Inverno em Paris: Dicas para planejar bem a sua viagem e aproveitar ao máximo

Inverno em Paris! Dicas de viagem

Paris muda a cada estacão e não existe realmente temporadas baixas quando se fala em turismo em Paris.

No inverno as ruas se tornam menos cheias de gente, as filas para os museus e monumentos são muito menores e você pode apreciar a maravilhosa culinária francesa especifica para o inverno.

Pratos mais ricos, quentinhos e cremosos vão ajudar você a manter-se quentinho durante o dia todo.

Esqueça a ideia “americana” que é adotada por muitos nutricionistas no Brasil de ficar comendo lanchinhos leves de 3 em 3 horas e nunca parar para fazer uma refeição de verdade. Aqui a gente para, senta e come bem. Escolhas pratos de carnes, com molhos ricos e você ficara realmente alimentado e não sentir tanto frio. Se estiver muito vento ou frio, resista a tentação de comer no “Terrasse” e vá para dentro do restaurante. Para quem passou a manha inteira ao ar livre, parar um pouco dentro de um ambiente fechado, quentinho e sem vento vai recuperar as suas forcas.

Paris - Champs Elysees no Inveno

Paris - Champs Elysees no Inveno

Aqui vão, então algumas dicas do que ver, o que fazer e o que vestir em Paris nos próximos meses.

 

  • A temperatura media é de 4 graus, mas é incomum ir abaixo de zero antes de janeiro (se acontecer, sera na madrugada).
  • Traga um bom casaco, luvas, chapéu, pulôver de la, não se preocupe em trazer muita variedade, porque as roupas de inverno são pesadas e a sua mala poderá ficar muito pesada, lembre-se que aqui as pessoas repetem muito as roupas. Para saber mais sobre o que colocar na mala, leia o artigo: Outono e inverno em Paris, o que colocar na mala.
  • Proteja a sua pele com um hidratante mais oleoso do que os que você costuma usar no Brasil: o óleo destes cremes também tem poder térmico e vão aquecer você, alem de proteger a sua pele dos banhos com água mais quente do que os que vocês estão acostumados.
  • Alem das visitas aos museus, monumentos e locais de interesse que já foram falados em outros artigos, existem certas particularidades que você só vê no inverno, aqui vão umas dicas do que estará acontecendo entre fins de Novembro ate Dezembro:
  • Em Frente do Hotel de Ville ha um ringue de patinacao no gelo. Mesmo que você não queira experimentar, vale a pena ver!
  • As Feiras de Natal estao espalhadas pela cidade, vendendo vinho quente (vin Chaud), presentes, e doces típicos de Natal.
  • Não perca a oportunidade de assistir um dos Concertos de Natal na Saint Chapelle: São os melhores concertos do ano!
  • O Festival de Outono ainda esta acontecendo ate o dia 19 de Dezembro.
  • O Grand Palais estará apresentando uma grande retrospectiva de toda a obra de Claude Monet ate 24 de Janeiro.
  • O Centro Ceorges Pompidou vai estar com uma exposição fantástica de uma retrospectiva do movimento Stijl (obras do Mondrian e outros).
  • A Bastille estará apresentando o Lago dos Cisnes. Compre os tickets com antecedência!
  • Vale a pena sair a noite, mesmo no frio, para ver ruas como a Rue Montorgeuil, Rue Saint Honoré, assim como as Galeries Lafayette e Place Vendome que estarão todas enfeitadas para o Natal. É um espetáculo imperdível.
  • As Catacumbas de Paris são uma ótima pedida para que não é muito impressionável (ela e feita de crânios humanos) momentos em que o tempo fica mais esquisito. Se você esta viajando com crianças de mais de 6 anos e adolescentes, aproveite para conhecer: As crianças adoram!
  • Natal em Paris: Certifique-se de que você tem reservas para o restaurante com antecedência. Não deixe para reservar na ultima hora porque muitos restaurantes podem estar fechados e outros já completos.

Se você esta vindo com a família, pense na possibilidade de alugar um apartamento em vez de ficar em hotel, assim voces podem ficar todos juntos, e ainda tem a possibilidade de fazer a ceia em casa, e depois saírem rapidamente para um passeio, se quiserem. Bolos, tortas e doces em geral podem ser comprados prontos nas inúmeras boulangeries e pâtisseries que se encontram por todos os lados por aqui, e no Picard Surgeles você pode comprar o peru pronto (não deixe pra comprar no ultimo dia). Castanhas e nozes podem ser comprados em lojas de produtos argelianos, árabes e indianos.

Para saber onde ficam as melhores boulangeries de Paris, leia o artigo:

Guia das 10 melhores boulangeries em Paris

 

4 Comments
  1. Olá Alexia,
    antes de tudo gostaria de parabeniza-la pelo blog, que é muito útil, direto e de bom gosto. Aproveito esse artigo para perguntar as dicas para o Outono! Pois eu e minha esposa após 15 anos a viver em Portugal finalmente vamos a Paris e estamos buscando dicas para atividades nesse período. Desde já agradeço pelas ótimas dicas que você disponibiliza.

Comments are closed.