Guia passo a passo de como vir para a Europa sem contratar Agencia de Viagem

Pensando em fazer uma viagem independente para a Europa? Isso é ótimo. Viagens independentes são geralmente mais baratas e mais gratificantes do que se inscrever em uma excursão. Claro, você planeja mais, mas você vai planejar as coisas que você quer fazer, não as coisas que alguém mais quer que você faça. Se voce é daqueles que adora comprar viagens para pagar em 10 vezes, saiba que qualquer compra com cartão visa pode ser parcelada, isso é possivel também.

Este cronograma de planejamento é dividido em  seções, cada um roteiro para as coisas que deve ser feito durante esse tempo. Utilize este roteiro de planejamento de viagem, e você vai ter a certeza de cuidar das tarefas  básicas que vão com planejamento de umas férias independentes.

6 meses antes de viajar para a Europa

Esse é  o momento de:

Escolher um destino – a grande tarefa deste mês!
Olhar guias de viagem e procurar informações gerais sobre as cidades que você esta pensando em passar. Vale a pena saber o preço de uma refeição no restaurante, produtos no supermercado, se pode tomar a água da torneira,  vistos e condições de entrada.
Se você pretende contratar alguém para mostrar a cidade e ensinar como funcionam metro,  ônibus e  como ir aos Museus, essa é a  hora de começar a contactá-los para saber os preços.

Um pequeno tour no primeiro  ou segundo dia, pelo centro da cidade, para localizar você e ensinar como ir para todo o lado e recomendável se você não sabe a língua local.
Ver o preço dos hotéis, começar a investigar onde ficar (e onde não ficar). Você pode encontrar hotéis muito baratos em torno das estações de trem, por exemplo, ou nos subúrbios. Avalie se vale a pena correr o risco de ficar em um lugar perigoso, onde você vai ter de voltar cedo, ou escolher um hotel mais simples (ou hostal) bem no centro da cidade, a distancias caminháveis dos pontos turísticos que você quer ver.
* Aprender um pouco da língua

3 Meses antes de viajar para a Europa

Três meses antes de ir é o momento certo para levar a sério o seu Planejamento de férias:

* Encontrar os melhores tarifas de avião. Não pense que porque todo mundo usa TAM ou TAP, essas são necessariamente as mais baratas. Dependendo da época, companhias como Alitalia podem ter tickets por 600 Euros, ida e volta. Pesquise. As agencias usam sempre as mesmas companhias porque recebem comissão.
* fazer o passaporte (se você não tiver)
* Comece a pensar nos sapatos que você vai levar para as caminhadas.
Se você esta pensando em comprar uns sapatos novos para levar,  Compre nesta época. Use bastante durante esses 3 meses, quando você chegar ao seu destino, os sapatos estarão amaciados e muito confortáveis.
Não esqueça que se lhe passar pela cabeça a ideia de Ir ao Moulin Rouge, por exemplo, as senhoras e senhoritas devem trazer um par de sapato de salto alto.
Se você não esta em boa forma, comece a caminhar para se acostumar.

Aconselho 30 minutos por dia sem parar, de preferencia com os mesmos sapatos que você vai levar.
Não esqueça que você vai precisar de dois pares, porque depois de uma dia passeando os sapatos ficarão úmidos, você vai precisar de outros para o outro dia, ate para descansar um pouco os pés com outro formato de sapato.

2 meses antes de viajar para a Europa

Reserva de hotel, hostal ou apartamento.
Comprar passes de trem (Rail Pass) ou tickets ponto a ponto para as viagens entre países.
Comprar o Paris Pass.
Confirmar com o seu guia os passeios a serem feitos, roteiros, datas e valores.
Se inscrever (de graça) no site do Restoprive para comecar a receber as promocoes dos restaurantes, voce pode pagar ate 70% mais barato nas contas de restaurantes.


Restoprivé

1 mês antes de viajar para a Europa

Pense na sua mala: Para decidir qual e o melhor tipo de mala para a sua viagem, leia o artigo: Mala de rodinha, mala de mão ou mochila, qual é a melhor opção?

Esta e uma pequena lista do que voce não pode deixar de colocar na sua mala. Se voce não tem uma câmera fotográfica, e hora de comprar ou pedir emprestado para algum amigo(a).

* Bagagem
* Câmera (s)
* Dinheiro
* Orçamento
* Seguro de Viagem

Lista final:

* Telefones e endereços das operadoras internacionais dos seus cartões de credito. Caso você  perca ou seja roubado, você  sabe onde ir e como cancelar os cartões.
* Usa Medicamentos? Se precisa de algum medicamento importante, traga consigo uma receita medica. Caso aconteça de voce for roubado, voce pode ir ao medico e pedir uma receita aqui. Não esqueça que remédios importantes viajem na bagagem de mão.
* “Doleira”. Pacote de Dinheiro – se você não  tiver, pode esperar pra comprar no aeroporto mesmo. Não viaje com o seu dinheiro ou passaporte na mala de mão. Essas coisas ficam com você , perto do seu corpo. Assim você  pode dormir na viagem, tranquilo que ninguém vai mexer em nada. Compre alguns Euros para a chegada aqui (recomendo pelo menos uns 500 euros).
* Verifique a lista de artigos permitidos na bagagem de mão.

3 Comments
  1. Pingback: Evite gastos desnecessários com agencias de viagens

  2. Muito bom artigo Alexia!
    Realmente os meus planejamentos funcionam desta forma. Seis meses é o período ideal para iniciar o planejamento.
    Um conselho pessoal é: 15 ou 10 dias antes da viagem, confirme todas as suas reservas de vôos, hoteis, hostels, passeios, etc. Mande um e-mail pedindo confirmações para evitar surpresas desagradáveis quando chegar no destino. Essa ação já me poupou muitas dores de cabeça, principalmente pra quem compra passagens aéreas com antecipação maior do que quatro meses, porque na maioria dos casos, os números de vôos e horários podem ser alterados e remanejados pela companhia aérea.

    • Otima dica Ingrid! Obrigada!
      Eu nem tinha pensado nisso porque nunca compro bilhete com tanta antecedencia assim. Mas e bom saber. No proprio website da companhia da pra fazer a confirmacao.
      O bom e que se a pessoa tem seguro de viagem (alias voce tem de ter), se alguma coisa acontece, que voce nao pode pegar o seu voo no horario, depois de 6 horas de atraso voce pode pedir para receber pelos “danos”
      Eu sempre viajo pela air France e ja tive 2 bilhetes de graca por conta de atrasos (de 1 hora!). Eles pagam a sua refeicao enquanto voce espera, e voce pode escolher entre 500 euros em cash ou um ticket (ida e volta) com mesmo destino. Eu gosto muito da Air France!
      Quanto a passeios alem de confirmar umas 2 semanas antes, e bom se comunicar com o guia ou por email ou telefone para confirmar tudo na vespera.
      As vezes acontece, como aconteceu a 6 dias atras, de algum monumento ser evacuado por motivos de seguranca (dia 23 desse mes foi a Torre Eiffel) Nesse caso e bom rever um pouco o roteiro para nao chegar la e ter de dar volta.
      Bj Ingrid!
      Abraco Ingrid! Obrigada pelo conselho!

Comments are closed.