengen).
    Vc sabe se é possivel continuar na UE como turista? Ou se existe alguma tolerância para que vc saia do pais após a data de expiração do visto? O fato de eu ter passado 4 meses estudando na França me impede de continuar no Schengen, mas em outros paises, por mais 90 dias?
    Dentre as possibilidades, pensei em sair do país por alguns dias e retornar como turista, mas meu medo é que não me deixem entrar por eu já ter passado 4 meses no pais, ou seja, mais que os 90 dias permitidos como turista brasileira.

    Você tem alguma informação sobre tudo isso? Qualquer coisa é válida, afinal, como vc disse, conseguir informação sobre esse tipo de coisa nos consulados é realmente muito dificil!

    Obrigada!

    • Alexia Oliveira
      janeiro 13, 2011

      Oi Flavia! bem vinda!
      Bom, pelo o que eu entendo vistos de estudante com mais de 3 meses sao considerados long sejour. Hoje em dia nao estao dando mais a carte de sejour separada para estadas de menos de 1 ano, o que vale e o adesivo que eles colocam para a validacao do visto (esse e valido como carta de sejour).
      O estranho e que nao recebestas nenhuma resposta do OFII quando mandastes os teus documentos para validacao do visto.
      Poderias ter direito a pedir o “prolongation de visa” para ficar mais tempo, mas como nao recebestes a responta do OFII nao sei como fica isso.
      Em situacoes normais, voce poderia pedir a prolongacao sem problemas (quase todo mundo que vem estudar ou trabalhar aqui quer depois dar umas voltas pela Europa – e normal). Mas nesse caso eu nao saberia responder, porque dentro da lei, se voce nao validou o visto (a culpa nao foi sua, se voce enviou tudo certinho logo que chegou aqui), voce ja estaria em situacao irregular. Se eu fosse voce iria ao OFII diretamente com o canhoto do “acusee de reception” para provar que voce enviou todos os documentos dentro do prazo e pergunta como fica a sua situacao.
      Realmente sair do espaco Schengen e voltar e meio arriscado nessa caso. Outro problema e que voce resolveu ficar mais tempo muito em cima do prazo de expiracao do visto.. isso tambem atrapalha um pouco.
      Da uma olhada nesse site que talvez ajude:
      http://www.diplomatie.gouv.fr/en/
      Se voce puder voltar aqui e nos dizer como voce resolveu esse problema eu ficaria muito grata! isso ajudaria outras pessoas na mesma situacao!
      Boa sorte e volte sempre!

  19. Denise
    janeiro 11, 2011

    Oi Alexia, peço desculpa de retornar a esse assunto, mas mandei e-mail para o consulado da França no Brasil, e eles responderam que não há possibilidade de faire le changement de statut de visa em território francês. Eles me informaram que para isto, faz-se necessário retornar ao Brasil, e pedir o visto para categoria desejada. Agora fiquei em dúvida… Será que disseram isso para nos obrigar a passar pelo Campus France, ou será que após essa mudança de visa para as Au Pairs, eles modificaram as regras para dificultar a permanência de estrangeiros na terrinha do Sarko?
    Caso tu saiba de algo, peço por gentileza para postar …
    Tu conseguiu fazer a mudança de categoria?
    Merci d’avance

    Denise

    • Alexia Oliveira
      janeiro 11, 2011

      Oi Denise!
      Nao pecas desculpa, voce com as suas perguntas aqui ajuda muita gente com as mesmas duvidas. Eu nao sei qual foi a pergunta que fizestes para o pessoal do consulado da franca no Brasil, entao vamos analisar as leis:
      Mudanca de status so e permitida (ver site do OfII) de long sejour para long sejour: de estudante para empregado, de visitante (meu caso) para vida familiar e comum, enfim todos os vistos de long sejour tem a possibilidade de mudar de status entre si, com certeza. Nao tem de voltar ao Brasil; Eu ainda nao mudei o meu status mas ja fui me informar e nao tem problema nenhum em mudar de status aqui (ja estou com as papeis da prefeitura em casa, so falta entregar- estou esperando porque esta muito cedo ainda).
      visto de court sejour nao da permissao de mudanca de status, mas pode ser renovavel por mais uma vez.
      Tem certeza que eles nao pensaram que vinhas sem visto (como turista) querendo trocar aqui para estudante? isso nao pode.
      Agora so um detalhe: como au pair voce tem o visto visiteur, da direito de estudar. Se por acaso voce estiver tendo dificuldade para trocar o visto visiteur para estudante aqui (o que seria muito muito estranho). Renove o Visiteur, va estudar e quando arranjar emprego ja a prefeitura pedir autorizacao de trabalho. simples.
      so o dinheiro de voltar ao Brasil e fazer todo o Campus France (se estiver na sua conta aqui) ja e suficiente para comprovar que voce tem meio de ficar aqui por mais tempo. Eles tem lucro com o campus france. Se voce fizer tudo por voce mesma eles nao ganham dinheiro.
      afinal nao e o sarko que esta dando problemas nesse caso e o governo do brasil mesmo. So no brasil as pessoas tem de passar por esse campus france.
      Detalhe:
      As renovacoes de visto de long sejour com mudanca de status devem ser entregues com 3 meses de antecedencia, em vez dos 2 meses normais que eles pedem.
      E possivel que o consulado da franca no Brasil nao saiba de todos os detalhes, alias e bem conhecido que os consulados sao os que tem mais dificuldade em dar informacoes corretas. Procure as informacoes corretas no site do OFII e no site da Prefeitura
      http://www.prefecturedepolice.interieur.gouv.fr/Vos-demarches/Documents-d-identite-et-de-voyage
      http://www.ofii.fr/
      Abraco!
      Qualquer duvida ou informacao vem falar comigo de novo!!!

  20. Patricia Moura
    dezembro 18, 2010

    Ok. Muito obrigada pela atenção.
    Beijinhos

  21. Patricia Moura
    dezembro 11, 2010

    Ola Alexia, primeiramente gostaria de parabenizala pelo blog, mt bom,adorei.
    Eu ja vivo em França a dois anos, nao tenho visto nenhum, alias ja estou na europa 6 anos ilegal, uma tristeza mt grande, isso me consome viva..rsrsrs, pois gostaria mt de obter um visto para andar de cabeça erguida, mas realmente nao sei por onde começar, meus patroes estao dispostos a ajudar me, mas tenho que buscar as informacoes. Tive a ler sobre au pair, mas o problema maior e o vestibular…
    No caso hipotese descartada, por acaso voce teria alguma ideia para mim??
    Desde ja agradeço.
    Desculpa o desabafo.
    Bon wee-end.

    Patricia

    • Alexia Oliveira
      dezembro 12, 2010

      Oi querida, nao te respondi ontem porque estive perguntando e pesquisando sobre a tua situacao…
      mas infelizmente nao encontrei nenhuma informacao util.
      O problema e que mesmo que saias do pais e va a algum pais perto (fora da UE) e voltes com visto de turista, nao sei se e possivel trocar o visto de turista para visto de residente/trabalho.
      O que eu ja vi pessoas fazendo e “perder” ou “danificar” o passaporte, pedir um novo e sair, depois voltar como turista, mas nao e um meio “legal” de resolver a situacao, e nao acredito que funcione aqui na Franca.
      Se eu encontrar uma solucao eu te mando um email, OK?
      Vamos ficar em contato, eu vou seguir a procura de uma solucao.
      grande abraco e boa sorte, sei que e mesmo complicado estar sem visto aqui.
      bj e volte sempre!
      Alexia

  22. Denise
    novembro 15, 2010

    Oii Alexia, tudo bem?
    A respeito do post, gostaria de saber se no caso de Au Pair (que agora passa a receber o visto com estatuto de VISITEUR, e não mais Etudiant como antigamente), também é possível no ato da renovação do visto mudar o estatuto do visto para estudante??? Ou se para isso é necessário retornar ao Brasil, e passar por tooodas as etapas do Campus France?
    Se puder me esclarrcer essa dúvida, agradeço.

    Beijos

    aDOREI o blog

    • Alexia Oliveira
      novembro 15, 2010

      Ola Denise, bem vinda ao ArtdeViv!
      O visto “visiteur” da direito a trocar o status depois com certeza! (eu tenho visto visiteur, posso falar disso). Podes trocar para estudante, empregado, vida familiar, etc. Nao ha problema nenhum e sendo Au Pair voce vai poder estudar tambem, alias os seus estudos estao dentro do programa. Nao precisa retornar ao Brasil pra nada. Fique tranquila que estou acompanhando de perto essas mudancas nas leis. Tambem vou mudar o status do meu visto depois que este estiver vencendo. A mudanca de status e bem facil, nao precisa ir ao OFII de novo, vai direto na prefeitura.
      Volte sempre, qualquer duvida pergunte!
      Grande abraco!
      Alexia