Férias na Europa: Surtos de sarampo, viroses desconhecidas, resfriados e outros. Dicas para não ficar doente nas férias.

Ferias finalmente!!!!!

Não deixe a sua tão sonhada viagem terminar mal! Ficar doente nas ferias não é nada agradavel, afinal voce não quer vir a Paris para ficar deitado na cama do hotel…

Aqui vai algumas dicas para não ficar doente nas suas férias, porque pagar caro por tickets, hotéis, etc, só pra ficar deitado na cama do hotel não é nada agradável:

Vejamos então, o que pode ser feito para evitar que você fique doente por aqui:

 

  • O sarampo é muito comum por aqui e se você não teve sarampo quando pequeno, ou não foi vacinado, vá ao seu medico pelo menos 1 mês antes da viagem para perguntar quais são os riscos/benefícios de tomar a vacina. Não adianta tomar a vacina uma semana antes da viagem porque ela demora pra fazer efeito.
  • Não pare de tomar as suas vitaminas e suplementos que você esta acostumado. Vitaminas devem ser tomadas todos os dias. A maioria dos turistas brasileiros que fazem passeios comigo (pra não dizer todos), não trazem as vitaminas porque ocupa lugar na mala. Pense bem: e preferível colocar mais uma blusa na mala ou trazer as vitaminas? A maioria do pessoal já chega aqui com sobrepeso na mala, portanto da pra repensar um pouco se você realmente precisa trazer 3 botas pra ca e deixar as suas vitaminas em casa… Europa não é Brasil… aqui ninugém repara nem trata voce mal porque voce esta usando o mesmo casaco a semana inteira.
  • Se vista de acordo com a temperatura, proteja-se do vento e não fique com os pés molhados.
  • Não fique pensando em moda. Pense na sua saúde e no seu conforto.
  • Não fique perto das estufas e aquecedores nos cafés e restaurantes, porque depois você sairá pra rua e a mudança de temperatura pode fazer a sua resistência cair. Se no restaurante o garcon indicar uma mesa perto da estufa, recuse, diga que é muito quente.
  • Lave as mãos seguidamente, ou carregue uma vidrinho de desinfetante para limpar as mãos. Use, depois do uso de metro, de tocar nas maçanetas e corrimãos dos monumentos turísticos, etc.
  • Não esqueça que aqui tem multidões de gente de todos os locais, e o seu organismo não e resistente a viroses ou bactérias de locais digamos, como a Índia ou China, ou mesmo países da Europa.
  • Não experimente maquiagem no seu rosto!!!! não “aproveite” pra se maquiar usando os produtos que estão disponíveis para teste. Todo mundo mete a mão, a boca, etc, todos usam, e novamente, gente de todos os lugares. Depois de experimentar a maquiagem na sua mão, limpe-a com um lencinho ou lave a mão.
  • Cuidado com os olhos: o ar daqui, mais o tempo passado no avião, irritam os olhos e os deixam mais sensíveis a infecções trazidas pelo vento ou pegas no metro, etc. No primeiro sinal de vermelhidão, corra pra farmácia e mostre o seus olhos para a/o balconista. Em todas as farmácias existe um farmacêutico que pode receitar pra você um colírio anti-septico para prevenir problemas maiores. Não toque os seus olhos com as mãos sujas.
  • Tome banho ao chegar dos passeios, e LAVE O CABELO seguido, pelo menos um dia sim, outro não. O fato de você ter feito uma linda escova no Brasil não e motivo pra não tirar o pó e o suor do couro cabeludo. Mantenha-se limpo, mantenha-se saudável. Parece engraçado dar esse conselho para Brasileiros, que são os primeiros a rir e dizer que os franceses não tomam banho. Mas eu sei que em viagem as pessoas querem aproveitar o seu cabelo super hiper liso de chapinha e escova ate “não dar mais”. Você esta em férias, relaxe, na Europa ninguém liga se o seu cabelo é liso ou crespo. Se o cabelo estiver medonho porque você não fez escova, prenda pra traz, faca um coque, use um chapéu ou lenço e pronto. Note que mesmo que você não costume lavar o cabelo seguido no Brasil, aqui você esta ao ar livre praticamente o dia inteiro, passeando. Ficar em ambiente fechado é diferente. Paris é uma cidade muito poluida.
  • Ainda falando em banho, se é inverno, não tome banho antes de sair pra rua, tome banho de noite, ao chegar ao hotel, e seque bem o seu cabelo antes de dormir. Sair do hotel quentinho depois do banho, para caminhar no vento vai enfraquecer o seu sistema imunitário.
  • Proteja a sua pele: Use creme no rosto, e se possível, maquiagem (senhoras somente rsrs). A maquiagem, o batom e etc, formam uma camada protetora. Um primer de silicone é muito bem vindo!
  • Coma bem, não fique só nos lanchinhos, doces e sanduíches. Você precisa se alimentar bem para não ficar doente. Não esqueça de tomar bastante água.
  • Durma bem, e não fique tentando ver tudo o que pode, correndo o tempo inteiro. Relaxe (afinal, você esta de ferias), stress só atrapalha e deixa o seu sistema imunitário mais fraco.
  • Evite comidas estranhas, que você não esta acostumado. Não coma carnes e frutos do mar crus, só pra experimentar. Se você não esta acostumado, pode ficar doente. Escargots são famosos por darem diarreia a quem não esta acostumado.
  • Se mesmo com todos estes cuidados, você ficar doente, não esqueça de checar antes da viagem como utilizar o seu seguro de saúde. O seguro de saúde não e só “uma chateação a mais” para ter o que mostrar na imigração. Você pode precisar. Veja como usar, se você tem direito a ter médicos de graça aqui ou terá de pagar e depois ser reembolsado. Veja os detalhes direitinho do seu plano.

 

8 Comments
  1. Alguém me alivia um pouco por favor, estou indo viajar para França em janeiro Toulouse, mas só estou com o passaporte e as passagens de ida e volta para seis semanas, vou ficar na casa do meu namorado então é ele que está pagando tudo, não vou precisar gastar nada nada, sei que posso ser barrado, mais li muito que no aeroporto eles nem perguntam mais nada, é verdade?

    • Oi Vinicius
      Infelizmente voce tem de ter o comprovante de hospedagem, seja ele uma reserva qualquer de um hostal, ou o atestado de alojamento (que ja não ha mais tempo de ser enviado eu acho).
      A principio ninguém pergunta nada pra gente nos aeroportos mas lei é lei.. se eles por acaso perguntarem onde voce vai ficar e voce não tiver como provar que tem local, eles podem mandar voce de volta… Se eu fosse voce fazia uma reserva qualquer em algum hostal nem que seja pra cancelar ao chegar aqui…
      bjos e boa sorte

  2. Puxa menina, já pesquisei centenas de sites e blogs e dicas de viagem pois viajo muito e confesso que nunca vi um mais completo que este! Estou partindo p/ morar na frança com a familia e foi de grande valia as informações com respeito ao visa Long sejour. Impressionante a quantidade de informações relevantes que encontramos no teu site, tanto p/ turistas quanto p/ profissionais. Parabéns e espero poder me servir de tuas dicas nos próximos anos, morando por ai.
    Muito obrigado,
    Michel.

    • Oi Michel
      Que bom que as informacoes do artdeviv estao sendo uteis!
      Se voce precisar de mais alguma informacao e nao achar, pode me mandar um email que eu respondo! Se eu nao souber eu tento me informar.
      Obrigada pelo comentario!
      Abracos pra voce e familia
      Alexia

  3. Oi Alexia!

    Ótimas dicas! São dicas maravilhosas. Eu tive umas férias bem difíceis uma vez na Bahia. Fiquei 15 dias lá e no terceiro dia fiquei com diarreia, foram 10 dias no total passando mal. Não deixei de fazer nada, mas com certeza teria aproveitado bem mais se não tivesse ficado doente.

    Bjs,
    Si

    • Querida Simone!
      Pois e, ficar doente nas ferias atrapalha bastante, ainda mais diarreia que tira mesmo a energia da gente.
      As vezes nao tem mesmo como evitar, mas e bom a gente se cuidar…
      bj
      Alexia

Comments are closed.