Dicas de viagem! O que vestir em Paris no verão!

by Alexia Oliveira on May 1, 2012

in Cultura Francesa,Turismo dicas

Verão em Paris, o que colocar na mala?

Ola pessoal!

Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer uma coisa que faz um pouco de confusão com o pessoal no Brasil, que não esta sempre viajando. Quando é inverno no Brasil, aqui é verão. Quando é primavera aqui, é outono no Brasil, ou seja sempre ao contrario. Pode parecer obvio para os viajantes acostumados, mas acreditem que muita gente não sabe.

Então, vamos falar um pouco do que colocar na mala para estar preparada para o verão parisiense.

E normal as pessoas ficarem um pouco inseguras ao virem para Paris, já que aqui os parisienses terem fama de andarem sempre na ultima moda e ligarem muito para estilo, etc.

Vamos começar então pelo começo:

O conceito de moda aqui é bem diferente do que no Brasil. Apesar da Europa ser dita como lançadora de moda para o resto do mundo, o Brasil segue muito mais o estilo Americano de vestir (eu costumo chamar de moda Miami, ou moda Califórnia, cabelos mechados e alisados, roupa sexy, você sabe do que eu estou falando né?).

Os parisienses estão mais preocupados em acessórios do que em outfits completos da moda, ate porque aqui, pela qualidade e preço das roupas (sem crediário…) não se tem como ficar fazendo shopping terapia todo o sábado. As pessoas usam as roupas ate não dar mais mesmo, inventando, criando, pintando e bordando (as vezes literalmente rsrs), com o que tem. Por isso echarpes e cintos são um must por aqui. Assim se muda o visual com uns poucos euros, sem precisar ficar comprando blusas e calças o tempo todo. E de resto, vivem usando e repetindo os seus básicos de qualidade que compraram a 10 anos atras.

Vamos então as dicas:

Ah… o verão! Corpo a mostra!

Hora de mostrar que todas aquelas horas malhando na academia valeram a pena, mostrar que você esta em plena forma e que nem aparenta a idade que tem, certo? Não. Pelo menos em Paris.

 Aqui não se tem cultura nem moda de praia. Não traga shorts ou blusas com costas de fora, porque depois você não pode entrar nas igrejas ,etc. Bermudas (larguinhas) são bem vindas mas saias são mais polivalentes, dando pra usar de dia, com sapatinho tipo bailarina e camisete ou camisetinha lisa, e de noite com sapatos sociais e uma blusa bonita você já esta pronta para jantar em um lugar fino ou mesmo ir ao Moulin Rouge, etc. Esqueça a roupa de academia em casa.

Não compre roupa nova pra vir. Roupas por aqui não ficam velhas, elas se tornam “ vintage”. Pode usar sem medo, desde que sejam de boa qualidade. Sapatos bons pra caminhar são sapatos velhos, usados e amolecidos, portanto nada de ficar gastando os euros que você poderia usar pra gastar por aqui comprando um sapato pra vir.

 Tenha cuidado com estampas muito florais ou oncinhas, porque elas são muito casuais e depois fica difícil de usar se você precisar ir a algum local que exija traje social. Prefira as cores lisas e mantenha-se fiel a uma paleta de cores para não precisar trazer muita coisa. Uma saia tipo secretaria em cor neutra tem muito mais utilidade do que uma saia florida, a não ser que você saiba combinar muito bem com outras coisas bem discretas.

 Não mostre muito a pele: Se você esta com uma blusa muito aberta, cubra as pernas. E Vice versa. Tenha atenção a sua idade: aqui as pessoas se vestem de acordo com a idade, mesmo estando com o corpo bonito, umas bermudas curtas podem ficar ótimas em uma adolescente, mas não são muito bem vistas de você já passou dos 50. Mesmo que você tenha lindas pernas.

 Prefira sapatos fechados ou bailarinas para andar pela cidade, sandálias cansam muito os pés e podem ser usadas de vez em quando mas não todos os dias. A não ser que você esteja bem acostumada em usá-las.

 E por ultimo, mas não menos importante: Não se vista para “arrasar”. Aqui ninguém faz isso (só os turistas).

Mesmo que o seu intuito seja encontrar o seu príncipe encantado por aqui, os franceses não encaram muito na boa essa coisa de popuzuda, leggings com tops curtos, e minivestidos super ultra sexy – você corre o risco de ser mal interpretada.

Mantenha-se discreta e assim você chamara a atenção pelo lado positivo e não pelo negativo. Invista na maquiagem, no cabelo, enfim, tem varias coisas que você pode fazer para ficar bonita sem ficar muito provocante. No Brasil é super normal, mas aqui não. O meu marido mesmo ate chama essas oncinhas, leggings e botas por fora da calça apertada de “estilo brasileiro”. E para quem quer saber, ele não acha bonito.

 Enfim, resumindo, entre um minivestido apertado de costas de fora e umas calças de linho largas e uma camisete, fique com a segunda opção. No mais, relaxe, você esta de férias e no verão é mais provável que você veja mais os outros turistas por aqui do que franceses.

 Agora, uma lista do que você deve colocar na mala:

 1 Saia reta clássica lisa, ou saia plissada, lisa também

2. Uma bermuda ou saia mais informal.

Sapatilha, sapato boneca, sapatenis, enfim, sapatos bons pra caminhar. Ou espere para comprar uns Mefistos por aqui. Esses são sapatos super confortáveis para caminhar, franceses. Campers são ótimos também, porém são espanhóis. Traga uns scarpins para sair a noite.

Calça jeans – 1 somente, para viagens de trem, passeios no campo tipo em Giverny ou Versailles, etc.

3 Camisas ou camisetes de cor lisa

2 Calças de linho largas para andar no dia a dia. De preferencia a fibras naturais: Rami, seda, canhamo, algodão, também são ótimos.

3 camisetas pequenas (não traga camisetas coloridas com coisas escritas na frente, traga tipo baby look lisas que assim você pode colocar echarpes e estar bonita.

Echarpes e lenços de seda.

Aproveite para trazer as suas joias ou bijuterias que você herdou da sua avo e nunca usou porque no Brasil coisa velha não se usa. Aqui você vai fazer o maior sucesso com um detalhe vintage no seu outfit. Lenços antigos, bolsinhas do tempo do guarana de rolha, broches do tempo que a sua bisa ainda era mocinha, enfeite de cabelo, enfim, vale tudo desde que não seja uma peça de 10 centímetros de tamanho, é claro (tirando a bolsa, é claro, essa poder ser maior do que 10 cm, logico).

Enfim, aproveite para testar os seus dotes criativos e traga peças básicas, muitos acessórios de qualidade, lenços , etc (deixe os brincos de plastico e bijuterias douradas de 10 cm para a sua viagem aos USA).

 Atenção:

Esta é somente a minha opinião. Na realidade, desde que voce não esteja usando burka, tudo é permitido.  De resto, algumas restrições quanto as igrejas, restaurantes finos, Moulin Rouge e nada mais.

{ 29 comments }

Cristine May 30, 2012 at 12:15 pm

Olá! Estarei em Paris na segunda metade de junho e uma dúvida vem me atormentando: podemos entrar nas igrejas com bermudas jeans na altura do joelho e tênis (tanto mulher quanto homem). E calça do tipo legging? Obrigada!

Alexia Oliveira June 1, 2012 at 1:28 pm

Oi Cristine!
Bermudas jeans tudo bem, so não pode mesmo é short e blusas com costa de fora ou tomara que cais.Leggins são meio estranhas para o dia a dia, fora da academia, mas os turistas não são barrados por causa delas.
Beijo
alexia

Adriana May 27, 2012 at 4:33 am

Olá Alexia, tudo bem?
Seu blog é maravilhoso!!!
Estarei indo a Paris dia 8 e ficarei até dia 12 de junho, dia dos namorados. Almoçarei no Le grand colbert e partirei para Roma e Costa Amalfitana. Vc tem alguma dica de vestuário?
O que vestir num jantar no bateau parisiense?
Um grande beijo e sucesso pra vc.

Alexia Oliveira May 28, 2012 at 6:44 pm

Oi Adriana!
Junho aqui é calor, portanto uma saia bonita (no joelho), uma blusinha basica (não muito aberta) e umas sapatilhas ou scarpin são otimos para o almoço. Calça levinha, de algodão ou linho também vale. Com esse tipo de roupa voce pode ir ate a opera, jantar no Bateau, etc. Um ascessorio bonito como um colar ou echarpe completam o visual mas não são super fundamentais.
Na costa amalfitana é zona de praia então vale usar shorts e roupas mais abertas.

Adriana May 29, 2012 at 12:19 am

Obrigada Alexia!!!
Parabéns e sucesso!

Izabella Guedes May 21, 2012 at 12:44 pm

Obrigada pela dica, Alexia! Realmente vai ser assim, lugares fechados para o grupo! Um grd abraço, gostei mt de vc! Parabéns!

Alexia Oliveira May 22, 2012 at 1:26 pm

Oi Izabella!
Esse passeio de voces vai ser bem VIP hehe. Com jantar de gala então.. vai ser inesquecivel.
Desejo a voces um otimo passeio e nem se preocupem então em seguir padrões de moda parisiense, porque na verdade tem muita coisa que se usa por aqui que no Brasil seia considerado um pouco “jeca” hehe, ou meio retro entre brasileiros.
bjos e divirtam-se!

Izabella Guedes May 20, 2012 at 10:37 pm

Boa noite, Alexia!
Meu nome é Izabella, adorei o seu blog, mt instrutivo para nós do Brasil q estamos acostumados com estilos e climas diferentes da Europa! Queria tirar algumas dúvidas com você se puder me ajudar?! Eu e meu marido vamos para Paris e Turquia por 10 dias no final de junho com um grupo de + ou – 200 pessoas do Brasil todo, não conhecemos ninguém ainda, durante essa viagem já estão definidos todos os roteiros e eventos noturnos q iremos, durante dia andaremos nos locais para conhecer os principais pontos turísticos e a noite em Paris por exemplo vamos ao Moulin Rouge, no outro vamos atravessar o Rio Senna a bordo do Onix, no outro andaremos pela cidade durante a noite e no ultimo dia teremos um jantar de gala no Chateau de Chantilly! Nas duas primeiras noites pede esporte fino, na caminhada casual e no jantar traje de gala! Oq vc me indica a usar? E durante o dia é um pouco frio, leva casaquinho? E a noite? Parabéns pelo seu blog!

Alexia Oliveira May 21, 2012 at 8:17 am

Oi Izabella!
Paris e Turquia! Vai ser interessante!
Quanto as roupas, eu acredito que em um grupo tão grande a agencia tera de reservar somente para voces a entrada em todos os locais, ou seja, voces estarão praticamente sempre vendo so os brasileiros do grupo de voces. Nem consigo imaginar como voces farão para entrar em museus pequenos ou mesmo subir a torre eiffel em grupo de 200 pessoas. Mas o certo é que voces não terão mesmo muito contato com franceses, portanto as roupas poderão ser baseadas no que se usa no Brasil mesmo.
No fim de junho ja é oficialmente verão, mas eu aconselho a trazer um casaquinho so pra garantir, pois se o verão for como o do ano passado voce vai usar durante a manha e à tardinha. Eu acredito que voces irão se deslocar pelos locais usando varios onibus e irão comer em local especial, porque não estou muito a imaginar um grupo deste tamanho andando de metro ou mesmo caminhando pelas ruazinhas medievais de Paris ou mesmo parando em cafes, boutiques ou pequenos bistros (simplesmente não ha espaço pra tanta gente!). O passeio de voces acredito que sera ssempre mais panoramico. As minhas dicas do que vestir seria mais pra quem esta andando pelos locais que os parisienses frequentam, andando nos transportes daqui e frequentando restaurantes tipicos parisienses. Voces estarão em outro esquema, com certeza. Bons passeios!
bj

brunela May 17, 2012 at 11:34 pm

Olá Aléxia!
Viajarei a Paris em julho e pretendo levar bermudas jeans com 4 dedos a cima do joelho para usar com baby look, pois sinto-me mais a vontade para passear durante o dia. Você acha vulgar ou deselegante?

Alexia Oliveira May 19, 2012 at 6:49 pm

Oi Brunela!
Se voce sente-se melhor assim, tudo ok. Quanto a ser deselegante, bermuda e tenis não é considerado um outfit “elegante”, e sim confortavel e casual, vulgar não é porque voce esta super decente com a bermuda não muito curta (imagino que larguinha) e babylook é bem legal.
Como eu ja disse, tudo depende da sua idade e biotipo, mas em julho voce vai ver muito turista se vestindo assim por todo o lado.
Relaxe e aproveite o passeio!
bj

brunela May 23, 2012 at 9:45 pm

Alexia muito obrigado pela atenção. Estava preocupada com o meu look , mas seguirei o seu conselho: relaxar e aproveitar a viagem. Vou substituir a sapatilha/ tênis por uma rasteirinha, pois infelizmente não estou podendo usar sapato fechado.

Roseli May 13, 2012 at 6:01 am

Cara Alexia, vou passar 9 dias em Paris, hospedada no Hotel Radisson Blu Champs, na Av Marceau, próximo ao Arco do Triunfo. É um bom hotel e localização? E os restaurantes/cafés são próximos? Algumas dicas. Abraço Roseli

Alexia Oliveira May 13, 2012 at 7:29 am

Oi Roseli
Este hotel é otimo sim, se o seu intuito com Paris for basicamente compras na Champs Elysées – que é uma parte mais nova de Paris. De resto voce provavelmente ira precisar de metro para se locomover ou então tera de atravesar os 3 km de Champs Ellysées antes de ir a qualquer local. Tem cafés e restaurantes sim, alguns mesmo pra turistas e muitos em estilo italiano. Se a sua ideia é ver os pontos turisticos de Paris seria melhor ficar em uma parte mais historica tipo Saint germain de Pres, por exemplo, que fica pertinho da Notre Dame, Marais, etc.
bj
Alexia

Adriana Rangel May 9, 2012 at 1:46 am

Alexia, queria pedir uma orientação, pois vejo aqui no blog a sua disposição em ajudar. Desde já te agradeço muito. É minha primeira vez em Paris e vou comemorar o niver da minha filha ( 15 anos..ok). Passaremos somente 3 dias( sei que é muito pouco..), bom chego no dia do niver da minha filha a tarde e queremos ir para a torre. Pergunta, será que é bom ir para a torre no final da tarde? dá para subir até que horas( digo ver a cidade, sem estar escura), e queria passear pelo rio sena. Acho que seria uma comemoração de 15 anos especial,não acha? Minha duvida é ficar perdida em chegar na torre, pois não sei ainda o hotel que ficarei, a agencia não passou( alias pesquisei muiito e o pacote das agencias ficaram mais baratas, 3 dias em paris e 3 dias em londres.
Amiga, desculpe o texto. Alias queremos no terceiro dia ir para disney. O que acha?

Alexia Oliveira May 10, 2012 at 3:28 pm

Oi Adriana!
O melhor horario pra ir a torre é mesmo de tardezinha!
Quando voce souber o nome do seu hotel me manda um email para alexiaoliveira@gmail.com que eu te digo passo a passo como chegar na torre.
Quanto a hora da noite chegar, é so la pelas 9 e meia… da tempo tranquilo pra subir na torre e ver tudo!E quando escurece fica tudo iluminado, vale a pena também! O bateau voces pegam mesmo no cais em frente a torre, o passeio é otimo mesmo- imperdivel. No terceiro Dia, Disney para fechar com chave de ouro! A sua filha vai adorar!
bj
Alexia

Mila May 9, 2012 at 1:43 am

Alexia, é verdade que em alguns supermercados, como o Monoprix, possuem microondas pra esquentarmos a comida que comprarmos lá (aquelas “pré-prontas”)??? Vou ficar em hotel, então seria uma boa opção para alguns dias a noite caso realmente tenha.

Alexia Oliveira May 10, 2012 at 3:23 pm

Oi Mila
Realmente alguns monoprix tem. O que eu tenho perto da minha casa não tem, portanto é bom pensar em comprar umas saladas, sanduiches e pratos frios também caso não tenha o microondas. Os pratos frios deles são super bons… O monoprix fica aberto ate as 9 e meia, então é realmente uma boa pedida bbb para o jantar!
bj
Alexia

Adriana Rangel May 9, 2012 at 1:27 am

Olá Alexia! Puxa, estarei passando 3 dias em Paris em junho e as suas dicas são sempre maravilhosas. Estou preparando minhas malas, acho que levarei calças, pois como vou fazer os passeios de turistas, ficarei melhor, além das camisas, cardigas e sapatilhas. Depois irei para Londres e acho que lá é mais frio ne?

Alexia Oliveira May 10, 2012 at 3:21 pm

Oi Adriana
Londres é normalmente mais fresquinho sim, mas como esse tempo é maluco, nunca se sabe; mas com cardigans e calças e sapatilhas não tem como errar!
bj
Alexia

Silvia May 6, 2012 at 1:00 am

oi Alexia, seu blog está sendo muito útil pros meus preparativos de viagem!
Chego em Paris dia 29 de junho e tenho uma pergunta: vc falou sobre calças no post, isso quer dizer que o verão parisiense não é tão quente assim?
Obrigada e parabéns pelo blog!

Alexia Oliveira May 6, 2012 at 8:47 am

Oi Silvia
Isso mesmo. Pra mim, o verão aqui é super fraquinho e as temperaturas ficam em torno de 25 graus. Eu não consigo nem colocar sandalia aqui em paris em julho, so agosto rsrs.
Mas as calças que eu estou falando são de linho, de algodão beeem fininho, de seda, larguinhas e leves. Eu tenho calças de verão e uso não so por aqui mas em Marrocos, por exemplo, que faz 40 graus (la não da mesmo pra mostrar a pele rsr) e estou sempre fresquinha. Bermudas jeans eu não aguento porque são muito quentes, essas calças são super levinhas…
bj
Alexia

Silvia May 6, 2012 at 4:53 pm

Obrigada pela resposta, Alexia! Agora já sei o que por na mala!

bjos

Lisiane May 5, 2012 at 3:41 pm

Amei! vivi 6 anos nos EUA e um mês em Paris, e chuta onde gostei mais de me vestir? Tenho procurado incorporar algumas coisas “francesas” aqui em São Paulo, nem tudo dá certo aqui, mas as echarpes eu trouxe várias e uso muito.

Alexia Oliveira May 5, 2012 at 4:37 pm

Oi Lisiane!
Obrigada pelo comentario! realmente tem coisa que os franceses usam (eu eu também, logico) que no Brasil seria um pouco “jeca” mesmo (opinião dos meus clientes turistas brasileiros), como os amados e quridos Bensimon, por exemplo (parece uma conga mal feita). E assim vai. Echarpe, dependendo do calor não se aguenta no Brasil, mas é assim a vida rsrs.
Lisi, to com pressa pra responder porque estou ocupada lendo o seu blog hehe. A DO REI!
bjão e apareça
Alexia

Lisiane May 5, 2012 at 3:24 pm

Oi Alexia, parabéns pelo seu blog, estou impressionada com a quantidade de informações úteis! Fiquei um mês em Paris ano passado, queria ter encontrado esse blog antes, pois mesmo tendo pesquisado bastante antes de ir, algumas coisas não encontrei em lugar algum e aqui tinha. A única coisa que não gostei é que não dá pra abrir várias abas e ir navegando! Mesmo se eu clicar em um link que saia do seu blog, não posso abrir uma página em paralelo, e isso atrapalha bastante, gosto de abrir dezenas de abas com o que me interessa e ir lendo. Sei que você tem preocupação quanto a cópia não autorizada do seu material, mas fica de sugestão de alguém que gostou muito daqui!

Alexia Oliveira May 5, 2012 at 5:13 pm

Oi Querida
Infelizmente o meu conteudo estava cainda sim no blog de todo mundo, como se fosse normal simplesmente sair copiando e colando material que eu demoro pra escrever. A net ja esta tão cheia de coisa duplicada que é um saco surfar em portugues.
Claro, que sempre se encontram coisas maravilhosas como o seu blog (adorei mesmo!), mas tentei deixar um comentario, mas é copmplicado também porque pede pra se conectar no Wordpress.com, que eu nem sabia que tinha conta e não sei a senha. Pena, porque é dificil.
bj e obrigada pelo comentario!
Alexia

Lisiane May 7, 2012 at 3:16 am

Alexia,

Muito obrigada pela força! Meu blog ainda é mirinzinho, comecei a escrever só como um diário pros amigos e família, mas fico muito feliz com comentários como esse vindo de uma blogueira de respeito como você! Valeu mesmo.

Alexia Oliveira May 8, 2012 at 1:16 pm

Oi Lisiane!
Deixa de ser modesta… o sei blog é otimo!
Tão bom ver gente escrevendo tão bem assim como voce faz! e um prazer ler os seus artigos!
bjos esucesso!
Alexia

Comments on this entry are closed.