Como manter os cabelos bonitos no inverno Europeu – dicas de produtos para comprar

Algumas pessoas pensam que o verão é o maior inimigo dos cabelos. Em se tratando de Europa, os cabelos sofrem mesmo é no inverno.

Eu já havia falado um pouco sobre como lavar os cabelos e do tipo de água que temos aqui em Paris, que é uma das piores águas para o cabelo em toda Europa, perdendo somente para algumas outras cidades no interior da Franca e Londres (água com muito cálcio e outros minerais que se acumulam no cabelo).

Nem todas as cidades europeias tem o mesmo tipo de água, portanto se você estiver passando menos de 15 dias em Paris especificamente, você talvez nem sinta muito o problema da água com muitos minerais.

Bom, em relação ao frio do inverno, a Europa de uma forma geral tem as mesmas características climáticas: clima seco, frio, temperaturas agradáveis de 23/24 graus no interior dos prédios (mas ambiente muito seco) e temperaturas baixas (entre -4 a 4) no exterior, seco tambem. Portanto, essas dicas servem para viagens a Europa como um todo.

Aqui vão algumas dicas para proteger o cabelo do frio e do clima seco:

  •      Cubra sua cabeça! Nosso couro cabeludo produz menos sebo quando a temperatura baixa, então use um lenço ou um chapéu para reduzir a exposição direta ao frio. Não saia na rua de cabelo molhado ou úmido, porque a água no cabelo pode congelar e como gelo aumenta de volume, arrebenta a estrutura dos fios.
  •      Use uma máscara nutritiva e hidratante que vai restaurar a suavidade do cabelo e proteger das baixas temperaturas do inverno! Há muitas máscaras, escolha uma forma adequada à natureza do seu cabelo. Como a gente quando esta viajando não tem tempo pra ficar 30 minutos com um creme no cabelo, escolha produtos que exigem apenas 5 minutos de espera, assim você pode usar no banho mesmo, depois do shampoo, e enquanto você toma o banho os minutos passam, e ao final é no enxaguar.
  • Preste atenção especialmente na ponta do seu cabelo porque essa é a parte mais exposta ao frio. Use tambem um leave in para manter o seu cabelo protegido, com uma camada de produto condicionante. Escolha os produtos com silicone porque estes protegem bastante do frio e da perda de umidade dos cabelos:

Eu aconselho estes produtos, existem muitos outros, mas estes foram os que eu testei:

Mascaras “de supermercado” baratas que dão conta do recado, estas você pode usar no lugar do condicionador mesmo, toda vez que lavar o cabelo:

Essas mascaras custam em torno de 5 euros e fazem milagres:

Garnier Ultra Doux:
Masque Huile D’Argan et Cranberry
Masque Huile d’Avocat et Beurre de Karité (Esta mascara é bem oleosa, não compre se o seu cabelo não é seco ou não esta danificado)

Elseve da L’Oreal:
Masque Elsève nutri-réparateur anti-casse a l’omega + ceramide
Masque Reconstituant – Elsève Total Repair 5 (estou usando esta linha no momento, )

Dessange:

Masque Nutri -Extreme de Jacques Dessange

Eu acredito que esta é a marca que eu mais gosto dentre os produtos de supermercado, que eu já experimentei. Eu amo tanto o shampoo, condicionador como a mascara para cabelos da Dessange.

 Mascaras para cabelo de qualidade profissional:

Encontram-se a venda em cabeleireiros por todo o lado em Paris: são mais caras, boas para cabelos que já estão danificados e precisam proteção extra e custam cerca de 25 euros. Essas mascaras são mais intensas e você deve usar somente uma vez por semana, ou o seu cabelo pode ficar muito pesado.

Kerastase:

Masque Cheveux Epais Masquintense – essa é a melhor mascara da kerastase, na minha opinião.

Masque Chroma Riche Kerastase – para cabelos pintados.

Redken:

Velvet whip Masque (esta custa 18 euros e é muito boa).

Mascaras para cabelo que se encontram em farmácias, maravilhosas:

Phyto – todas as mascaras desta linha são fantásticas, naturais e custam em torno de 15 euros.

Klorane – Mascaras naturais, de alta qualidade, tambem recomendo todas as mascaras desta linha, custam em torno de 18 euros.

Sephora:

Bumble and Bumble: (tudo desta marca é ótimo)

Mending Conditioner – Masque réparateur pour cheveux – 35 euros

Frédéric Fekkai:

Salon Technician Color Care – Masque hydratant résultats rapides – 34 euros

Leave-in “de supermercado”, baratos, que custam em torno de 8 euros:

Todos da Elseve, dependendo do tipo de cabelo.

No supermercado voce encontra muitos tipos de leave-ins por este mesmo valor, portanto veja o que e melhor para o seu tipo de cabelo.

Leave in mais caro:

 Philip B

Lovin’ Leave-in Hair Conditioner -25 euros, na sephora

Pra finalizar, use um silicone nas pontas.

Eu uso o silicone brasileiro da Niely Gold com queratina. Acho que o nome é “silicone reparador de pontas”.

     Lave o seu seu cabelo com um xampu hidratante ou nutritivo, que também protege o couro cabeludo da poluição e da poeira. Eu não indico nenhum shampoo em especifico porque eu vivo mudando e nunca gasto muito dinheiro com eles. Eu uso os da Elseve, Dessange e um de 2 euros (500ml) da marca carrefour que é uma maravilha apesar de ser super barato!

Up-date: se por acaso voce quiser comprar estes ou outros produtos online, e receber no Brasil, voce pode comprar na amazon francesa, por precos ate melhores que estes que eu coloquei aqui:

E so procurar no search: