Condições de entrada na França: Dicas para não ser barrado no aeroporto

Muita gente tem medo de viajar porque vive lendo noticias de brasileiros com a entrada recusada em países europeus.
Na verdade muitas noticias são sensacionalistas e querem mesmo é captar a atenção dos leitores, não contando todos os fatos.
A maioria das pessoas recusadas nos aeroportos realmente falham em apresentar algum documento exigido. Por isso, gostaria de colocar algumas informações a respeito das condições de entrada em território francês e quais os documentos devemos ter em mãos ao chegar ao aeroporto:

1.PASSAPORTE VÁLIDO:

O passaporte deverá ter validade de 6 meses a partir da data da ida ou 3 meses a partir da data da volta.

2.COMPROVANTE DE ESTADIA

reserva de hotel -pode ser a copia enviada por e-mail, imprimida. / atestado de acolhimento oficial* / voucher de excursão

passagem de ida e volta comprovando a saída da Europa – não precisa ser volta ao Brasil.

carta da empresa (se a viagem for profissional)

*Atestado de acolhimento – “attestation d’accueil” é um documento oficial (Cerfa n°10798*03) emitido pela Mairie ou Préfecture de police do município onde mora a pessoa que irá acolher você. Você  deverá apresentar este documento à Polícia da Fronteira no momento da chegada, caso seja necessário apresentar os documentos.
Uma carta ou e-mail de uma amigo ou familiar dizendo que você vai ficar alojado na casa/apartamento dele não serve, tem de ser o documento oficial. Tenha em mente que você deverá ter o documento oficial em mãos, não adianta apresentar a cópia do documento dizendo que o amigo está no aeroporto a sua espera com o documento verdadeiro. Peça para a pessoa enviar por correio o documento oficial, não esqueça de pedir para enviar por Sedex, ou você vai ter de esperar uns 2 meses até chegar a carta. (Atenção: atestado/declaração de acolhimento  e carta convite não são a mesma coisa!)


3.COMPROVANTE(S) DOS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA

Dinheiro em espécie, cheques de viagem, cheques certificados, cartão de crédito internacional válido.

Quanto dinheiro você dera ter? 60 € por dia OU 30 € por dia se você tem um atestado de acolhimento.

4.SEGURO-SAÚDE:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).

Mais algumas informações:
Brasileiros que desejam permanecer menos de 3 meses na França – metropolitana beneficiam-se de isenção de visto se forem a passeio (turistas).
Se você for pensando em trabalhar – você precisa de visto de trabalho. Não venha para ficar ilegal aqui. É ruim para você trabalhar como ilegal porque você não tem nenhuma garantia de que irá receber o seu salário por exemplo, aliás e é comum após alguns meses de trabalho o próprio patrão denunciar você a imigração.
Aqui você conta com a concorrência de imigrantes de língua francesa das ex colonias, não e tão fácil conseguir emprego se você não fala francês. Todas as regalias e leis de legalização de imigrantes ilegais são para os cidadãos das ex colonias, não para os imigrantes ilegais de outras nacionalidades.
Ser deportado não e nada agradável, primeiro você vai ter de esperar julgamento – na prisão, só depois eles te enviam de volta e o seu nome fica registrado. Você pode ate voltar, mas nunca terá as regalias de um imigrante legal tendo a “ficha suja”.
Outro problema e que vindo como turista você nunca poderá mudar o status do seu visto sem voltar ao Brasil. Não adianta conseguir emprego e tentar ficar porque você não pode pedir autorização de trabalho com visto de turista.

Se você tem alguma dúvida a respeito de vistos e permanência,  deixe um comentário com a sua pergunta.

Nota: Este blog nao e escrito pensando unicamente nos leitores brasileiros, mas tento escrever sobre assuntos gerais que possam interessar e esclarerer duvidas de ambas as nacionalidades (portugueses e brasileiros). Neste caso, o artigo e sem duvida direcionado ao publico brasileiro.

163 Comments
  1. Olá e parabens pelo Blog.
    No dia 1 de Abril de 2011, respondeu à Beti sobre a questão de
    trabalho em França, de uma cidadã Brasileira, casada com um Português.

    Bem, essa é exactamente a minha situação, sou Português, casado em
    Portugal com Brasileira, à 3 anos, e ela possui “autorização de
    residência” em Portugal.

    Já estivémos em Guadeloupe (pertence a França, perto da Guiana
    Francesa) porque eu tenho lá um irmão. Eu estive lá a trabalhar, e a
    minha esposa tambem pretendia trabalhar lá.
    Ainda chegou a trabalhar lá 2 meses, mas depois pediram-lhe o visto de entrada.
    Lá explicámos que ela não necessitava de visto por ser casada com um
    cidadão da UE.
    Depois pediram-lhe a carta de “Sejour”, que ela tambem não tem e supostamente não seria necessário.
    Depois, para fazer o pedido da carta de “Sejour”, pediram-lhe a certidão de Nascimento. Ora, no Brasil deixam de passar certidão de Nascimento, quando a pessoa casa. E a certidão de casamento não serve para tratar da carta de “sejour”…..
    Conclusão, teve que deixar de trabalhar, e devido a isso eu tambem e tivémos que voltar a Portugal.
    O que me parece é que eles lá não sabem muito bem que leis devem aplicar.

    Se ela pode trabalhar cá em Portugal, com apenas essa “autorização de residência”, e é casada com um cidadão da UE, não pode trabalhar tb em França?

    Qual a melhor forma de tratar das coisas para ela poder lá trabalhar?

    Obrigado pela ajuda que me puder dar.

    • Ola Luis Felipe.
      Realmente voces estão com varias informações confusas. A versão francesa da autorização de residencia é chamado de cartre ou titre se sejour. Esse era o documento que ela deveria ter para ter direitos a trabalhar la.
      Agora alguns fatos:
      1. No Brasil qualquer um, casado ou não, tem direito a pedir a sua certidão de nascimento. Não existe essa lei de que depois de casado a pessoa ja não tem mais direito a receber segunda via de certidão de nascimento. O que acontece é que realmente para de ser necessario na maioria das vezes, porque a maioria dos orgãos tanto privados como particulares no Brasil pedem então a certidão de casamento. A certidão de nascimento continua tendo utilidade para algumas coisas. Eu mesma ja pedi segunda via de certidão depois de casada. A minha mãe pediu a dela na semana passada. Ambas somos casadas.

      2. Casar com um Europeu não transforma a passoa em Europeia automaticamente, nos continuamos usando o nosso passaporte brasileiro, o que mostra claramente que somos brasileiros. So é europeu quem tem passaporte Europeu. Eu sou casada com frances e não sou francesa, assim como a sua esposa não é portuguesa. Pessoas de nacionalidade de fora da União européia, tem necessidade, sim de ter autorização de residencia, carte de sejour, enfim tem de ter visto. Assim como a sua esposa tem de ter visto para residir e trabalhar em Portugual, ela também precisa de visto para qualquer outro pais da europa. A residencia portuguesa serve para portugal, a carte de sejour serve pra França. Eu não poderia, por exemplo, simplesmente me mudar pra Lisboa e alegar que como sou casada com Frances e tenho carte de sejour, tenho direito de viver em Portugal automaticamente, sem dar satisfação pra ninguem. O meu marido pode, visto que é frances e membro da Comunidade europeia. Brasileiros não o são e necessitam de visto. Eu necessito da carte de sejour pra viver aqui.
      Quem é casado com europeu pode ir diretamente ao pais de interesse, e pedir o visto diretamente no local. Não precisa pedir o visto com antecedencia no consulado.
      Portanto… nada é rapido e o processo pode demorar. E bom verificar se existe a possibilidade de obtenção do visto no consulado frances antes de partir, assim ela ja chega la com tudo certo e pronta pra trabalhar.
      Espero ter ajudado!
      abraço e boa sorte pra voces!
      Alexia

      • Obrigado pela resposta.

        Vamos ver se percebi:
        A carte de sejour é “apenas” uma autorização de residência ou tambem autoriza a pessoa a trabalhar? E tem que ser pedido lá, certo?
        Mas se for daqui com visto de residência, já pode lá residir mesmo sem a carta de Sejour. Mas terá que pedi-la para trabalhar. será assim?

        É que nós pretendemos ir mas não temos contratos ainda. Conhecemos lá algumas pessoas que nos darão trabalho, mas temos que lá estar.

        Vamos ver no Consulado Francês, o que eles pedem para obter o visto

        Mais uma vez obrigado
        Luis Filipe

        • Luis Filipe
          O que impediu a contratação da sua esposa foi simplesmente a falta de visto. Os vistos de long sejour ( em portugues seria traduzido por visto de longa duração), é o unico visto que existe para permanencia em solo frances. Esse visto de long sejour é apresentado fisicamente como um cartão, a tal chamada carte de sejour, antigamente chamado de titre de sejour. Não existe “somente uma autorização de residencia”. Ou a pessoa tem a carte de sejour ou esta em situação irregular:ilegal.
          A carte de sejour que a sua esposa tem direito a pedir, que é a carte de sejour vie familier/priveé, que da direito a trabalhar sim, automaticamente, sem ter de pedir outro documento ao chegar ou apresentar contratos e tal para pedir. Existem varios tipos de carte de sejour, uns com autorização para trabalhar, outras não. A que a sua esposa pode pedir, por ser casada com voce (portugues), da direito a trabalhar.
          Note que a autorização de residencia (dada a ela em Portugal, para viver e trabalhar em Portugal somente), não tem absolutamente nenhum valor legal fora de Portugal. Ela podera entrar com o passaporte brasileiro dela, que da direito a estada sem trabalhar de 90 dias (o famoso “visto de turismo”, que na verdade é somente um carimbo no passaporte que tem validade de 90 dias), a neste periodo requerer junto a prefecture de police mais proxima do local de residencia de voces por la, a carte de sejour baseada em casamento com portugues. Ela não pode, assim como eu, que tambem sou brasileira, me fixar em nenhum outro pais da europa e simplesmente ir ficando por mais de 90 dias sem tratar de visto. Ela tem estes 90 dias para estar pelo menos com um recibo de pedido de carte de sejour, apos isso ela é considerada em situação ilegal e pode ate ser deportada. Com o recibo nas mãos ela ja pode trabalhar ate receber o cartãozinho chamado carte de sejour.

  2. Oi Alexia!!
    Obrigada mesmooooo!!! Saiba que tirou 76727362 kg de preocupação da minha cabeça;…rsrs..realmente, me traquilizou muito! Obrigada. Seu blog é muito útil, e sua experiência e boa vontade em ajudar, deixa muitas pessoas com um ar mais leve nas vesperas de viagem…Parabéns!

    • Oi Querida. Isso mesmo, é hora de relaxar e aproveitar os ultimos momentos de preparativos. Ninguem pede nada no aeroporto kkkk. Agora a unica preocupação mesmo é decidir onde ir primeiro quando chegar, pois o que não falta é lugar legal pra conhecer por aqui!
      bj
      Alexia

  3. Muuuuito Obrigada!!!!!!!!!!!!!!
    Vou imprimir como voce disse.
    Tenho outra duvida:
    Fiz o cartao cash passport da master card, é tipo um VTM, mas é mastercard..bom, ouvi falar que nao vale imprimir o extrato/saldo da internet, sabe como faço pra conseguir o extrato de um VTM, será que em caixa eletronic eu consigo?? estou preocupada, se a imigração pedir esse comprovante tbm…
    bjkss…mto obrigada…

    • Oi Suellen
      comprovantes impressos da internet servem sim!
      pode imprimir o saldo do cartão pelo site.
      Nem se preocupe porque ninguem pega mais no pe de brasileiro nos aeroportos.
      O turismo de brasileiros aqui na europa aumentou e muito, ja se foi o tempo que a gente era visto como “potencial imigrante ilegal”. Nem se preocupe.
      bj
      Alexia

  4. Bom dia Alexia Oliveira! Eu, minha esposa e minha filha de 20 anos estaremos viajando para a Europa, a turismo, por um período de 08 dias. Inicialmente sairemos do Rio com destino a Paris e lá faremos uma conexão para Lisboa. Depois de umas 3 noites em Lisboa seguiremos para Paris para mais 3 noites e depois retornaremos para o Rio de Janeiro. Gostaria de saber se é necessario ter às mãos a Carteira de Vacinação para entrada na Europa. E sobre o visto de saída daqui do Brasil em que local eu faria. Demais documentos e reservas de hotéis com respectivos vouchers estão ok. Abraços e parabéns pelo serviço.

    • Ola Reginaldo
      Voces são Brasileiros? brasileiros não precisam de visto para virem passear a turismo na Europa. Não se preocupem com isso. Quanto a carteira de vacinação, tambem não é necessario. Os requerimentos para a entrada de Brasileiros na Europa são os seguintes:
      1. Passaporte com validade minima de 3 meses a partir da data de saida. Como voces irão ficar 10 dias, o passaporte de voces tem de ter validade de no minimo 3 meses e 10 dias. Um passaporte tem validade de 5 anos.
      2. Reserva de hotel
      3. Seguro de viagem com o valor de 30000 euros de seguro. Este seguro custa barato e pode ser feito atraves de agencias de viagens ou mesmo pela internet.
      4. Passagem de volta ao local de residencia.
      5. Euros ou cartão travel money, ou cartão de credito. Voces devem ter cerca de 60 euros por dia de estada por aqui, ou seja 600 euros por pessoa para passar 10 dias.
      Sei que voces irão ficar somente 8 dias, so estou arredondando para facilitar o entendimento das contas.
      Bom; é isso!
      Boa viagem!
      Alexia

  5. Muito lindo o seu blog. Super importante todas as dicas que voce dá.
    E a minha dúvida: Estou viajando final desse mes com meu namorado para 30 dias na europa. Tenho as reservas feitas. Porém paguei com meu cartão de credito a reserva dos dois. Na confirmação de reserva que veio ao meu e-mail (e tambem pelo hostelworld), nao aperece nem meu nome e nem de meu namorado, apenas os contatos dos hostels e os valores das diárias e o numero de confirmação da reserva. A minha duvida é se na imigração pedirem os comprovantes de hospedagem poderá dar algum problema nao ser nominal??? ou seja, nao aparecer nossos nomes nas reservas, apenas o num da confirmação e outros dados.

    • Oi Suellen
      Imprima o email na totalidade; com cabeçario e tudo, para provar que as reservas são de voces. Estranho que não tenha vindo o nome de quem esta reservando o quarto. Se na reserva tem o numero do hotel se a imigração quieser eles podem confirmar com o hotel, mas acredito que ninguem vai pedir nada…
      bj
      Alexia

  6. Olá Alexia!
    Tenho uma dúvida em relação a entrada na França com um atestado de acolhimento. Em posse de um atestado de acolhimento francês, há algum problema em eu ir para França em voos com conexão na Espanha, Portugal, Holanda, Alemanha? Fiquei sabendo que passo pela imigração nesses países, e não pela imigração da França. Eles podem rejeitar minha entrada por eu possuir um atestado de acolhimento francês, ou o mesmo é válido em todo o espaço Schengen?
    Agradeço sua atenção!

    • Oi Jean
      Não sei se entendi a sua pergunta.
      voce passa pela imigração somente uma vez; e se o seu intuito é vir para frança voce não passara por tantas conexões, somente um, de acordo com a sua companhia aerea.
      Se a sua pergunta é se ao chegar, por exemplo, no aeroporto de lisboa OU Madrid OU Amsterdan, etc, fazendo conexao direta para um avião para vir pra ca, o pessoal da imigração nestes paises aceitam sim o seu documento, desde que voce venha direto e não fique nos outros paises. O seu atestado de acolhimento tem de ser referente a todos os seus dias de estada.
      Se voce chegar, por exemplo, dia 10, o seu atestado de acolhimento tem de mostrar que voce tem onde ficar a partir deste dia. O atestado é valido somente pra comprovar que voce tem onde ficar em territorio frances, não em outro pais.

  7. Olá Alexia parabéns por esse trabalho lindo de auxílio que você presta a todos nós.
    Eu tenho uma dúvida:
    é o seguinte: eu vou me casar com um frances, ele vai vir me buscar aqui no Brasil e não sei quais os procedimentos fazer, que tipo de visto devo pedir, quanto de dinheiro devo levar, sei que ele deve me enviar ou tra\zer o atestado de acolhimento oficial. O resto se voce puder me dar uma ajuda e me esclarecer eu te agradeço. bjoss

  8. Olá ALEXIA oarabéns pelo seu lindo trabalho, você está ajudando muta gente com seus esclarecimentos.
    Bom eu tenho duvidas, é o seguinte eu vou me casar com o Frances ele vai vir me buscar aqui no Brasil, eu tenho o passaporte e o$$$ de permanencia se eu fosse ficar os 3 meses, aminha dúvida agora é: o que devo fazer? preciso de que tipo de visto? Eu sei que preciso de atestado de acolhimento, o que mais vou precisar? voce me aconselha eu me casar aqui ou lá? Ele é cidadão de lá.
    Por favor me ajuda. beijos

    • Oi Silvia
      Em primeiro lugar parabens pelo casamento.
      Eu acredito que seria melhor voces casarem no Brasil, visto que voce vive ai, assim a sua familia podera estar presente. Depois voces declaram o casamento no consulado frances e pedem um visto pra voce vir viver aqui com o seu marido.
      Vir pra ca sem visto hoje em dia pode ser meio complicado porque o Sarcosy andou mudando um pouco as leis de imigração e o visto não é mais automatico para pessoas casadas como era a uns dois meses atras.
      bj!
      Alexia

  9. Nossa Alexia, muito obrigado pela resposta. Outra coisa, trabalho em uma empresa pública. Vc acha bom levar alguma declaração da empresa falando que estarei em férias, só pra garantir, ou você acha isso desnecessário? obrigado.

    • Oi Marcelo
      Nao precisa. Se voce esta com todos os documentos necessarios e o $$ que eles pedem, ja basta. De qualquer forma, eles nao encrencam mais conosco como faziam antes, hoje em dia os brasileiros sao muito bem vindos na Europa, como turistas. Nao se preocupe.
      Abracos pra voces e boa viagem!!!
      Alexia

  10. Alexia, estou viajando com uma amiga pra Paris agora, e estou levando tudo que é exigido,Passagem de ida e volta, seguro, voucher de hospedagem em hotel e em dinheiro 1500 euros para o periodo de 8 dias. Tenho cartão Internacional, só que o limite é pouco já está comprometido. Você acha q poderá algum problema? Seria bom em fazer um VTM e colocar euros nele? Outra coisa, entrarei na UE por Lisboa. Passarei pela imigração lá em Lisboa ou em Paris? Um abraço e obrigado pela atenção.

    • Oi Marcelo
      Com o dinheiro que voce esta trazendo, da tranquilo pra passear por aqui, comer, ver os museus, etc.
      Voce nem precisa provar mais nada, porque e necessario ter 60 euros por dia e voce esta trazendo o dobro disso em dinheiro.
      Voce passa pela imigracao em Lisboa.
      Abraco
      Alexia

  11. Olá Alexia!
    Irei para França no fim do ano, passar mais ou menos 50 dias. A amiga que irá me acolher, já está providenciando meu atestado de acolhimento. A minha dúvida, é se cartão de crédito internacional entra na quantidade de dinheiro necessária para eu passar esses 50 dias, que no caso daria 1500 euros.
    Gostei muito de seu blog, parabéns pela iniciativa.
    Abraços,
    Jean

  12. Oi estou com uma certa dúvida, foi dar entrada no meu passaporte amanhã para realizar uma viagem a Portugal e França em junho, porém tenho lido que a validade do passaporte tem que ser de 6 meses, é isso mesmo? Corro o risco de não poder viajar.

    Abçs

  13. Oi Alexia!!!
    Olha, agora acho que essa é a minha última dúvida!! Haha
    Eu conversei com o meu namorado sobre a carta convite, e não vai dar certo pelo fato dele está sem emprego no momento e você precisa ter um serviço para poder fazer esse tipo de carta..Então vou fazer mesmo a reserva no hotel por uns dias só em caso da imigração da holanda me perguntarem algo..Só tenho dúvida em uma coisa..Você disse que falar que vai visitar amigos é uma boa..Mas será que eles não vão encanar por eu estar ficando em um hotel mas indo visitar amigos?? Ou caso eu fale que eu já tenho um amigo lá, e ele vai me levar do aeroporto para o hotel, eles não vão achar estranho?? Eu sei que essa pergunta é meio boba e que eles possam nem me perguntar nada mesmo, mas só queria tirar essa dúvida com você!! hehehe Obrigada Alexia!!! Beijosss
    Maya

    • Oi Maya!
      Nao te preocupa porque europeu nunca fica dormindo na casa dos amigos quando viaja. Eu sempre fico em hotel, ate quando vou ao Brasil visitar a minha mae. Nao e problema nenhum. Ninguem vai achar que os amigos tem de ter quarto de hospedes para visitas, e dormir na sala de alguem e completamente anti “cultura europeia”.
      Nao te preocupa!
      Bj.

  14. Olá, Alexia! Parabéns pela sua atenção e paciência!
    Minha dúvida é sobre o tempo q preciso esperar para retornar à União Européia. Explico: estive na UE (Portugal, Espanha, França e Itália) como turista de 17/12/2010 a 16/03/2011 (3 meses), e pretendo ir novamente em meados de maio próximo, pra esses mesm países, com retorno ao Brasil no início de julho.
    Não entendi bem, mas há alguma lei q proíbe essa minha ida em menos de 3 meses depois q saí daí?
    Desde já, mto obrigada.

    • Oi Rosa. Nao se preocupe com essa lei. Normalmente se ha algum problema e com pessoas indo e vindo so pra carimbar a entrada e entrar de novo. Com o tempo entre as suas viagens e volta ao Brasil ninguem vai achar problema.
      Pessoas que vao e vem entre Marrocos e UE, por exemplo, podem levantar suspeitas, mas nao e o seu caso. Eu cansei de vir a Europa, passar uma semana ,voltar pra casa (no meu caso era em Shanghai) e depois de um mes estar de volta. Nunca vi problem nenhum.
      Bj

  15. Ola
    Estou indo a Paris domingo dia 10 de abril, mas estou com medo pois não falo frances, e muito menos ingles será que vou conseguir me virar?

  16. Ola alexia! adorei seu site! Parabens!
    estou indo para paris e roma daqui há 1 mes e estou com algumas duvidas…. vc pdoeria me enviar oa rtigo das atrações dividio pelas regioes e os 10 melhores museus com os metros?
    Em maio que teperatura devo esperar? roupas de frio?
    Ficarei em um hotel em Sorbonne.
    O Outlet vale a pena?
    Estava planejando fazer paseios de 1 dia em Versalhes, 1 dia no Vale do Loire e 1 dia na rota do Champagne e vi alguams algencias como ParisVision e Paris TRip que cobram razoavelmente caro pelo passeio… vc acha que vale a pena? vale ir de carro (alugar)? vc faz esse serviço?
    desculpe pela enxurrada de perguntas… orbigada!

    • Ola Paula!
      que bom que voce esta gostando do blog!
      Vou te mandar os artigos por email.
      Parabens pela escolha do seu Hotel a area da Sorbonne e fantastica, cheia de pontos turisticos e bem no centro de Paris, alem de ter fatasticos restaurantes baratos e bons por perto.
      Aqui ja esta fazendo cerca de 20 graus durante o dia, baixando para 17 a noite. Em maio vai estar mais quente ou no minimo igual.
      Nao ha necessidade de trazer roupas pesadas, mas uma jaquetinha leve (jeans, por exemplo) ou cardigan de algodao sempre podem ser uteis durante a noite ou em passeios de bateau mouche pelo sena. Outlets valem a pena se voce tem um estilo mais classico e quer comprar roupas que durem bastante, mas voce nao ira encontrar roupas da moda. E bom para comprar calcas classicas (calcas pretas ou em cores basicas), casacos e afins. Se voce esta a procura de roupas mais modernas e joviais, aconselho dar uma olhada no Bom Marche, Mango ou galerie Lafayette.
      Quanto aos passeios que voce quer fazer, acho que a melhor opcao e mais barata, ainda e pegar o trem e ir. Voce nao precisa se preocupar com o caminho e descansa vendo a paisagem. Eu faco passeios guiados ate Versailles mas nao sai muito mais barato do que o Paris Trip, porque o paris trip faz passeios em grande grupo e eu faco passeios individuais ou em grupos pequenos de pessoas que estejam viajando juntas, como casais e familias.
      O Paris Vision eu nao conheco.
      bj e volte sempre!
      Alexia

  17. oi queria uma infomaçao
    eu estive na italia em fevereiro de 2011 dia 4 e voltei para o brasil dia 26/02
    queria saber se tem problemas eu retornar a italia e maio de 2011??eu estou na duvida,pq so gastei 20 dias e cada pessoa com quem falo me diz uma coisa diferente.
    wanna
    grata

  18. Entendi!! Bom eu achei um hotel que eu possa fazer reserva por mais de 30 dias..Mas ainda estou com medo..Mas no final tudo da certo! haha , bom , se eu tiver alguma dúvida eu te escrevo dnovo !! Muito obrigada por tudo Alexia, beijosss!! Maya

  19. Entendi!! Muito obrigada Alexia :)) agora o problema mesmo é achar um hotel que eu possa reservar 30 dias hehe eu li no seus outros posts que pode reservar só alguns dias e se eles perguntarem o motivo de não ter os outros dias reservado é só falar que você quer ver se gosta do hotel primeiro..mas tenho medo deles não acreditarem..Mas vou tentar resolver isso !! hahaa beijosss

    • Oi Maya!
      Reserva so pra primeiroa semana. Eu nao acho que vai ser problema. E normal, principalmente se voce esta indo pra um hotel barato, ficar “meio em duvida” se o hotel ou albergue e bom mesmo. Outra coisa que voce pode dizer e que voce esta pensando em dar umas voltas pelo pais e pronto. Nao vai dar problema, alias e mais provavel que eles nao perguntem coisa nenhuma. Eu sou viajante “inveterada” e ja viajei muito, sozinha desde de os 17 anos (tenho 39 agora). Nunca ninguem me perguntou nada. Absolutamente nada.
      Bju

  20. Oii Alexia, aqui estou eu de novo te incomodando!! hahaha
    Olha, estava a ler o que você escreveu nos comentários anteriores, e fiquei surpresa que a carta convite não serve para nada e que da muito trabalho esse atestado de acolhimento.. Vou para a Noruega dia 5 de julho, e como disse anteriormente, vou fazer conexão em Amsterdãm. A minha dúvida agora é: Eu vou marcar a volta para o dia 10 de agosto, mas se tudo ocorrer bem pretendo ficar mais um mês, isso não é o problema,pois posso mudar a passagem depois, e vou seguir a sua dica, vou alugar um hotel até o dia 10 de agosto e quando chegar a Noruega vou cancelar. Só que se caso eles perguntarem na imigração se eu conheco alguém lá,ou se vou me encontrar com alguém (pois estou indo sozinha), e falar que vou encontrar amigos que moram lá e etc, você acha que eles podem encanar , e pensar que estou mentindo?
    Muito obrigada novamente Alexia, seu site é muito bom, fico feliz que pessoas como você possam ajudar outras perdidas(assim como eu) hahaha.. Beijoss !!! Au revoir :)

    • Oi Maya! Nao incomodas nunca!!
      Eu sempre viajei sozinha e nunca ninguem me perguntou nada, porque e normal mulher viajar sozinha na Europa.
      Desde que voce seja consistente no que vai dizer e tenha todos os documentos mecessarios pra mostrar, eu realmente nao acredito que alguem vai encrencar contigo.
      Vir visitar amigos e uma boa pra falar tambem, desde que seja essa o seu real motivo. na verdade o que vai te fazer entrar sao os documentos em ordem mesmo.
      Nao te preocupa!
      bj
      Alexia

  21. Oi Alexia, tenho outra perguntinh para você. Mesmo ficando na casa de amigos tenho que comprovar que tenho dinheiro suficiente para me manter. Você acha que se eu levar mais ou menos 100 euros em dinheiro, mais o cartão de credito é suficiente? Obrigada. Vanesa

  22. Olá tudo bem Alexia, gostaria de tirar uma dúvida, estive na França em Agosto de 2005, fiquei cinco dias em paris depois fui londres, na verdade na minha passagem eu teria que voltar para o Brasil por paris mas voltei por londres, será que posso voltar para frança novamente pois passei mais de um ano em londres?

    • Oi Jorge!
      Nao Se procupe com o que aconteceu a mais de 5 anos atras. Na Europa nao tem informacao nenhuma de mais de 5 anos nos computadores dos aeroportos.
      Pode vir sem medo! Mesmo que voce tivesse sido ate deportado, nao teria problema tambem agora.
      Relax and welcome back!

  23. Oi alexia,estou indo a espanha com conexao paris,ja fui uma fez,e irei da mesma forma,e na ultima fez eu achei que fora exirgentes pois ate meu dinheiro contaram,mais graças a Deus passei,e estarei indo de novo e sei que passarei pela imigraçao de paris e gostaria de saber como esta a entrada de brasileiros e se tenho alguma vantagem por ja ter entrado por ali uma outra vez.

    obrigado

    • Oi Debora!
      Eu sempre achei a imigracao por aqui muito amigavel, eles sao super simpaticos. Traga tudo direitinho, venha com todos os papeis na mao, documentos e dinheiro necessario para ficar aqui que ninguem pode te barrar.
      Abraco

      • obrigado alexia,estou embarcando hj,chego ai amanha,tenho seguro viajem,passaporte valido,reserva de hotel e 65 euro/dia.espero mesmo que tudo de certo,mandarei noticias.obrigado

  24. Alexia,
    Verdade, vou relaxar!!
    Eu costumo ir a trabalho p Shanghai, Ningbo e Guangzhou.
    Shanghai e incrivel…..passei 1 mes la da ultima vez.
    5 anos deve ter sido uma bela aventura.

    • Relaxa mesmo, nao tens porque te preocupar!
      Pois e, eu tambem estive estes 5 anos a trabalho tambem adorei viver la, mas 5 anos e o suficiente rsrs
      Conheci Ningbo, onde passei 2 semanas, mas guangzhou so estive por um fim de semana, nao posso dizer que “conheco”. Gosto muito de Suzhou.
      Viajei bastante por la, e pela Asia inteira.
      Abraco!

  25. Oi Alexis, gostei muito do seu blog, parabéns.
    Tenho uma dúvida, se puder me ajudar, agradeço.
    Viajarei por 1 mês na europa, espaço schengen + inglaterra. A imigração será feita em Amsterdam, e os 3 primeiros e 3 últimos dias da viagem, ficarei hospedado na casa de um amigo brasileiros cidadão holandês. Para as outras cidades que é 90% da viagem, já tenho os comprovantes de reserva, passagens de trem e etc…., apenas não tenho para esses primeiros e últimos dias. Para isso pedi a ele que fizesse uma carta convite, autenticada na prefeitura da cidade dele, conforme me haviam dito para fazer. Ao chegar na prefeitura, eles informaram que não poderiam autenticar tal documento e recomendaram que ele apenas fizesse uma carta, assinasse e anexasse um xerox simples do RG holandês dele.
    Então eu telefonei no consulado em SP e RJ perguntando. Ambos me disseram que não era necessário autenticar, mas eu fui atendido pela secretária que nos dois pareceu meio confusa em dar a resposta, mas acabou apenas concordando comigo.
    No site da emb. do Brasil na Holanda diz que é necessário autenticar sim na prefeitura local.
    A cidade que mora meu amigo é bem pequena e no interior…talvez não sejam acostumados a esse tipo de coisa.
    E ai o que você acha?, eu arrisco e viajo com essa carta+cópia RG que tenho dele, sem a autenticação oficial?
    Tenho medo do oficial da imigração arrumar problema comigo só por não ter autenticação da prefeitura. Meu amigo é brasileiro porém ele tem nome e sobrenome holandês já que toda familia é de lá….então não pareceria ele ser um imigrante me convidando pra ir….é como se um holandês mesmo estivesse me convidando.
    Tem uma sugestão?

    • Felipe, acho que ja respondi essa mesma pergunta sua a 1 hora atras. Nao vou responder de novo, ja dei a minha opiniao. Voce faz o que achar melhor.
      O fato dele “nao ter nome de imigrante” nao interessa” em nada neste caso.
      ah! O meu nome nao e Alexis, e Alexia, ok?

  26. Oi Alexis, gostei muito do seu blog. Parabens pela ajuda a todos.
    Tenho uma duvida, se puder me ajudar, agradeco.
    Viajarei por 1 mes no espaco schengen e inglaterra. Farei imigracao em Amsterdam, e os primeiros e ultimos 3 dias ficarei hospedado na casa de um amigo brasileiro cidadao holandes. Para as outras cidades ja tenho reservas de hoteis, passagens de trem, apenas nao tenho Para esses primeiros e ultimos dias. Entao Pedi q ele fizess uma carta convite autenticada na prefeitura da cidade dele. Ao chegar na prefeitura, eles disseram que nao poderiam autenticar tal documento. Entao sugeriram q ele apenas assinasse sem autenticacao com um xerox simples do rg holandes dele.
    Eu liguei no consulado em SP e RJ e ambos me disseram que nao precisava ser autenticado. Porem nao senti firmeza nas pessoas que me atenderam nos consulados, ambas estavam em duvida, e prefeitura da cidade do meu amigo e uma cidadezinha de interior e nao estao acostumados com isso, e tambem li no site da emb. Do brasil na holanda que era necessario sim a carta ser autenticada na prefeitura da cidade que vou ficar
    Que grande duvida agora…..
    Estou com a carta simples dele aqui e copia do rg e as outras reservas de hoteis.
    E ai o que vc acha, arrisco entrar com essa carta que tenho?

    • Ola Felipe
      Se o que voce quer dizer com “fazer imigracao” significa “passar pela imigracao”, vou tentar ajudar, parta do principio que eu conheco as leis francesas e nao Holandesas, mas acredito que sejam as mesmas.
      Eu nao sei se as leis sao todas iguais na Holanda e Franca. O que eu sei e que aqui, carta convite apenas justifica a sua estada. O que substitui a reserva de hotel e o certificado de alojamento. Este sim, e um documento oficial onde o cidadao residente prova que esta apto (tem lugar suficiente dentro de casa e condicoes de hospedagem) e quer alojar um estranjeiro por um tempo determinado. Este documento deve ser feito na prefeitura, mas nao e uma “cartinha’ onde eles colocam um carimbo. E um documento oficial, feito em papel especial, alias lembra o papel de que e feito o euro (dinheiro). Para fazer este certificado, a pessoa precisa levar comprovante de que tem ou aluga uma casa em seu nome (nao pode ser no nome de outro). Comprovante de taxas pagas pela propriedade, comprovante de emprego e salario, documento de identidade, e escritura da casa/apartamento comprovando, (com a metragem das pecas e metragem total da propriedade) que existe uma peca vaga para alojar alguem – nao pode ser na sala.
      Depois de levar todos os documentos, a pessoa tem de esperar uma visita deles onde eles verificam as condicoes de moradia da pessoa. Depois disso a pessoa espera mais um tempo por uma correspondencia da prefeitura com a resposta (se sim ou nao), se eles aceitam, a pessao vai la retirar o documento. O valor aqui em Paris e 30 Euros, mais 50 euros pra enviar por fedex para o Brasil.
      Realmente ir a prefeitura pedindo um carimbo em uma carta de convite nao faz muito sentido.
      As cartas convites, quando necessarias (Espaco schengen nao precisa) so deve ser carimbado e autenticado quando e dada por alguma instituicao cultural, empresa ou universidade (no caso de convites para palestras, participacao em exposicoes de arte ou espetaculos). Essa carta nao e justificativa de alojamento. Essa carta e apenas justificativa de motivo.
      O que voce precisa ter para substituir reserva de hotel e um certificado de alojamento, mas voce acha que vale a pena fazer o seu amigo passar por esse processo todo por causa de alguns dias? Eu aconselho voce a fazer uma reserva para o seu primeiro dia no albergue mais barato que voce encontrar em Amsterdan, e livrar o seu amigo desse trabalho todo. E mais facil e mais barato. Ao chegar la e do telefonar cancelando e pronto.
      Espero ter ajudado.
      Abraco

      • Oi Alexis,

        Desculpa, deu um problema na minha conexão e acabei mandando a pergunta duplicada.
        Então, eu cheguei a essa carta-convite, lendo sites na internet….tinha sites que davam exemplo de cartas convite da Itália, Portugal.
        Ai telefone no consulado holandês aqui e perguntei, eles me disseram para apenas colocar na carta o endereço de onde vou ficar, celular para contato, dias que ficarei e ele declarando que se responsabilizará por mim enquanto estiver na Holanda. Ai eles não quiseram autenticar porque disseram que autenticação tem apenas fins juridicos e não nesse caso….
        Esse amigo holandês, na verdade é meu cunhado, e eu vou viajar junto com a minha namorada que tem passaporte holandês e não a cidadania, RG holandês, já o irmão dela que mora lá tem tanto passaporte quanto o RG.
        Todos os comprovantes que eu tenho, de passagem de trem, aérea na europa mencionam o meu nome e o dela, portante vai que o oficial pergunta assim: “quem é a pessoa X”, ai eu falo é minha namorada…se ele chama ela e ela mostra a passaporte holandês…ai ele vai perguntar como ela tem aquele passaporte…ai ela vai explicar do pai dela, irmãos holandeses…ai de tabelinha digamos eu estaria mentindo sobre a visita a eles…..o que poderia ficar ruim pra mim, por isso penso que talvez fosse melhor não reservar um hotel para os primeiros dias….e caso eles pedirem eu apresento a carta…se pedirem vou dar os comprovantes dos hotéis que tenho……
        Não acha melhor?……ficaria meio estranho eu ir p/ Holanda com uma namorada com passaporte holandês e omitir que vou visitar os parentes dela que moram a 1 hora dali de trem.
        Sei que no fim das contas tudo da certo porque tenho boas intenções vou só passear lá e boa…..mas vc sabe como é…com esses relatos da internet ficamos meio apreensivos….
        A última vez que entrei em Amsterdam sozinho ficaram perguntando o que eu ia fazer, porque estava lá…..mas foi tranquilo porque eu só ia passar o dia…estava com passagem marcada p/ China para o mesmo dia…..dessa vez como vou pra passear lá mesmo fiquei mais preucupado.

        • Oi Filips!

          Como eu disse, a carta convite servia antes, agora nao serve mais. tem muito blog na internet que nao atualiza os artigos antigos. Eu atualizo.
          Mas agora a coisa muda de figura. Voce esta indo acompanhado por uma holandesa (sim se ela tem passaporte ela tem cidadania, se tem RG ou nao nao diminui a cidadania dela). Nao precisa se preocupar. Ninguem vai perguntar nada, muito menos como ela “conseguiu” o passaporte. Pode ficar tranquilo.
          Quanto a eles acharem que voce esta mentindo, eu nao vejo como. Voce esta viajando com uma europeia, niguem vai encrencar.
          Da pra notar que voce esta bem nervoso com essa viagem, relaxe!

          Mudando de assunto… pra onde voce foi na China? Eu vivi 5 anos em Shanghai.
          abraco!

  27. Boa noite,
    Adorei o site e suas respostas são úteis a muitos.Tenho uma dúvida e se possível gostaria que
    fosse esclarecida.Sou brasileira,casada com português,tenho residência portuguesa.Estamos com intenção de viver em França pois meu marido esta a espera de uma resposta de trabalho.Oque seria preciso ser feito?Tenho que pedir um visto aqui em Portugal,ou tratar disso em França?
    Posso trabalhar normalmente?
    Obrigada pelo atenção e parabéns pelo site.

    • Ola Beti
      Voces nao precisam fazer nada! e so fazer as malas e vir! Voce e Europeia (UE), nao precisa de nada para viver aqui, so vontade!
      E so chegar e procurar emprego!
      Sejam muito bem vindos por aqui! Boa sorte pra voces, e se voces precisarem de qualquer coisa, sera um prazer ajudar.
      Se estiverem em duvida quanto a localizacao de apartamento, ou onde comprar as coisas por aqui, e so perguntar! Fiquem em contato! alexiaoliveira@artdeviv.com
      Voces vao adorar viver aqui! Estou torcendo para que tudo de certo com o emprego de seu marido!

      • Olá Alexia;
        Muito obrigada pela atenção!!
        Fico mais tranquila assim,mas só a um detalhe que esqueci de falar,eu não tenho ainda
        a cidadania portuguesa,somente a residêcia portuguesa. válida por 5 anos.
        Tudo bem esta questão?Não será preciso mais nada?
        Agradecida ,ficarei com seu contato pois com certeza será preciso.
        Beijos.

        • Oi Beti!
          Ai a coisa muda de figura um pouco. Uma coisa e ser europeu outra coisa e ter visto de residencia pra viver em Portugal.
          Como voce e casada com portugues, chegando aqui voce tem de ir pedir sim um visto para ficar aqui, mas vai precisar de pouca coisa, basicamente o importante e mostrar a certidao de casamento. Mas nao e dificil, nao se preocupem que vai dar tudo certo.
          Outra coisa que voce pode ver ai mesmo em Portugal e se tem como trocar a residencia Portuguesa por uma residencia europeia. Eu sei que a uns 7 anos atras, quando eu vivi em Lisboa, isso era possivel. Nao sei se ainda existe esta opcao.
          Abraco!
          Vamos nos falando! Voces vem viver em Paris?
          bj

          • Olá Alexia;
            estive vendo aqui e podemos pedir o visto já no país de origem,espero que não seja muito demorado.Vou me informar se é possível trocar a residência, seria uma boa também.Seria em Paris para vivermos,só não sabemos bem o local.
            Agradeço muito sua atenção,tenha um ótimo final de semana.
            bj

          • Pois e Beti, foi isso que eu acabei de te dizer. Nao no pais de origem, no pais de chegada, no caso aqui (França).
            No momento que voce da entrada no visto, voce ja recebe um recibo que da direito a ate procurar trabalho.
            Abraco! Bom fds!

  28. Oi Alexia, estou com uma dúvida… vou para Italia ficar por 3 meses na casa de amigos italianos. Porém através dos suas respostas percebi que é um pouco burocrático fazer essa carta de acolhimento. Você sugeriu fazer a reserva em um hotel e depois cancelar, mas a minha dúvida é: tenho que mostrar a reserva por 3 meses ou eu posso fazer só por alguns dias? Os hoteis só me cobraram uma diaria, ou terei que pagar alguma coisa antes para fazer a reserva?? Obrigada!
    Vanessa

    • Oi Vanessa!
      Pois, e essa carta de acolhimento e cara e exige um monte de papaeis ( e tem de pagar tipo uns 30 euros), e depois eles ainda tem de pagar mais 50 euros pra enviar por fedex pro Brasil (o sedex daqui).
      Por esse preco voce pode tranquilamente fazer uma reserva para os primeiros dias da sua estada. Chega aqui e cancela.
      Dependendo do hotel, eles vao pedir o numero do seu cartao de credito, e poderam (ou nao) cobrar uma pequena taxa de reserva.
      Pesquise bem, porque tem como fazer reserva sem pagar essas taxas. Se voce quer so fazer reserva pra nao ir sem nada, faz reserva em um hostal batato pelo site ho Hostelworld, escolhe o mais barato, que seja na cidade que voce vai ficar, e pronto. Eles nao cobram taxa de reserva. Cada site tem uma politica de cancelamento diferente, portanto veja direitinho antes de reservar, mas basicamente todos cobram uma diaria (o primeiro dia) como “multa”.
      Se eu fosse voce fazia a reserva para pelo menos uma semana, em algum local barato, com quarto compartilhado (que afinal voce nao vai usar mesmo), se alguem pergunta porque voce nao tem reserva para os outros dias (o que eu duvido muito) e so dizer que quer ver se o hostal presta pra ver se vale a pena passar 3 meses la. Pronto, problema resolvido.
      Abraco
      Alexia

      • Alexia.. muitissimo obrigada pela dicas, você relamente tirou um grande peso de mim!!!!! beijosssss

          • Alexia tenho outra perguntinha para você. Tenho que comprovar meios financeiros para me sustentar mesmo ficando na casa de amigos. Você acha que levando em torno de 1000 euros em dinheiro, mais cartão de crédito internacional é suficiente para mostrar na imigração?

            Obrigada,
            Vanessa

          • Oi Vanessa!
            Se voce nao tem o certificado de alojamento, voce deve ter pelo menos 60 euros por dia de estada. Se voce tem o certificado, 30 euros por dia. Nao interessa se em dinheiro vivo ou na sua conta bancaria (com cartao internacional). Voce nao diz quanto tempo vem ficar por aqui, por isso nao posso responder se 1000 euros sao suficientes ou nao.
            Atencao que certificado de alojamento e carta convite nao sao a mesma coisa! Voce precisa ter o certificado de alojamento para substituir a reserva de hotel e a necessidade de ter 60 euros por dia.
            Abraco

  29. Muito obrigada Alexia!!! Agora estou mais tranquila..hehe e só mais uma pergunta: Em relação a visto, eu sei que preciso esperar 6 meses para poder ficar 3 meses , certo? Só que a minha dúvida é se eu preciso esperar 6 meses a partir do dia que eu voltei a Europa ou a partir do dia que eu cheguei aí. Se você puder me responder,eu agradeço muito!! :) beijoss

    • Oi Maya, legalmente falando, seria a partir da data da sua partida do territorio Europeu, mas eu duvido muito que eles estejam procupados com esse detalhe.
      Acho que esta lei e so mesmo para quem fica 3 meses, sai, carimba o passaporte e entra de novo, sai de novo e assim fica por muito tempo.
      Se eles virem montes de carimbos de idas e vindas eles podem ate contar se os meses de “pausa” estao corretos, mas isso so em caso extremo mesmo.
      Abraco

  30. Oii, adorei o seu site!! Juro que estava perdendo horas de sono só de pensar em imigração..hehe ..Bom, eu namoro um norueguês, e em novembro do ano passado eu fui pra lá, pela KLM com conexão em Amsterdam..Foi muito tranquila a imigração, o homem até disse pra eu usar muita roupa de frio haha, e eu não levei nem a carta convite e nem seguro viagem..Fui meio que as cegas e eles não perguntaram muito..Só aonde eu iria ficar e a passagem.E fiquei do dia 11 de novembro ao dia 5 de janeiro..Agora vou voltar em Julho e pretendo ficar por quase 3 meses..Só que estou com muito medo agora pelo fato de ter lido que muitas pessoas são deportadas..E agora estou meio que “paranóica” hahaha..A imigração da Holanda é sempre assim ou eles encanam um pouco e eu só tive sorte?? E eu gostaria de saber quando eu posso voltar para a Europa, se eu tenho que espear 6 meses a partir do dia que eu cheguei na Europa (dia 11 de novembro) ou tenho que esperar 6 meses a partir do dia que eu saí daí(dia 5 de janeiro)? Agora vou levar todos os documentos certinhos, mas só estou com medo da imigração da Holanda..Será que ajuda ainda mais quando eles verem que eu já fui pra lá ??? Muito obrigada Alexia!!!

    • Ola Maya
      como voce sabe, na internet tem muita informacao falsa. Ninguem pode ser deportado no aeroporto, antes de passar pela imigracao.
      Pra ser deportado, voce precisa ou estar vivendo mais de 3 meses (sem visto) em algum pais europeu, ou cometer algum crime. O processo de deportacao normalmente acontece depois de voce ser preso. Ou seja, voce vai pra cadeia antes.
      O que acontece e que as pessoas sao impedidas de entrar, isso nao e ser deportado, e sim barrado.
      Voce teve sorte de vir “as cegas” e tudo correr bem. Acho que o melhor a fazer mesmo e respeitar as regras, e levar os documentos e prova de dinheiro necessarios.
      Com os documentos necessarios ninguem vai te impedir de entrar, se voce tiver dinheiro suficiente.
      Sim, carimbo no passaporte mostrando que voce veio e voltou sempre ajuda.
      Eu tambem, antes de viver aqui ja tinha vindo mais de 20 vezes a Europa, e nunca me pediram nada, sempre recebi um “bem vindo” bem amigavel. Nem onde eu ia ficar me perguntavam.
      Mas isso depende muito de pessoa pra pessoa, tem pessoas que ficam nervosas, por exemplo e levantam duvidas da imigracao, ou pessoas muito mal vestidas que mostram que sao muito pobres, etc.
      Cada um tem uma experiencia diferente. Mas regras sao regras e vale a pena seguir para nao ter de dar volta e perder a passagem.
      Abraco Maya! Relaxa que tudo vai correr bem!

  31. Olá
    Vou passar um ano em Paris como bolsista “sanduiche” da Capes. Queria saber se eu posso comprar um seguro-saúde para os primeiros dias de viagem, e depois adquirir outro para o restante do período estando ai… minha dúvida é se vão me cobrar, no aeroporto, o seguro por todo o período que estarei na França ou se pode cobrir apenas a primeira dezena de dias…
    Obrigada, Aline.

    • Aline, so quem vem sem visto (turistas) pra ca e que tem de seguir a listinha do aeroporto: seguro, 60 euros por dia, reserva de hotel e tal.
      Voce vem com visto de estudante, eles sabem que voce ja mostrou tudo o que era necessario para fazer o visto de estudante. Ninguem pede nada pra quem ja tem visto.
      Quanto a poder comprar so uns dias de seguro, sim, voce pode, desde que para pedir o visto nao precise mostrar seguro por mais tempo.
      Abraco

  32. Boa noite.

    Seu blog é muito útil e agradeço todas as informações que você nele disponibiliza.
    Necessito de uma informação urgente. Estive em Paris em fevereiro deste ano como turista, sem visto, e quero voltar em abril para visitar meu namorado por um período de 10 dias. Minha dúvida é a seguinte: Como será a segunda vez em menos de 6 meses, mesmo tendo todos os documentos necessários, incluindo passagem de volta, seguro e carta convite é necessário tirar um visto?? Corro o risco de ser barrada mesmo com toda documentação em dia??
    Obrigada pela atenção.

    • Oi Nubia!
      Fica tranquila, voce tem direito a ficar 90 dias em um periodo de 6 meses. O fato de teres um carimbo no passaporte mostrando que ja viesse aqui, ficastes 1 mes e fostes embora ajuda bastante. Eles barram quem eles acham que e capaz de nao voltar, os que vem para fical ilegal no pais. Alias o fato de voce ir e vir so mostra que voce tem condicao financeira boa. Eu vivi fazendo o mesmo por muito tempo antes de vir morar aqui. As vezes vinha por uma semana, depois de 2 meses vinha por 1 mes. eu ja fiz muito disso e nao e problema nenhum.
      Aproveite Paris em abril! A temperatura e super agradavel!
      Abraco

  33. Oi Alexia, tudo bem?

    Gostaria de passar 6 meses mochilando pela Europa. Não tirei visto, e estou indo apenas com a passagem de ida e volta à Amsterdam (a volta está marcada para daqui 3 meses, mas a minha ideia seria “perder” essa passagem, sair de território europeu quando estivesse para completar os 3 meses e voltar).
    Mas a minha principal pergunta é: eu já preciso chegar em território europeu com o roteiro pronto para a viagem inteira (como se fosse ficar apenas 3 meses)? Gostaria de permanecer nos países de acordo com a minha vontade e só depois decidir em qual dia ir embora, mas me falaram que eu já preciso chegar nos aeroportos com as passagens de ida e volta compradas. Isso é verdade?

    Muito obrigada!

    • Ola Natalia!
      Voce so tem de “provar” que tem reserva em hotel/hostal/albergue quando voce entra na UE vindo de fora dela. Nos seus passeios dentro de UE os voos sao domesticos e voce nao precisa provar mais nada. Eles so vao perguntar alguma coisa caso eles estejam desconfiados de alguma coisa, mas uma vez dentro da UE voce tem direito de ir e vir a vontade. Voce nao precisa mostrar passagem de ida e volta entre os paises que voce vai passando.
      Sim, voce precisa mostrar todos os documentos e reservar como se fosse pra ficar 3 meses. Voce pode reservar um hostel barato, para toda esta estada, chegar e cancelar a reserva. Eles so vao cobrar o primeiro dia, se voce cancelar logo que chegar aqui.
      Voce nao precisa entregar o seu roteiro na imigracao, nem precisa dizer que pretende passear por varios paises. E so entregar uma reserva qualquer e pronto (alem dos outros documentos).
      Abraco!
      Alexia

  34. Olá.. à todos.

    Bom, tenho uma duvida que esta me matando. Eu pretendo ir a uma cidade que fica ao lado de Madrid, visitar uma amigo por 16 dias(Apenas visitar e voltar ao Brasil). Então, não tem escapatoria, terei que descer em Barajas de qualquer forma.

    A minha pergunta é.. Se eu comprar uma passagem que tenha a conexão em outro País, ex: Brasil ->Holanda -> Es – Barajas, Brasil ->Italia -> Es – Barajas, Brasil -> França -> Es – Barajas.. e etc..(Estou ciênte que perderei muito tempo, mas tudo tem seu preço), eu terei que fazer a tal bendida “imigração” no País que vou fazer a conexão, e caso fazendo a “imigração” no tal País “de conexão” (e passando, claro), terei que fazer a imigração de novo chegando em Barajas?

    Assumo. Tenho medo da imigração em Bajaras.

    • Oi Marcelo!
      Fica tranquilo, voce so passa pela imigracao uma vez, porque os voos entre cidades da UE sao considerados domesticos. Se voce vier fazendo escala em Amsterdan, o controle da imigracao sera em amsterdan. Nao tem como eles te mandarem pra tras uma vez aceito na UE, voce esta dentro. Se voce tem medo da imigracao em Madrid, tente outras conexoes como voce ja esta planejando. Alias sai ate mais barato! As imigracoes mais amigaveis na minha opiniao sao nos aeroportos da holanda, alemanha e franca. Nao tenho conhecimento sobre a imigracao na italia.
      Mas nao vai acontecer nada, o pessoal aqui na europa anda tranquilo com os brasileiros agora. (tirando portugal).
      Abraco!

  35. Olá Alexia,
    Bem eu sou bailarina e pretendo fazer audição para Le Crazy Horse e Paradis Latin, como é só audição, um teste para ver se sou boa para entrar na cia. , estou na duvida a que tipo de visto recorrer.Outra duvida é o seguro saude de 30mil euros?! Como fazer esse seguro sendo o valor tão astronômico? Ah, se vc conhece os dois cabares supracitados, me fale um pouco o que vc achou deles e como eles sao conhecidos por aí; se nao for incomodo responda-me por e-mail. Obrigada pela atenção. Beijos

  36. Oi Alexia, Bom , a minha dúvida é a seguinte: irei fazer uma viagem grande com meu marido, passaremos por Paris, Caíro, Dubai, China, Nova Zelândia e Chile. Só que eu Vou sair do Brasil sozinha e me encontrar com ele já em Paris, pois ele vem do Marrocos. Ele tem Passaporte Diplomático e eu não. O meu passaporte é novo, eu tenho 29 anos e chegarei em Paris sozinha e eu estava lendo que mulheres entre 18 e 30 anos e desacompanhadas e sem trabalho fixo no país de origem são geralmente reconduzidas ao país de origem. Eu estou indo com o seguro viagem que contempla o seguro saúde , 300 Euros, cartão internacional, hotel já pago, roteiro e passagens compradas para os outros países e todos os outros hotéis já pagos. Ficaremos somente 4 dias em Paris e partiremos para o cairo. Existe ainda com td isso alguma chance de me barrarem? e se barrarem eu posso adiantar a passagem do caíro e ir para lá ou obrigatoriamente tenho que voltar para o Brasil e cancelar todo o restante da viagem? Obrigada.

    • Ola Fabiana!
      Eu nunca ouvi falar que mulheres entre 18 e 30 anos desacompanhadas sao “geralmente” reconduzidas ao pais de origem. Eu sempre viajei sozinha para a Europa desde os 17 anos, e nunca tive nenhum problema. Alias nunca ninguem me perguntou nada nem pediu prova de coisa alguma.
      O que geralmente acontece e voce entrar sem problema nenhum. A proporcao de barrados nos aeroportos e pequena em relacao aos admitidos. Acontece sim, mas normalmente porque as pessoas levantam alguma suspeita da imigracao. O que acontece e que so os que tiveram problemas vem relatar na internet, entao parece que isso e a regra geral. Realmente os barrados nos aeroportos falham em apresentar os documentos necessarios. Ninguem na imigracao pode mandar de volta alguem que esta apresentando todos os documentos (a nao ser que a pessoa tenha algum ataque histerico e se comporte como algum maluco, ai eles nao aceitam mesmo).
      Se voce tem tudo certinho, dinheiro, passagens para outros paises, hotel reservado e tudo mais, nao havera problema nenhum. Caso aconteca algum problema, o que eu acho impossivel, voce vai para onde quiser, ou seja pode escolher ir para o cairo, sim, nao tem de voltar ao Brasil.
      No mais, relaxe, tudo vai dar certo e a viagem de voces sera maravilhosa! Legal que voces vao passar por esses paises todos! Eu vivi na china por 5 anos e adorei, recomendo mesmo viajar pra la, e um pais fantastico. Boa viagem! tudo vai dar certo!

  37. ola Alexia!!
    tenho uma duvida!!
    se a pessoa estiver ilegal num pais europeu ou como turista
    a pessoa pode casar? ilegal ou é necessario voltar ao Brazil?
    bom pretendo fazer minha primeira viagem em outubro nunca sai nem de
    são paulo,mas sou o rickvarukers do youtu… conheço muita muita
    gente na europa principalmente Alemanha e Finlandia
    não sei se volto para o Brazil como eu vi no seu blog
    ilegal não pode conseguir visto por isso fiquei pensando!

    Remerciements et applaudissements
    GRÃCE

    • Oi Rickvarukers! Bem vindo ao ArtdeViv!
      Eu nao sei te responder quanto a outros paises, mas aqui pode casar com visto de turista e depois, aqui mesmo dar entrada no visto de residente.
      Eu nao acredito que estando ilegal voce pode fazer qualquer coisa por aqui.
      Se voce esta pensando em vir para casar, pode vir sem visto mesmo (como turista), mas voce tem de casar nestes 90 dias de estada legal aqui.
      Abraco!
      Alexia

  38. oi Alexia!.. seu site eh maravilhoso. claro e objetivo. parabens.
    eu estou numa situacao muito incomoda e cheio de duvidas. venho aqui encarecidamente te pedir uma opiniao sobre que caminho voce acharia melhor para meu caso.
    eu moro nos EUA, estou ilegal aqui a 1 ano. tenho o visto ate 2013 mas a permanencia jah venceu e eu nao voltei. minha namorada aqui eh francesa. estamos planejando em mudar pra franca, e nao sei se devo somente ir e tentar o visto no aeroporto e casar lah, ou se eu devo voltar ao brasil solicitar o visto(mas eu nao tenho trabalho no brasil ou comprovantes de estabilidade pq jah moro aqui ha 7 anos). ou se posso casar com ela aqui nos eua e jah ir casado?… eu queria evitar a ida ao brasil, vc acha q tem alguma chance?.. obrigado pelo seu tempo. forte abraco.

    • Oi Jarbas. Que bom que voce gostou do blog!
      Bom, voce nao precisa ir ao Brasil, e como voce diz, depois de 7 anos fora nem teria como entregar os documentos que eles pedem para o visto.
      Se voces casarem, voce tem direito automatico a um visto de residencia com direito a trabalhar e tudo. Voces podem tanto casar aqui na Franca como nos EUA, o que for mais facil pra voces. Se voces ja chegarem casados, e so dar entrada no pedido de visto aqui mesmo, ou casar aqui e fazer o mesmo.
      Voce tem 90 dias, dentro do prazo da estada de turista, para acertar tudo, portanto se voces optarem por casar aqui, tragam toda a papelada mais ou menos pronta pra evitar perda de tempo. As vezes demora 2 meses entre a entrega dos documentos e a data que eles marcam para o casamento.
      Quanto a tentar vistos em aeroportos, isso na Europa nao existe, o que voce recebe e um carimbo de entrada, porque Brasileiros nao precisam de visto para ficar ate 90 dias aqui. O que voce vai precisar e alguem no Brasil te mandar uma certidao de nascimento (2 via) atualizada, e um certificado (pede no consulado brasileiro ai nos EUA mesmo) de que voce nao e casado. Para pedir esse documento voce precisa de ter 2 testemunhas brasileiras.
      A sua namorada pode esperar pra chegar aqui e pedir a certidao dela, e mais um comprovente de que ela nao e casada nem tem PACS com ninguem. Mas isso e rapido e pode ser pedido por internet ate. Se voces forem casar ai, ela pode pedir esses documentos no consulado frances.
      Felicidades com o casamento e com a nova vida aqui na Franca! Tenho certeza de que tudo dara certo!
      Abraco, e se tiveres mais alguma duvida, se eu souber responder, sera um prazer ajudar voces.
      Alexia

  39. Olá Alexia,

    Estou com uma hiper mega power dúvida. No começo do ano que vem irei para a França. Pretendo morar lá somente por um tempo com o meu namorado que é francês. Eu pretendo ficar um ano. Eu queria ter a permissão de um ano, ir como estudante, porém, matriculada somente para um mês. Eu levarei o atestado de acolhimento, o seguro saúde tudo certinho. Mas a minha dúvida é: Eu posso ser barrada pelo fato de querer morar um ano e estando matriculada em um curso de francês somente por um mês? Tenho medo de falar que vou somente morar lá por um ano, mesmo tendo passagem marcada de volta, o atestado de acolhimento e o valor que eles exigem 30 euros por dia ( para pessoas que possuem o atestado) e ser barrada.
    O que vc acha?
    Obrigada e um abraço.

    • Ola Soleana!
      Que legal que voce vai vir passar 1 ano aqui!
      Bom, se voce tem como provar que tem 30 euros por dia, durante 1 ano, voce nem precisa de estar matriculada em nada. Va ao consulado, peca uma visto “visiteur”, coloque que o motivo da estada e porque voce quer vir passar 1 ano com o seu namorado aqui e entregue os documentos necessarios que eles pedem. Mostre o atestado de acolhimento de seu namorado, com validade de 1 ano. Voce vai precisar tambem das copias dos documentos de identidade dele.
      Para passar um ano voce tem de ter um visto qualquer, porque se voce vier sem visto, pensando em ficar um ano, nao adianta nada se voce tem matricula para 1 mes ou para 1 ano, que sem visto voce nao pode ficar. Nao e o caso de ser “barrada” ou nao. Se voce tem dinheiro para vir passar um ano aqui, e melhor fazer um visto.
      Nao existe a possibilidade de alguem na imigracao te dar uma autorizacao de residencia na chegada, no aeroporto. Eles la so carimbam passaportes, mostrando entradas e saidas. Se voce chegar sem visto, dizendo no aeroporto que vem pra passar 1 ano, e logico que sem visto eles vao te mandar de volta no proximo aviao.
      Nao facilite! Abraco!

  40. ola! passei 9 meses na frança, ja tenho 3 meses no brasil, estou querendo voltar com o mesmo passaport sera se tem alguma coisa? o passaport esta valido, so esta carinbado a minha entrada e saida….merci

    • Oi Alini!
      Bem Vinda! Nao tem problema nehum vir passar ferias aqui depois de uma estada de long sejour de 9 meses. Se o seu passaporte tem o visto de long sejour destes 9 meses que voce passou aqui, ate e bom. Nao se preocupe, pode vir passar ferias. Se o passaporte esta valido para pelo menos 3 meses depois da sua partida, nao vejo problema nehum. Abraco

  41. Nossa estou surpresa com tudo que voce disse ser preciso para estar em Paris estou aqui pela terceira vez e a unica pergunta que me fiseram no aeroporto foi : Vai ficar em Paris ?? Eu disse sim , carimbaram meu passaporte e pronto , nada mais ! Talvez eu tenha tido sorte !

    • Malu, eu nao disse que eles vao pedir esses documentos para todo mundo. Eles so pedem se desconfiam de alguma coisa. Eu tambem nunca precisei mostrar nada.
      Mas POR LEI voce tem de estar com todos estes documentos para entrar, porque se, por acaso eles pedem e voce nao tem, voce tem de dar volta e perde a passagem.
      Surpresa estou eu em saber que apesar de TANTAS INFORMACOES na internet ainda tem gente que vem pra ca sem se preocupar em saber o que precisa pra entrar.
      Sim, voce teve sorte. Imagina que legal deve ser ter de dar volta pra tras e perder a passagem so porque “nao se preocupou” em saber o que e necessario para entrar na Europa.

  42. Oi Alexia,
    Primeiro, parabéns pela boa vontade em esclarecer tantas dúvidas.
    Eu sou brasileira, mas tenho dupla cidadania portuguesa, passaporte e cartão do cidadão português, não estou preocupada com isso, mas sim, com minha mãe que é brasileira, mas não conseguiu tirar a dupla cidadania porque meu pai faleceu, e vamos a europa em datas diferentes, então minha dúvida é a seguinte, ficaremos na casa de meus primos na frança, e vi no site do consulado, que familiares de cidadão europeus não precisam do atestado de acolhimento, então quais documentos ela ´recisa levar para comprovar isso? Ela pode levar uma xerox autentidaca do meu cartão cidadão que tem o nome dela na minha filiação? e o endereço e telefone de meus primos da frança? além do passaporte, seguro saúde…isso basta ou precisa do tal atestado de acolhimento?
    Desde já, muito obrigada

    • Oi Sandra!
      Bom vinda ao ArtdeViv!
      Bom, ate onde eu sei, os familiares de europeus que nao precisam comprovar hospedagem sao os filhos de europeus e conjuges de europeus residentes na europa.
      Eu nao sei se a sua mae e considerada “familiar” ou “parente” que sao diferentes no ponto de vista legal. Outra duvida seria o fato de voces estarem indo para a casa de outras pessoas (os seus primos), e nao para a sua casa. Acho melhor pedir para os primos fazerem o atestado de acolhimento ou entao faz reserva em um hotelzinho ou hostal por uma noite que sai muito mais barato, imprime o comprovante da internet e pronto. No dia que ela chega aqui e so telefonar e cancelar a reserva. Voces ainda vao ter de pagar uma diaria, mas mesmo assim e muito mais barato do que fazer o atestado de acolhimento. abracos!

      • Oi Alexia, muito obrigada !!
        Bom, ela era conjuge de português, será que vale? se ela levar a certidão de casamento? Eu não consigo falar no consulado, mas olha o que está escrito lá:
        – os cidadãos dos países-membros do Espaço Econômico Europeu (EEE) e familiares
        – os familiares de franceses (cônjuge, filhos)
        – os familiares de cidadãos da Comunidade Européia
        tenho medo da reserva, porque ela vai ficar um mês, eu teria que fazer a reserva para um mês?

        • Oi Sandra!
          Voce ainda tem tempo de colocar no passaporte da sua mae a “mention” de familiar UE? Assim nao tem problema.
          Tem de estar escrito no passaporte que a pessoa e familiar de europeu, nao basta chegar na imigracao com papeis.
          Quanto a reserva, sim, voce faz por 1 mes, imprime o comprovante e no dia que chega cancela. Eles vao cobrar a primeira noite somente. Pelo menos e assim que funciona com os sites que tem link aqui no blog.
          Abraco.

          • Oi Alexia, nossa nem sabia disso, posso fazer isso ? como? na polícia federal aqui do brasil, onde tira passaporte?
            muito obrigada

          • Oi Sandra. Sim voce pode, mas nao sei quanto tempo demora.
            Eu acho melhor perguntar diretamente no consulado frances ou portugues, explicar a situacao e perguntar onde conseguir essa mencao no passaporte. Antigamente era no consulado, mas agora nao sei.
            De repente o consulado portugues tem mais informacoes e ate sabe mais sobre se existe hoje em dia outras formas de declarar na imigracao que a sua mae e familiar de europeu. Abraco.

  43. vim de fortaleza para italia, e estou hospedada na casa do meu namorado, mas a minha passagem de volta foi para 3 meses que vence agora dia 10 de março, mas eu quero ficar mais tempo aqui em italia, o que devo fazer em relaòao a me sentir segura aqui por mais uns 3 meses ?? devo ir onde, fazer o que ?? aguardo resposta e agradeòo sua atençao
    fatima carvalho

    • Oi Maria, bem vinda!
      Bem, sinceramente eu acho que esta meio em cima da hora para mudar os planos e ficar. Eu sei que com antecedencia se pode requerer um prolongamento do visto de turista, mas so para o seu namorado requerer uma declaracao de hospedagem oficial demora uns 20 dias no minimo. Eu acho que agora so mesmo pedindo para o seu namorado tentar resolver isso, sendo ele residente na Italia e podendo se responsabilizar por voce. Voce tem de ir urgente no departamento de imigracao para ver o que pode fazer. Eu nao entendo muito das leis de imigracao e turismo na italia, mas se a Uniao Europeia estiver mais ou menos com as mesmas regras para todos os paises vai ser praticamente impossivel resolver tudo tao rapido. Estou torcendo que voce consiga! Se nao der va passear com o seu namorado na inglaterra ou Marrocos (fora da UE) e volte, ai voce ganha mais 3 meses (o que alias e mais facil de fazer).

  44. Olá Alexia…. Gostaria de tirar uma dúvida…Quero visitar meu namorado que mora em Toulouse,e gostaria de ficar 45 dias. é provável que ele consiga a carta para 30 dias apenas.. (já que o contrato de trabalho está acabando) …..se eu reservar hotel para os 15 dias restantes, tendo todos os outros comprovantes (dinheiro, seguro saúde), é possível que eles possam encrencar com estes últimos 15 dias?

    • Oi Marcela!
      Pode ficar tranquila que eles nao vao encrencar com certeza.
      Se voce quer se precaver de alguma coisa, pode levar tanto a carta como a reserva, mas eu antes de viver aqui so viajei com a carte de comprovativo de alojamento uma vez, porque deu tanto trabalho e demorou um monte pra chegar que nas outras vezes eu fazia reserva em hotel, depois cancelava (so pagava a primeira noite porque eles cobram se voce cancela).
      Nunca me pediram nada no aeroporto… provavelmente nao vao pedir pra voce tambem.
      Abraco e fica tranquila que voce esta com tudo certinho.

  45. Oi, Alexia

    *** Conheço pouco os direitos dos cidadões europeus dentro da propria comunidade e, por ser minha primeira viagem pra lá fico receoso, então, já te peço de antemão desculpas pelo detalhismo.
    Estarei viajando a Portugal e França e tenho a nacionalidade portuguesa, passaporte e bilhete de identidade, todos em dia, entretanto, lendo as muitas informações sobre as formalidades na entrada nos países da europa, não encontrei as respostas para algumas dúvidas, são elas:

    1. Mesmo sendo detentor de passaporte portugues tenho que, obrigatoriamente, contratar um seguro viagem para ir a esses países (aquele de 30.000 euros) ?
    2. Em Paris e Lisboa tenho reserva em Hotel, já na Ilha da Madeira(Portugal) não terei comprovante de estadia, pois ficarei na casa da tia de minha mãe, há algum problema neste último caso ?
    3. Terei que apresentar os comprovantes financeiros (dinheiro, cartoes e etc) , rigorosamente nos valores como esses países exigem ( Ex. A frança exige que se tenha pelo menos 60 euros por dia e cartao de credito) ?
    4. Última duvida, a minha viagem é um trecho multi cidade: SP – Paris (com conexão em Porto) / Paris – Lisboa / Lisboa – Ilha da Madeira / Ilha da Madeira – SP ( com conexão em Lisboa), porém, o único comprovante que tenho é o número do bilhete eletronico que a TAP me envio, nele não há o trajeto da viagem que eu te descrivi, aí eu pensei com os meus botoes. Quando eu for fazer o primeiro check -in em SP eles irao me dar so a passagem de SP – Paris, e quando eu chegar lá como os agentes da imigraçao irao saber que eu ainda vou a Portugal e, que de lá retorno ao Brasi, assim, não tendo problemas em ser barrado por nao ter a passagem de volta ? (Considero a pergunta respondida caso você diga que entrando com o passaporte portugues nao existe a necessidade de comprovaçao de retorno, seja para o brasil ou portugal)

    Grato,
    Leonardo

    • Ola Leonardo!
      Bem vindo ao artdeviv!
      Bom, em primeiro lugar, voce nem precisa pesquisar sobre as condicoes de entrada na UE para nao cidadaos. Voce nao precisa provar nada para vir aqui.
      Voce e cidadao europeu e pode entrar sem ter de provar nada. Voce tem direito a seguranca social do governo aqui, nao precisa de seguro privado internacional.
      Quando voce for fazer o check in e so passar para a fila dos europeus, e no maximo eles vao te perguntar como voce tem este passaporte (porque os portugueses gostam de encrencar mesmo, por lei eles nem podem fazer essas perguntas) e voce explica.
      Quanto ao comprovante de viagem, o numero que a tap te mandou e o email com o trajeto e suficiente, mas acredito que voce nao precisa disso.
      Boa viagem!
      abraco!

  46. tbm preciso saber se tenho da entrada marri aqui na cidade pois me disseram se ele me registrar la e bem melhor…e ha 5 anos fui deportada portugal mais venceu em 5 novembro 2010 eles podem impedi me casar por isso?afinal voltei apos vencimento 5 anos….e minha entrada foi tranquila vim pela aero france sao muito legais nao me pediram nada!!!

    • Oi Patricia, como eu ja respondi no outro comentario, eu nao entendo muito de como estao as leis para casamento em Portugal. Eu nao acredito que qualquer coisa que voce fizer em franca vai valer em Portugal, o importante e saber os fatos no consulado Portugues mesmo.
      Abraco!

  47. oi!cheguei a 1 semana frança estou documentos p me casar com meu namorado em portugal ele portugues vive frança que preciso fazer primeiro?para a entrada casamento e preciso comprovar visto residencia’obrigada desde ja’

    • Oi Patricia!
      Olha se voces fossem casar na Franca eu poderia dizer que nao ha problema nenhum em casar com visto de turista e que voces deviam ir ao tribunal para pedir a lista dos documentos, juntar tudo e ir la marcar a data e pronto, mas como voces vao casar em Portugal eu realmente nao sei. Antigamente eles aceitavam fazer o casamento com o visto de turista, mas hoje em dia parece que tem de ter visto de residencia, bom nao tenho certeza, ja faz 5 anos que nao vou a Portugal…

  48. Olá,

    Minha duvida é a seguinte:

    Pretendo ir para europa e ficar lá por três meses e depois seguir viagem para Israel e Africa- nisto ficarei 4 meses viajando.
    Como comprar passagem multiplo destino sai mais caro que comprar ida e volta para cada trecho, gostaria de saber se eu terei problema se eu chegar na europa com uma saida do pais dentro dos 3 meses, mas com a volta para o meu país prevista para depois desta data.

    Ou seja, quero saber se o importante mesmo é sair do continente europeu tao somente ou preciso voltar ao meu país. Perguntei isso no consulado, mas responderam qualquer coisa com muita pressa, entao quero averiguar melhor isso.

    Obrigado.

    • Ola Maira!
      Que legal essa tua viagem! Europa, Israel e Africa, muito interessante!
      Querida, voce nao tera nenhum problema porque uma vez saindo da UE antes do prazo de 90 dias voce esta OK. Voltar depois pra fazer uma conexao pra voltar pra casa nao tem problema nenhum. O importante mesmo e sair da EU, indo para onde voce quiser.
      Boa viagem e aproveite bastante! Pode ficar tranquila! Alias duvido muito que alguem va perguntar pelo bilhete de volta pra casa (pra mim nunca pediram).
      Qualquer coisa que precisares estou por aqui….
      grande abraco

  49. OI ALEXIA, EU QUERIA SABER O SEGUINTE EU PASSEI 10 MESES NA SUISSA COM MEU NAMORADO PORTUGUES,E RETORNEI AO BRASIL PARA CUIDAR DOS PAPEIS PARA NOS CASAR EM PORTUGAL,AI TIREI TODOS OS DOCUMENTOS NOVOS ATÉ O PASSAPORTE SERÁ SE VAI TER ALGUM PROBLEMA QUANDO EU ENTRAR,VOU LEVANDO A CARTA CONVITE E O SEGURO E A PASSAGEM DE VOLTA.AGRADEÇO MUITO SE ME RESPONDER

    • Oi Bruna! bem vinda ao artdeviv!
      Eu sei que a imigracao portuguesa e meio chata com os brasileiros…. mas se voce esta com tudo certinho nao tem porque se preocupar. Tenha certeza de estar com todos os documentos necessarios para apresentar a imigracao, e comprovacao de que voce tem dinheiro (isso e importante) para a sua estada.
      Os portugueses encrencam ate com os casados com Europeus que vao de ferias por la… Perguntam coisas do tipo “como e que voce conseguiu casar com um europeu?” e essas coisas que eles nao deveriam perguntar…. mas paciencia…
      Se voce ja viveu na Europa por 10 meses voce ja esta acostumada com o processo de obtencao dos vistos.
      Se por acaso voce esteve por aqui sem visto (ilegal) voce corre o risco de ter de dar volta, porque eles tem tudo registrado no computador e podem verificar o seu nome. Eu nao acredito que nao vais ter problemas porque voce estava em outro pais.
      Mas e muito raro eles irem verificar o seu nome no computador. Alias eu nunca vi isso acontecer.
      Outra opcao e casar por procuracao e dar entrada no visto no Brasil mesmo, o que seria mais seguro.
      Parabens pelo casamento e qualquer duvida estou por aqui para esclarecer qualquer duvida. Vivi em Portugal por 5 anos, sei mais ou menos como as coisas funcionam para os Brasileiros por la…
      Grande abraco!

  50. Ola Alexia,

    Parabens pelo site.

    Minha situação é a seguinte: Eu sou cidadão europeu e minha namorada não. Vamos para Toulouse estudar frances na aliança francesa de la. Estamos em duvida sobre a declaração de alojamento. Pretendemos ficar 1 semana num hostel ou hotel barato, ate acharmos um ape para alugar pelo restante dos dias. Iremos com visto de turista, somente por 90 dias mesmo. Vc acha que iremos encontrar problemas por eu ser cidadao europeu e ela nao ? e por termos uma declaração de alojamento somente de 7 dias ?

    Obrigado

    Jan

    • Ola jan!
      Bem vindo ao artdeviv!
      Bom, pelo que eu entendi, voces vem fazer um curso de curta duracao de menos de 90 dias. Nao ha necessidade de visto de estudo para esta situacao.
      O fato de voce ser Europeu e a sua namorada nao ser tambem nao e problema nenhum.
      No caso dela, desde que ela esteja com comprovacao da matricula no curso, seguro e comprovacao de que tem dinheiro para a estada e passaporte valido de no minimo 6 meses, nao acho que uma reserva somente de 7 dias podera causar algum problema, MAS como voce sabe a lei pede que a qualquer cidadao nao europeu venha com reserva comprovada para todos os dias da estada (o que podera causar algum problema dependendo de quem estiver na imigracao no momento).
      E provavel que eles nao pecam nada na imigracao, mas se eu fosse voces eu faria uma reserva no hostel que voces pretendem ficar para todo o tempo da estada, e depois e so cancelar – voce nao vai pagar mais por isso na chegada ao hostel informar que afinal mudaram de ideia e vao ficar so 1 semana.
      E mais seguro!
      Bons estudos e aproveitem bem Toulouse!
      Abraco!

      • Obrigado pela resposta Alexia!

        Minha dúvida é a seguinte, como posso ter certeza de que reservando um hotel por 1 mês eu não terei que pagar por todo esse período ???

        Me recomenda algum site de hoteis ?

        Obrigado

        Jan

        • Oi Jan!
          Se voce chegar no hotel e cancelar os “dias extras” eles nao cobram. Outra “dica” e reservar o hotel por 30 dias, receber o email ou confirmacao da reserva de 30 dias e cancelar no mesmo momento (depois de ter o email na mao rsrs). Na maioria dos casos se voce faz uma reserva e depois cancela eles te cobram 1 dia, mas como voce nao esta cancelando totalmente, somente dimunuindo o numero de dias, acho que eles nao podem cobrar um dia extra.
          Em todos os websites de hoteis tem uma pagina que explica a “politica de cancelamento” do hotel em questao – de uma lida so para ter certeza. Os websites que eu recomendo estao no blog, para albergues tem o hostelworld, para hoteis de todos os precos tem o hostelcombined e o site da rede de hoteis intercontinental. Todos tem links aqui no blog (na coluna da sua direita).
          Grande abraco e qualquer duvida estou por aqui para ajudar!

  51. ola bom dia, estou com uma grande duvida, gostaria da sua ajuda.é o seguinte , morei 3 anos na suiça, ilegal, tin ha muitos trabalhos la, mas como morava com um namorado que nao davamos muito certo, um dia fiz a besteira de me entregar pra policia, so pra ficar livre dele… ENFIM, tem 1 ano e 2 meses que fui deportada, me deram 3 anos sem entrar na comunidade eoropeia, mas quero de qualquer jeito entrar la novamente, pois sempre ouço falar que tem gente que com 3 meses depois de deportados , consseguem entrar novamente.gostaria de saber se vc sabe se eles olham os passaportes de todos que descem no aeroporto? e sei que se eu for pela frança ou italia, será mais facil, pra eu consseguir entrar? me esclareça algo, por favor, muito obrigada

    • Oi Urania!
      Bom vinda ao artdeviv!
      Urania sinceramente eu nunca tive o meu passaporte checado em computador. Alias sei de gente que depois de um mes de deportado ja esta aqui de volta. Eu sei que a imigracao em Paris e bem tranquila, hoje em dia, acho que mais amigaveis do que os aeroportos italianos.
      Eu nunca aconselharia ninguem vir pra ca pensando em ficar ilegal, mas se a sua situacao no brasil e pior do que estar ilegal aqui nao custa tentar passar.
      Como dizem os Portugueses : Cada um sabe de si….
      Mas voce sabe, se eles checam o seu passaporte no computador voce tem de dar volta pra casa e perde a passagem. Se voce vier pela Air france e ainda mais facil deles nao pedirem nada, so carimbarem o teu passaporte. Mas e um risco! Boa sorte, qualquer duvida me manda uma mensagem ou deixa outro comentario aqui. Grande abraco!

  52. Olá tudo bo0m ….
    estou de partida para frança nessa sexta feira estou muito ancioso e com muito medo de ser barrado porque estou indo ver a minha namorada … mais já
    estou com todos os documentos
    o convite original – passaport – e seguro
    gostaria que vc mim desse alguma dica …

    • Ola Randson!
      Bom vindo ao artdeviv!
      Nao existe motivo nenhum para alguem que vem passear aqui como turista para ver a namorada ser barrado! nao se preocupe!
      Esteja certo de ter os 30 euros por dia de estada para comprovar (travelers cheques, euros, etc). Se voce esta com todos os documentos certinhos, e a sua carta convite e oficial com carimbo da prefeitura daqui nao teras problemas. O pessoal da imigracao so encrenca se desconfia que alguem esta vindo para ficar (ilegal). Se voce esta so vindo a passeio e tem como comprovar isso fique tranquilo.
      Abraco!

  53. Olá Alexia,

    Finalmente acertei a fazer a simulação no site da mondial, é realmente muito barato, te agradeço pelas dicas valiosas que você tem postado aqui, continue assim

    Abraço

    ps. pode me chamar de romano que gosto :))

    • Oi Mauro Romano! (rsrs)

      Que bom que as coisas se resolveram. Qualquer coisa que precisares… ja sabe, estou por aqui.
      Vivo mesmo em Paris, se voces tiverem qualquer problema ou precisarem de informacao quando estiverem por aqui podem contar comigo.
      Abraco!

  54. Alexia, foi exatamente neste site da Mondial Travel que fiz a simulação e deu esse valor, me corrija se eu estiver errado, mas eu cliquei em plano, América do Sul, depois escolhi o meu país de origem, estado e o destino (Paris) e e coloquei a minha idade e o tempo de permanência e cliquei em fazer cotação e saiu por 6XR$ 1.418,19 sem juros – À vista R$ 8.509,13

    • Oi Mauro!
      Voce tem de escolher a opcao “europa”. Faz de novo a simulacao. Para ter um seguro valido de acordo com as regras da imigracao europeia, escolha esta opcao. America do sul seria somente se voce fosse viajar pela america do sul.
      Tenta de novo e voce vai ter uma boa surpresa!
      P.S. desculpa ter te chamado de Romano.. eu quando recebo os comentarios so tem o endereco do email…

  55. Olá Alexia, primeiramente quero te parabenizar pelo maravilhoso trabalho que vc ta fazendo ajudando brasileiros que querem conhecer a França e gostaria de saber o seguinte: em maio de 2011, estou planejando conhecer Paris com minha irmã e um amigo dela que é acostumado a viajar a Paris e devemos nos hospedar em albergue, mas a minha dúvida é sobre o seguro viagem, andei fazendo uma pesquisa na net mais o preço para uma pessoa custava em torno de 10 mil reais, vc sabe me dizer se existe algum site seguro que venda esse seguro por um preço mais em conta?
    Obrigado pela atenção

    • Oi Mauro! Bem vindo ao ArtdeViv!

      Que bom que gostastes do blog! Olha, tem seguro muito mais barato com certeza.. olha esse link da Mondial Travel, para 3 meses mais ou menos o valor e de 6XR$ 69,05sem juros ou à vista R$ 414,29. Eu coloquei 3 meses na pesquisa porque nao sabia por quanto tempo ias ficar, mas varia dependendo do tempo (eles cobram por dia). Me destes uma boa ideia para escrever um artigo falando deste site(mondial travel) que e muito bom.
      Nao pode ser tao caro..senao ninguem viria aqui passear… Espero que o link funcione! Eu SEMPRE uso esse site, pode confiar. Alias a mondial assistance e francesa.. ninguem encrenca no aeroporto… Abraco e volte sempre, estou as ordem para qualquer coisa. Aproveitem bem a viagem!
      https://www.mondialtravel.com.br/ProductQuoteResult.aspx

  56. Oi Alexia! Boa tarde! estava reavendo tudo aqui e resolvi falar com você. Estou indo para frança para quarenta e um dias de férias, estou levando três traveller checks de mil euros cada, um cartão internacional, reserva de hotel, seguro viagem e tenho também aquela carta convite.Acho que ta tudo aí, mas fica aquela pergunta. Será que da pra ficar tranquilo com a imigração? Valeu mesmo pela atenção e boas festas…

    • Jone, estas com tudo certinho, ninguem pode te impedir de entrar.
      Fica tranquilo… a imigracao aqui e bem amigavel, o problema e que a gente le muita “ma noticia” na internet…
      Quem esta contente nao escreve nada haha. Te garanto que nao vai haver problema e provavelmente eles nao vao te pedir nada…
      Relaxa e aproveita esses momentos de “preparativos” para essa viagem, que sem duvida vai ser fantastica!
      abraco

  57. Olá Alexia…
    sou estudante e eu e o meu namorado estamos com viagem marcada para Irlanda
    no dia 31 de dezembro…. vamos ficar 1 mês! como é a primeira viagem, estamos
    com aquele gelinho e com muito medo da imigração francesa…
    estamos com o passaporte novinho, com a passagem de trem para gastar 21 destinos em
    21 dias que vale na europa toda… alugamos um albergue em Dublin e estamos levando
    a passagem de ida e volta para o Brasil… tem mais alguma coisa que falta levar? será que a gente corre perigo?
    beijos!!

    • Oi Laura!
      Vai dar tudo certo!
      Aproveitem bastante, so nao esquecam do seguro obrigatorio!
      A imigracao francesa esta bem amigavel agora, acho que e a mais simpatica da europa no momento!
      bj

  58. Cara Alexia,
    Vou passar o Natal e fico até começo de fevereiro na Austria, na casa de amigos. Voo pela Air France, saindo de Guarulhos dia 20 de dezembro e chegando a Paris dia 21 de dezembro. Embarco em outro voo da Air France, desta vez para Viena, uma hora mais tarde (passagem já comprada). Também já estou com as passagens de volta. O problema é que não consegui a carta de acolhimento, pois a pessoa disse só conseguiria para a semana que vem. O cheques de viagem que levo são suficientes apenas para cobrir o exigido para quem vai fazer visita familiar. Não cobrem o valor exigido de 60 euros por dia para os demais casos. Amanhã vou fazer o seguro saude. O meu passaporte está em dia. Também cumpro (acho) o prazo de permanencia máximo de três meses para turismo — estive em Viena no período de 7 a 30 de novembro deste ano.
    Estou muito preocupada. Posso ser barrada em Paris e deportada por não ter conseguido a carta de acolhimento?
    Em novembro voei Iberia e não pediram nenhuma documentação em Madrid. Apenas o passaporte.
    Desde já, muito obrigada,
    Angela

    • Oi Angela!

      Bem vinda ao ArtdeViv!
      Bom, como eu respondo aqui para a maioria do pessoal, eu vou repetir :”provavelmente eles nao vao te pedir nada”.
      MAS… se pedirem e voce nao apresentar comprovante de hospedagem, voce tem de dar volta pra tras.
      Querida, porque voce nao faz uma reserva qualquer num hostal barato e pronto? Custa uns 5 dolares… pelo menos entras de cabeca erguida e tranquila.
      Esses sites funcionam assim: voce reserva os dias que precisa, depois se tu nao apareces eles te cobram 1 diaria. Pronto. E melhor ligar pra eles pra dizer qualquer coisa so pra ser educada ou mandar um email… Diz que afinal mudou de planos etc. Isso DEPOIS de estares aqui.
      Nao viaje sem os documentos (TODOS).
      Ve aqui no Blog o banner do site hostelworld… escolhe pelo preco, o mais barato que tu encontrares, e pronto… Faz a reserva, imprime da internet mesmo (eles aceitam) e vens tranquila.
      Alias sai muito mais barato do que tratar de cartas de acolhimento e taxas de fedex e tal.
      Boa sorte e boas ferias!

    • Oi, Alexia,
      Obrigada pela dica. Mas eu tenho que sair com reserva para todo o periodo (52 dias)? Não estou conseguindo fazer reserva até 11 de fevereiro. Vale até o dia 21 de janeiro.
      Obrigada,
      Angela

      • Oi Angela!
        Faz reserva para a primeira semana… isso e mais pra ter qualquer coisa pra mostrar mesmo…
        Se eles perguntarem e so dizer que nao tinha certeza se ia gostar do hostal… mas eles nao vao pedir pra ver a tua passagem de volta, porque eles sabem que no Brasil so se compre bilhete de ida e volta mesmo..
        Bom, nao te preocupa, faz uma reserva qualquer, eles nem vao pedir nada..e so mesmo pra garantir.
        Bj
        Qualquer duvida estou por aqui..

  59. Oi Aexia! estou viajando para frança em dezembro de 2010 tenho passagem de retorno para final de janeiro de 2011. Minha amiga me mandou uma carta convite oficial declarando que pode me acolher até dia 10 de março. Será que terei problemas por viajar com uma carta convite que me acolhe até dia 10 de março, com uma passagem de volta para final de janeiro?
    Agradeço antecipadamnete pela atenção e parabens pelo site.

    • Oi Jone!
      Bem vinda ao ArtdeViv!
      Olha, provavelmente nunguem vai te pedir nada, porque nessa epoca tem muito turista vindo, e por questoes obvias ninguem pensando em “vir pra ficar ilegal” viria na alta temporada, onde as pasagens sao mais caras e tal…
      Se os outros documentos que eles pedem estao em ordem, eu nao me preocuparia com isso…
      Eu nao acredito que vais ter problema algum…
      Bj, boa viagem e aproveite bastante!
      Nao esquece de trazer um bom casaco que aqui esta bem frio…

          • oi alexia! tudo bem com você? Então, cheguei bem em paris e foi exatamente o que você me falou, o agente da imigração foi super gentil e não me pediu nada além do passaporte. tinha comigo todos os documentos e reservas, seguro e tal, ma não foi preciso apresentar. acho que tive sorte. vi algumas pessoas sendo interrogadas ao sair doa vião, mas comigo foi trank. obrigado pelas dicas e fica com deus. qualquer coisa pod me mandar uma mensagem . beijão e feliz 2011!!!!

          • Que bom que foi tudo tranquilo!!!!
            Espero que voce aproveite muuuito! Divirta-se bastante!!!
            Fico contente que chegastes bem!
            Qualquer coisa estou por aqui!!
            Grande abraco!
            Alexia

  60. Vou fazer escala em Paris indo para Roma onde mora meu noivo.Ele é cidadao italiano e todas as vezes que viajo passo mal so de pensar na imigraçao me inadmitindo.
    Eu estou levando a CDAM que é um seguro gratis dado pelo governo federal.A italia aceita melhor a CDAM que o seguro,pois esse so é dado para quem tem incriçao no INSS,ou seja:trabalhadores com vinculo impregaticio com o Brasil.
    Levo tbm £700 em dinheiro,um visa travel money e a carta convite com firma reconhecida na prefeitura e a copia do passapote do meu noivo.
    Preciso de mais algo para me assegurar?
    Meu passaporte tem 3 carimbos de Madrid e Roma,fico 3 meses quando vou.
    Preciso de uma resposta rapida,pois compro minha passagem hj e se os franceses no CDG nao forem amistosos,escolho outro pais para fazer escala.
    Obrigada antecipadamente!
    Marina

    • Querida Marina, bem vinda ao ArtdeViv!
      Nao se preocupe, voce esta com tudo perfeito. Em Paris a imigracao e tranquila, relaxe, ok? Provavelmente eles nem vao te pedir nada, mas e otimo que tens o CDAM, cartao de credito, dinheiro, tudo otimo. Vem por Paris que eles sao bem amigaveis.
      Boa viagem, aproveite bastante as ferias!
      Pode ir comprar a passagem! tudo de bom!

      • Oi Alexia,vou comprar as passagens.
        Acho que estou meio traumatizada com Madrid…eles perguntam demais e te olham com “fome” de deportaçao…rs
        Preferia ter que pedir visto no consulado a ter que passar por esse tipo de desconforto.
        Obrigada por tudo,vc me tranquilizou…é a 1° vez que vou voar Airfrance.
        E aproveitando,adorei o site.Tenho ate uma ideia para um post.
        Que tal ideias para um turismo relampago em Paris,com os principais pontos turisticos,os 5 mais…e os sites onde comprar antecipadamente os ingressos…o metro,trem…
        Vou passar apenas 2 dias ai em janeiro,mas gostaria de aproveitar o maximo possivel com as dicas de quem entende.
        Bjs e felicidades!!!

        • Oi Marina, eu sempre digo o mesmo: se e pra fazer a gente passar por stress e melhor pedir visto e pronto. Vens pela Air France? entao ainda estas mais garantida, se eles tem de implicar com alguem normalmente e com os passageiros da TAM, ou outras companhias brasileiras.
          Linda, eu acho que ja tenho todas essas informacoes aqui no blog, mas a ideia de compilar tudo em um so artigo e otima!
          Tenho mesmo que pensar numas dicas e roteiro para 2 dias, 3 dias e 4 dias, tudo pra aproveitar ao maximo a tempo aqui… Obrigada pela visita, pela ideia e muitas felicidades.
          Aproveita bem a viagem!
          Grande Abraco!

  61. Alexia, meu passaporte vence em agosto de 2011.
    Estou com viagem marcada entre 20/03/11 e 01/04/11.
    Preciso renovar o passaporte antes desta viagem?
    Posso viajar com o atual, a data compreende o período estabelecido por eles?
    Atenciosamente,
    Denise

    • Ola Denise! Seja bem vinda ao ArtdeViv!
      Querida, o teu passaporte esta otimo, nao tem problema. Esta certo que e meio confuso quando as regras dizem “tem de ter mais de 6 meses a partir do inicio da viagem”, ou “3 meses contando a partir do final”. Repare no “ou” entre estas regras. O seu passaporte esta valido ate 4 meses depois da sua volta da viagem. Esta perfeito, alias eu prefiro sempre usar passaporte mais velho para viajar do que um “novinho”, sem referencia nenhuma. Relaxe, menos uma coisa para pensar! Curta estes momentos programando as suas ferias, e conte comigo para qualquer ajuda que precisares! Vais adorar conhecer Paris na Primavera!
      Abraco
      Alexia

      • Obrigada pela resposta tão atenciosa!
        Alexia, seu site está cada dia melhor!!!! Parabéns!!!!
        Quero ainda ter tempo para “devorá-lo” antes da minha viagem, como dizem por aqui, quero lê-lo de “cabo a rabo” rsrsrsrs
        Abraço!

Comments are closed.