abril 29, 2012 | Posted in:Cultura Francesa, Vistos e permanencia, Viver em Paris

Ola a todos !

Tenho recebido muitos e-mails a respeito das eleições presidenciais aqui na França. Como todos sabem, o atual presidente francês, Sarcosy, não é muito amigável com os estrangeiros (imigrantes) e muitos brasileiros tem tido dificuldades em conseguir visto nestes últimos meses mesmo depois de casados com cidadãos franceses, coisa que nunca tinha acontecido.

A boa noticia é que provavelmente ele não se reeleja. Engraçado que ele mesmo é casado com uma estrangeira, mas não vamos entrar em discussões a respeito do Sarcosy e a sua politica anti imigração, até porque na verdade a politica visa muito mais os cidadãos das ex- colonias francesas que vem pra cá e trazem a família inteira para se aproveitarem dos subsídios do governo,etc. Mas acaba sobrando pra todos, visto que não pode haver leis especificas para cada nacionalidade e o “justo paga pelo pecador” rsrs desculpem a frase feita…

Então aqui vão umas dicas para quem esta pensando em vir viver aqui, ou mesmo a turismo: Não quero entrar em analises politicas ou sociais, vou tentar ser clara e simples:

Os Brasileiros continuam super bem recebidos como turistas, as pessoas andam mais nervosas do que o normal pelas ruas porque a diferença do que sera a vida de todos se o Sarcosy ou Hollande vencer é grande. Daqui a pouco tempo, em 6 de maio, tudo se esclarece, com certeza dando a presidência para Hollande. Não se preocupem porque se você pegar um francês estressadinho pela frente fique descansado porque não é nada pessoal…

 Quanto a vistos para quem é casado com franceses ou europeus em geral: Estes dois últimos meses o Sarcosy tem mesmo dado ordens para dificultar muito o processo do visto, portanto, se você puder esperar só mais um pouquinho e dar entrada no seu visto depois do Hollande vencer, seria melhor.

Depois de saberem os resultados de quem sera o presidente, os consulados e Prefectures de Police irão começar a serem mais amigáveis com os cônjuges de cidadãos franceses ou europeus. Se você esta por aqui, casado com francês/a e sem visto, espere que tudo se acerta com o Hollande.

Para os turistas:

Quanto ao dia das eleições, não há feriado, esta tudo aberto (museus, etc) e deve haver alguma manifestação pelas ruas, mas nada que atrapalhe os seus passeios.

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

2 Comments

  1. Fafa
    abril 29, 2012

    Pois tem meses que to na luta com visto Alexia ate uma carta pedido que eu fosse ao Brasil pegra visto la recebi dano-me 2 meses acabou em6 de março so que fiquei e protestei a decisão enviei a carta com tudo que tenho de prova com que vivo com meu marido françês a mais de 3 meses ele “afirmaram na carta que me enviou que ñ podem dar visto devido faltas de provas insuficientes” entao fiz carta e envie tudo denovo isso em março ue tava pensando em deixa de ir a prefeitura depois das ele eleições , mas na quarta recebi uma carta dizendo que me consederão visto o “séjour” tenho que pagra umas taxas nada baratas e peencher um formulario e ir junto com meu esposo quando eu tiver ja tudo pronto !

    • Alexia Oliveira
      abril 29, 2012

      Oi Fafa!
      Voce infelizmente não é a unica com problemas de visto sendo casada com frances. Felizmente o pesadelo Sarcosy esta na reta final e a lei de que os conjuges de cidadão frances tem direito ao visto vai entrar em vigor novamente. Estamos todos na torcida para que tudo melhore. Eu li as propostas do Hollande e ele sera muito melhor em relacão aos vistos dos casados. Que bom que finalmente voce conseguiu!
      bj!
      Alexia