Fotografando Paris : Veja o que você pode e o que não pode fotografar na França

Oi pessoal!

Estou de volta finalmente!

Hoje vou falar sobre as leis referentes a fotografias e filmagens por aqui.

Diferente dos EUA e do Brasil, onde você tem direito por lei a registrar qualquer coisa (e colocar no youtube depois rsrs), aqui as leis são diferentes.

É claro que os turistas tem uma certa margem de tolerância quanto a estas infrações mas é bom saber o que você não pode fotografar por aqui:

  • Policia, carro de policia e seguranças em geral. Se você quiser tirar fotos deles, peça pra eles e você tem de aparecer na foto também. Se forem dois policiais, peça pra um tirar a foto de você com o outro. Mas sempre peça permissão.

  • Crianças e adolescentes. Esses nem pedindo autorização você pode fotografar.

  • Pessoas na rua. Aqui cada indivíduo mantem os seus direitos de imagem, então não tire foto de ninguém em especifico. E claro que ao filmar a torre Eiffel ou tirar fotos, você vai ter varias pessoas na volta. Isso tudo bem, mas não da pra realmente focar ninguém em especifico.

  • Vitrines, interiores de supermercados e lojas, etc.

Na duvida, pergunte.

Artistas de rua podem ser fotografados, mas deixe uma contribuição sempre.

Se você vir alguma coisa esquisita tipo briga ou confusão, e começar a filmar, você pode arranjar problemas. A policia vai vir pedir pra você apagar tudo ou confiscar a sua maquina.

Seja o que for, tente tirar fotos que você esteja também. Por exemplo, se você quiser mesmo tirar foto de uma vitrine, fique em frente da loja a tire uma foto sua na frente da vitrine.

Essas leis não são muito conhecidas pelos turistas, e é normal a gente ter blogs e revistas fotografando pessoas na rua pra mostrar como se vestem, etc. Da mesma forma é normal, por exemplo, nos EUA, você chegar e começar a filmar a policia em ação, em uma blitz por exemplo. Ou mesmo entrar em uma loja filmando sem autorização. Quando se chega aqui e as pessoas reclamam, dizem que os franceses são mal educados. As leis é que são diferentes.

Enfim, você pode fotografar o seu prato de comida, por exemplo, no restaurante, e ate pedir para algum empregado do restaurante tirar fotos da mesa de vocês, etc. Isso não é problema. Desde que vocês estejam nas fotos, é claro. Podem ate tirar fotos com os empregados, se eles permitirem é claro. É bom sempre perguntar.

A gente, como é de costume no Brasil, costuma fazer coisas que sabemos que estão erradas, simplesmente “porque tem outros fazendo”. Isso fica então a critério de cada um, seguir as leis ou não, afinal vocês podem fazer de conta que não sabiam.

Este artigo é só pra esclarecer que caso alguém reclame, eles estão no seu direito de reclamar mesmo. Não entenda como algo pessoal tipo “eles não foram com a minha cara”.

Não esqueça de antes de perguntar dizer bonjour porque aqui eles levam a mal se voce ja sai logo lascando um “posso fotografar isso?”.

Isso parece super hyper obvio pra muitos, mas acredite, tem muita gente no Brasil que ja sai lascando um “olha, onde é a famacia mais proxima?”. Pelo menos no meu estado rsrs.

De resto, relaxe e aproveite as suas ferias!

Bom meus amigos, por hoje é só.

2 Comments
  1. OI Alexia!Muito bom esse post!Nós amamos fotografar tudo!!
    Preciso de outra dica tua,o que tem pra fazer em Paris à noite?Estavamos comentando sobre as roupas para levar e meu marido disse que passaríamos até umas 21 hs na rua e depois voltaríamos para o apto que alugamos,já que no outro dia cedo estaremos batendo perna na rua!
    Ficaremos no Quartier Latin em uma rua de pedestres perto da rue Harpe.

    Alguma sugestão?
    um beijo

    • oi Eleonora!!

      Pois é, a gente quer sempre registrar a viagem toda o que é normal né? De qualquer forma se a gente anda com a maquina discretamente e tira uma foto rapidinho, ninguem nem ve. Vir aqui e não tirar foto de vitrine não da mesmo… E a classica foto da Louis Vuitton na Champs Elysées? Como é que fica? kkkkk
      Quanto a sua questão, voces estão super bem localizados, e os restaurantes nesta area ficam abertos ate tarde servindo bebidas e petiscos. Para passeios mais culturais, é bom ir a uma banca de revistas e comprar o “pariscope” que deve custar um euro no maximo, com toooooda programação cultural da semana. Tem tudo explicado, endereço e tudo mais, preço, etc. Tem muita coisa gratuita também.
      Depois tem os famosos passeios turisticis como Paris Iluminada (Cityrama), bateau, jantar na torre, etc.
      bjos
      Alexia

Comments are closed.