outubro 16, 2011 | Posted in:Compras em Paris, Cultura Francesa, Turismo dicas

Você sabe avaliar se uma roupa ou óculos que você esta pensando em comprar vale mesmo a pena?

Uma das coisas que nos pensamos quando viemos a Paris é investir em alguma coisa de qualidade, que realmente não falta por aqui.

Óculos, bolsas sapatos, cintos, roupas, enfim, o que não faltam são opções. Vamos analisar como decidir na hora de investir uma grande quantia de dinheiro neles.

Roupas: Mulheres, de uma forma geral, não resistem quando chegam a Paris e veem todas estas marcas famosas e grifes que são muito mais caras no Brasil, e não pensam duas vezes antes de comprar alguma coisa de marcas europeias ou mesmo americanas. Mas vale mesmo a pena?

Quanto a qualidade, vale a pena sim, mas sera que vale a pena você comprar?

Roupas de marcas como Chanel, Armani, Dolce e Gabana, etc, são realmente de alta qualidade e vão durar pra sempre. Se você optar por um modelo mais clássico, você terá a sua roupa para o resto da vida. Como escolher então o que comprar?

Invista em algo que você vai usar mesmo. Coisas de qualidade são resistentes e duráveis, e é melhor investir em algo que você vai usar regularmente, portanto não pense em comprar um vestido de festa super chamativo se você não costuma ir a muitas festas. Eu, por exemplo, prefiro muito mais investir em roupas usáveis no dia a dia. Calças da Armani e da Calvin Klein, assim como Republic of banana’s, blazers para o dia a dia fazem parte do meu guarda roupa, sendo as peças compradas nas lojas mesmo, ou nos outlets.

Óculos, sapatos e acessórios:

Existem marcas ótimas para óculos, e outras que tem linhas de óculos de sol como parte da coleção de roupas. Saiba analisar quais são as especialidades das marcas: Prada e Jimmy Choo para sapatos, Guess para jeans, Armani para ternos, blazers, camisas e calças, Ray ban para óculos e… claro, Louis Vuitton para bolsas e carteiras. Escada faz muita coisa boa, desde óculos, sapatos ate perfumes.

 

Agora, o que fazer se você não conhece a marca da roupa e quer avaliar se a roupa vale a pena?

  • E importante, em primeiro lugar, ver a etiqueta e de que material e feito.
  • Roupas feitas com fibras naturais, misturadas com uma percentagem pequena de sintético ou seda duram mais.
  • Verifique como se lava a roupa. Se você não é de lavar roupa fina a mão, e gosta de jogar tudo na maquina, não compre coisas que sejam para lavar a mão. Por melhor que seja a qualidade da roupa, se você não seguir as instruções de lavagem, você estraga a roupa.
  • Veja se a roupa é para ser lavada a seco e avalie se vale a pena.
  • Não compre nada que contenha acrílico. Esse sintético fica com cara de velho e com bolinhas depois do primeiro uso. É jogar dinheiro fora.
  • Só compre roupas que venham com botoes sobressalentes, e melhor ainda, com a linha para você costurar o botão. Ficar com uma roupa sem poder usar só por causa de um botão perdido é uma pena.
  • Botoes sobressalentes também são uma dica de que a qualidade da roupa e boa.
  • Repare nas costuras interiores da roupa: fios soltos, costuras tortas pedem que você coloque a roupa de novo na prateleira.
  • Roupas e jeans com costura forrada por dentro são um ótimo sinal de que a roupa e de boa qualidade.
  • Qualquer roupa de la em tweed tem de ter forro. Não compre calcas nem casacos sem forro porque é sinal de péssima qualidade e dão alergia ao entrar em contato com a pele.
  • Tweed de linho com viscose, por exemplo, pode ser comprado sem forro se as costuras forem forradas.
  • Avalie se a roupa esta vestindo bem e tem um bom corte. Roupa de boa qualidade tem bom caimento.
  • Veja se os botoes são feitos em algum material mais nobre, como madrepérola, metal, ou madeira. Botoes de plastico não são bom sinal, a não ser que a roupa seja uma calca social, por exemplo, onde um botão de outra cor não ficaria bem.
  • O mesmo para zipers: os de metal duram mais, mas temos de avaliar se o estilo da roupa suportaria um zíper de metal. Novamente, as calcas sociais não ficam bem com um zíper tao pesado.
  • Existem vários tipos de linho, e aquele que é lisinho, e você não vê as bolinhas no fio, são de melhor qualidade, mais finos. Não que o linho com bolinhas no fio não seja bonito e durável (eu acho lindo), ele é um linho mais barato, portanto não pague uma fortuna por linho que não seja totalmente liso.

Se você é como eu, que prefere qualidade a quantidade (eu tenho somente 5 bolsas – todas boas), invista em uma Louis Vuitton, mas se você é daquelas que tem 30 bolsas em casa e adora variar de acordo com a cor da roupa, não vale a pena, pegue o dinheiro e compra montes de outras coisas legais que você vai usar mais.

Vale lembrar que no Brasil as pessoas compram e usam roupas baseadas em moda, portanto se você não se vê usando a mesma bolsa por 5 anos consecutivos, não gaste dinheiro nelas. Eu ando usando as mesmas 5 bolsas rsrs há mais de 5 anos…mmmm talvez seja tempo de comprar outra…

Se você precisar de ajuda para guiar as suas compras, eu estou disponível para levar você em lojas que são a sua cara! É só entrar em contato.

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

20 Comments

  1. Delfina
    novembro 7, 2011

    Ola Alexia,

    Agradecer pela força e pelas dicas que o teu site me deu para a minha nova vida em França, é de muita valia ter essas informaçöes que nao temos com facilidade nas embaixadas.
    Parabéns, continua a trilhar os teus ideias e vivência com o mundo.
    Eu sou Moçambicana e agora com residência na França.
    Abraços
    Delfina

    • Alexia Oliveira
      novembro 9, 2011

      Oi Delfina

      Que bom receber o seu comentario. E sempre um prazer ouvir qualquer coisa de voce.
      Voce e uma das amigas que este blog me deu. Fico contente que o Artdeviv esteja sendo util para facilitar a vida de todos os lusofonos interessados tanto em vir residir ou passear nesta terra linda que e a Franca.
      bj
      Alexia

  2. leonardo
    outubro 30, 2011

    Para mim q pretende ir para paris e morar sozinho sem conhecer ninguém q vive ai, qual bairro voce aconselharia a morar ?

    • Alexia Oliveira
      outubro 30, 2011

      Ola Leonardo
      E bom ficar perto de seu trabalho ou da sua universidade, ou perto do metro. Voce nao diz o motivo da sua viagem, mas se voce evitar a zona norte de Paris, tipo 18eme, 19emee parte norte da 10eme, voce estara mais seguro com certeza.
      Eu aconselharia entao, a 6eme, 7eme, 15eme, etc. Rive Gauche e sempre melhor.
      Abraco
      Alexia

      • leonardo
        outubro 30, 2011

        Eu pretendo ir para cursar gastronomia, preferencialmente no Le cordon bleu, gostaria de um bairro mais seguro.

        • Alexia Oliveira
          outubro 30, 2011

          Mais seguro do que o bairro do Le Condon Bleu? Acho que nao tem mesmo!
          A 15eme e otima pra morar. Ainda mais se voce vicar perto da escola. Esta area e otima.
          Abraco

          • leonardo
            outubro 31, 2011

            Bom saber, entao o Le Cordon Bleu fica no 15eme ? O aluguel de apartamentos nesse bairro entá em que faixa de preço ?

          • Alexia Oliveira
            outubro 31, 2011

            Depende do apartamento. Digamos entre voce aluga um estudio por uns 600 euros, depois o preco vai subindo de acordo com o apartamento, e ele e maior, melhor, etc.
            Abraco!
            alexia

  3. Sally
    outubro 26, 2011

    Adorei o seu artigo, e confesso que nunca olho pra ver o tipo de tecido que e feito a roupa. Isso e importante mesmo, afinal de e seda vai ser mais caro do que poliester, por exemplo. Alexia, como a gente sabe que a roupa e pra ser lavada a mao pela etiqueta?

    • Alexia Oliveira
      outubro 26, 2011

      Ola Sally!
      Tem uns simbolos que vem em todas as roupas, esses simbolos sao internacionais. Quando tem uma bacia com uma maozinha e porque tem de ser lavado a mao, quando a bacia tem um X em cima, tem de ser lavado a seco, e quando a bacia tem uns numeros, tipo 30, e porque pode ser lavado a maquina, porem no maximo a 30 graus, se tiver o numero 40, pode ser lavado a maquina a 40 graus. A gente tem que prestar atencao porque normalmente as maquinas de lavar estao automaticamente programadas para lavar a 40 graus, entao a gente tem de mudar pra 30 graus se no desenho tiver o numero 30.
      bj
      Alexia

  4. Samuel
    outubro 24, 2011

    Gostaria q vc fizesse um artigo falando do preço dos apartamentos para alugar, só acho os de temporada, gostaria de saber o preço para morar por anos. Obrigado

    • Alexia Oliveira
      outubro 24, 2011

      Ola Samuel
      Se voce procurar nos mesmos sites de alguel por temporada, voce podera encontrar a opcao mensal. Normalmente os valores nao fogem muito desta mesma media. Nao existe uma grande distancia de precos em um mes de aluguel e o que voce pagaria por mes com um contrato a longo termo. Claro que se voce estiver aqui e fizer o contrato direto com o proprietario voce podera deixar de pagar as taxas de imobiliaria, por exemplo.
      Na minha experiencia, as pessoas que alugam um apartamento por, digamos, 3 meses (temporada curta), e depois se mudam para o seu apartamento com contrato longo, nao notam grandes diferencas em valores.
      Os alugueis por dia ou por semana sao bem mais caros, com certeza.
      Abraco!
      Alexia

      • Samuel
        outubro 26, 2011

        se voce pudesse me indicar alguns sites seria bom,
        obrigado.

        • Alexia Oliveira
          outubro 26, 2011

          Sites do que Samuel? De compras online?
          O objetivo deste artigo e falar para quem esta vindo aqui em Paris, e nao para compras online. Por isso coloco bem claro a importancia de avaliar o material, ver se as costuras estao em perfeitas condicoes, se tem forro, etc. Online nao se tem essa opcao.
          Se e para vir pra ca pra comprar online e so ir no site sa guess, da louis Vuitton, da Prada, e fazer a encomenda diretamente com eles, mas vale mais a pena ir direto nas lojas, pra poder experimentar, afinal sao roupas caras.

          Editanto: Agora fui ver que o seu comentario estaria ligado ao seu primeiro comentario, a respeito dos apartamentos. Eu quando recebo os comentarios nao vejo o historico dos comentario anteriores, entao respondi conforme o artigo em questao, no caso falando de roupas.
          A melhor maneira de alugar apartamentos de longa temporada e atraves de imobiliarias, nao sites. Sites sao bons para apartamentos alugados por temporada, mas voce pode tentar estes:
          http://www.paruvendu.fr
          http://www.logic-immo.com
          http://www.acheter-louer.fr

          Desculpe a confusao!
          Abraco. Espero ter ajudado.

  5. Camila
    outubro 22, 2011

    Olá! Gostaria de saber se conhece os serviços de aluguel de apartamentos em Paris do site: http://www.apartmentparis.fr? Conhece alguém que já reservou por ele? É confiável? Obrigada! Camila

    • Alexia Oliveira
      outubro 23, 2011

      Ola Camila!
      Eu nao conheco ninguem que tenha usado este site, portanto nao posso dar opiniao.
      Eu conheco muita gente que recomenda os servicos de uma senhora brasileira que esta a muitos anos por aqui, e que trabalha como autonoma tratando de aluguel de apartamentos:
      O nome dela é Cecilia Serzedelo e o e-mail é ceciliaparis@mac.com
      Abraco!

  6. Camila
    outubro 17, 2011

    Conheci seu blog agora e estou adorando ler todos os posts. Gostaria de lhe sugerir um tema para ajudar as pessoas que, como eu, estão pensando em passar o reveillon em Paris. Gostaria de ler sobre os melhores arrondissements para se hospedar (por exemplo, li em outro site que Montmartre não seria uma boa região…) Quais seriam os locais bons e centrais de Paris para ficar? Vc teria também alguma dica sobre o reveillon em Paris?? Obrigada!

    • Alexia Oliveira
      outubro 17, 2011

      Ola Camila! Bem vinda ao artdeviv!
      Que bom que voce esta gostando do blog!
      Sabe, eu ja escrevi muito sobre os locais que sao recomendaveis pra ficar, mas como sao artigos mais antigos acho que o pessoal nao procura nos arquivos mesmo.
      18eme, 19eme e 20eme assim como areas em torno das portas de Paris e Gares de trem nao sao locais apropriados para ficar, principalmente se estao pensando em sair de noite.
      Aqui o Reveillon e otimo nos cabares (Lido, Moulin Rouge), nos Bateaux Mouches, e algumas boates tambem tem festas. Depois o pessoal sai pra Champs Ellysees pra ver os fogos de artificio. E bom se organizar bem pra voltar pra casa depois, porque depois dos fogos e uma luta pra conseguir taxi, e como esta frio nao e bom ficar para do nas esquinas a espera. Por isso e bom ficar hospedado a distancias camonhaveis dos locais. Um bom local para ficar hospedado e perto da torre eiffel, porque tem os Bateaux perto e depois se pode ficar na torre pra virada.
      abraco!

  7. Neide Mello
    outubro 16, 2011

    Suas Dicas são maravilhosas, mas sinto falta de ouvir a pronúncia. Como eu faria para ouvir tudo que nos passou?
    Obrigada.

    • Alexia Oliveira
      outubro 16, 2011

      Ola Neide!
      Nao sei se eu entendi bem o seu comentario, voce quer dizer que gostaria de saber como se pronunciam os nomes das marcas? Escreva-me um email que eu posso lhe dizer…
      Abracos