Como manter o cabelo bonito durante uma viagem pela Europa

Para quem não sabe, cabelos, produtos para cabelos e afins são uma das minhas manias.

Eu não sou daquelas pessoas que colecionam produtos para cabelo em casa e estão sempre comprando coisa nova. O que eu gosto mesmo é pesquisar sobre os produtos, para que servem os ingredientes, se realmente fazem efeito ou estão ali só para aumentar o preço dos produtos. Tenho um “interesse cientifico” no assunto e adoro descobrir que afinal aquela velha marca de shampoo barata tem uma formula quase igual ao shampoo mais caro do supermercado. Entendo sobre shampoos com cones, sem cones, biológicos e sei qual é a diferença entre sodium laureth sulfate, sodium lauryl e sulfate ammonium laureth sulfate – Se você não sabe, aconselho a usar shampoos com o primeiro da lista.

Mas agora, falando sobre como manter os cabelos bonitos na sua viagem pela Europa:

Quem vem passar ferias em Paris normalmente começa a reclamar do estado do seu cabelo.

A água em Paris é muito mais “dura” e mais alcalina, boa para beber porem péssima para a pele e cabelos. Aqui temos que colocar anti-calcario sempre que lavamos roupa (junto com o sabão) senão a roupa não fica limpa e entope os canos com calcário. As maquinas de cafe tem de serem limpas seguidamente também.

O calcário encontrado na água vai acumular no seu cabelo também.

Depois de umas duas lavagens você vai começar a notar a diferença. A sua pele pode começar a ficar extremamente seca, coçando e os cabelos pesados, sem brilho.

Qual é a solução? Quelamento.

Eu não sei se este termo é muito usado no Brasil, mas acredito que os frequentadores de piscinas conheçam. O cloro que fica no cabelo não sai com shampoo, nem mesmo com shampoo de limpeza profunda ou clarificantes, então a gente tem de usar os tais queladores.

Os queladores são produtos que tem o “poder’ de retirar minerais e metais do nosso cabelo e pele, assim como também podem ser administrados para intoxicação interna por metais pesados (que não é o que estou falando neste artigo – eu me refiro somente a cabelos e pele mesmo).

Se você reparar, aqui as pessoas, de uma forma geral (na Europa como um todo) tem cabelos mais porosos, e muitas vezes com aparência de sujo.

Não é porque eles não lavam os cabelos, é simplesmente o efeito da água mesmo, caso eles não usem queladores.

Esses minerais se acumulam no cabelo e não saem mesmo, e o cabelo fica parecendo danificado – tem muita gente que corta o cabelo achando que esta muito estragado, quando na verdade só precisa mesmo e de uma boa limpeza com queladores.

Bom, como resolver o problema?

Use, (traga ou compre aqui) shampoos com algum destes ingredientes:

Disodium EDTA

Tetrasodium EDTA

Sodium citrate / Acido citrico

Trisodium citrate

Estes são os ingredientes que tiram os minerais do cabelo. Você vai notar que aqui você precisa usar muito mais shampoo do que em lugares onde a água e mais “macia”, como no Brasil.

Essa mudança na quantidade de shampoo vai deixar o seu cabelo mais seco também, e aliado com o clima, que é seco, piora tudo mesmo.

Se você não usar sabonetes ou shampoos com estes ingredientes, você vai, mais cedo ou mais tarde, notar o seu cabelo e pele mudando (para pior).

Existem vários sabonetes (para a pele) aqui com algum “EDTA” por causa da água. Um deles e o Petit Marseillais, que se encontra em todo supermercado, e é barato (cerca de 2 euros).

Eu recomendo o de azeite de oliva (este link vai direto pro website do Petit Marseillais somente pra ver como é a embalagem e os ingredientes).

Shampoos: qualquer um que tenha estes ingredientes, ou simplesmente misture suco de limão ou vinagre (um pouquinho só) no seu shampoo ou para enxaguar. Tem garrafinhas pequenas de vinagre no supermercado e ate mesmo suco de limão puro (com conservantes, claro) em garrafinhas pequenas na parte gelada do supermercado. Ficam normalmente perto do salmão defumado (porque se usam juntos, he he).

Não interessa muito a marca mesmo. O acido citrico do limao ou do vinagre vao limpar os minerais do seu cabelo. Deixe no seu cabelo um pouco, não lave imediatamente (espere 1 ou 2 minutos com o limao no cabelo), ou evite o problema já usando desde o primeiro dia. Os shampoos que realmente limpam os cabelos tem de ter um destes ingredientes no topo da lista, ou seja, um pouquinho de acido citrico no final da lista de ingredientes não vai resolver muito. Como você sabe – quanto mais acima da lista, maior é a quantidade do produto. Na duvida, misture vinagre ou suco de limao (na hora) no shampoo.

Bom, sabendo disso, você deve adivinhar que a maioria dos produtos de higiene e limpeza feitos para o publico frances é diferente dos que compramos no Brasil.

Note que não tem nada a ver com raça, nacionalidade, cor ou afins. Os parisienses são tao ou mais misturados do que os Brasileiros e temos aqui mulatas, loiras, morenas, ruivas, arabes, todas 100% francesas.

A diferença é portanto, o clima e a água. Aqui uma “loção hidratante” é muito mais pesada do que no Brasil. Um creme é ainda mais pesado. Se você esta pensando que vai encontrar os produtos franceses que você usa e compra no Brasil, pode se decepcionar um pouco. Cada empresa tem a sua própria linha de produtos para o mercado estrangeiro. Os produtos de marcas francesas que voce compra no Brasil sao especiais para o publico, clima e gosto brasileiro.

Já aconteceu de pessoas vindo passear aqui, ao pedirem a minha ajuda para “traduzir” os produtos, depois começarem a reclamar dizendo “você disse que era loção e afinal é um creme”.

Eu aviso sempre, experimente antes  (use as amostras) porque o que é considerado loção aqui, ou mesmo “leite de beleza” é muito mais grosso e pesado do que no Brasil.

Não adianta somente traduzir e note bem: O mundo não segue os padrões brasileiros. Cada lugar tem o seu próprio padrão e usa os termos como bem entende visando os moradores deste local, não os turistas.

Assim como no Brasil o “couro sintético” se chama “couro ecológico” (que de ecológico não tem nada há ha), cada lugar é livre para as suas próprias invenções de marketing e usos da linguagem.

Agora, falando um pouquinho de compras em Paris:

Coisas que eu, pessoalmente uso e aconselho a comprar por aqui, para os cabelos, que eu não costumo ver em outros lugares com os preços que temos aqui:

Kerastase – Esta é sem duvida a melhor marca de Shampoo francesa. Se você usa ou quer experimentar, aproveite. São vendidos em salões de beleza.

Klorane – ótimos produtos para o cabelo também, vendidos em farmácias.

Os outros shampoos e condicionadores franceses, são na maioria das vezes iguais aos brasileiros, com a diferença de serem sempre mais ácidos por causa da água. Os Dessange, muito populares aqui, tem a formula muito parecida com os Pantene, e são ótimos para presentear amigas (custam em media 5 euros).

Essa é a linha de shampoos que eu uso no dia a dia. Eu uso o nutri extreme da Dessange (amarelo).

Eu costumo ler todos os rótulos muito atentamente, e cheguei a conclusão que tirando os Kerastase e Kloranes (muito caros pro meu gosto, so uso de vez em quando) não há nada assim muito diferente entre os produtos que eu vejo por aqui. Shampoo serve pra limpar mesmo. Não vai fazer muito pelo cabelo mesmo. Alguns, como os Dessanges e Pantenes da vida, como tem silicones (Dimethicone e afins) no proprio shampoo, dao aquela sensaçao de cabelo escorregadio quando molhado, tipica dos silicones.

Os silicones somente servem para facilitar a sua vida depois de lavar os cabelos, ao pentear. Não trata o cabelo. Silicones são produtos puramente cosmeticos. Eles formam uma camada fina em volta do seu cabelo, mas nao é absorvido.

Os condicionadores é que devem sem bem pesquisados.

Os produtos da Occitane são ótimos também, incluindo shampoos e condicionadores, se encontram nas lojas Occitane (tem por todo o lado aqui) e nas Galeries Lafayettes.

Manteiga de Karite pura – uma maravilha da natureza, otima para o cabelo, pele, etc. Encontrado em lojas de produtos africanos e indianos. Eu compro a minha na Velan ( link para o site da loja, para voce ver como chegar la).

Note que a manteiga de karite verdadeira é beje ou cinzenta, não amarelada. A que aparece no site, para comprar online, não é muito boa (é feita de outra arvore) e esta meio seca porque eles recebem em grande quantidade e depois colocam em pacotes .

A melhor é a que eles vendem em potes fechados na loja (250 gramas por 5 euros). Você tem de ir la mesmo.

Monoil Oil – A venda em qualquer supermercado, este óleo de coco perfumado, medicinal, da polinésia francesa (Haiti) é ótimo, e tem também os shampoos naturais da própria marca. São vendidos no supermercado Monoprix pelo melhor preco link para voce ver como é o vidro.

O monoil oil e a manteiga de Karite não são produtos made in france, mas é uma otima oportunidade de comprar esses produtos puros, sem mistura neguma. No Brasil é praticamente impossível encontrar manteiga de karite pura, somente misturada com outros produtos baratos que aumentam a quantidade e estragam a qualidade. Manteiga de karite é uma manteiga medicinal, não deve ser misturada com produtos de puro efeito cosmético como silicones e óleos minerais. Note que eu chamo de medicinal produtos que curam ou tratam mesmo certos problemas de pele, couro cabeludo, como eczemas, psoriase, queloides, acne etc. Produtos de efeito cosméticos deixam o cabelo/pele bonitos, mas não tratam nada (silicones e óleos minerais de uma forma geral). A mistura de Monoil oil com karite e uma otima ideia.

Eu misturo, em casa, a manteiga com óleo de coco virgem biológico (50/50), sem mais misturas nenhumas, mas você e livre para misturar com óleos essenciais, monoil, azeite de oliva também.

Outros produtos legais para cabelo:

Escovas de cabelo com cerdas naturais: Essas escovas são ótimas para o cabelo, e ainda reduzem as suas dores de cabeça, desde  que sejam cafaleias tensionais. Elas retiram eletricidade estática do seu couro cabeludo e diminuem o stress.

Escova de pelo de javali (javali em frances se chama sanglier) – essas escovas não penetram nos cabelos mais volumosos, somente em cabelos finos, portanto você também encontra as opções que tem nylon e sanglier (pelo de javali) juntas, que são ótimas também pois o nylon penetra no cabelo, e as cerdas naturais vão tirar a eletricidade estática, espalhar os óleos naturais do cabelo e baixar as cutículas dos fios.

Escova de pelo de cabra (chevre em frances) – escovas usadas para polir o cabelo, baixando as cutículas. Não espere essas escovas penetrarem no cabelo, imagine que o pelo de cabra é mais ou menos da mesma textura que o nosso cabelo, portanto é para polimento somente.

Você tem de dividir o seu cabelo em partes para usar a escova de pelo de cabra. Você pode colocar umas poucas gotinhas de Monoil Oil para perfumar o seu cabelo com a escova, e dar brilho.

Cuidado para não deixar o cabelo oleoso. Essa escova deve ser lavada como se lava cabelo mesmo, muito seguidamente (a cada 3 dias no máximo) não deixe as escovas com cabo de madeira de molho, porque a madeira vai inchar e trincar.

Essas escovar custam entre 7 e 12 euros, ou mais, mas são investimentos que duram muito tempo.

A de cabra você tem de ir em lojas especializadas mesmo.

Esteja preparada para emergências também:

Se por acaso você ficou sem shampoo, você pode usar por um dia um detergente qualquer, mas NUNCA, em hipótese alguma coloque sabão (como o sabão em barra para as mãos ou o petit marselleise, que é liquido) no cabelo quando viajar pela Europa.

O problema não é o sabão. A água é que não é boa. Sabão + água dura (com calcário) não funcionam bem juntos e você vai acabar com um cabelo parecendo um ninho de passarinho.

Como o cabelo fica assim, fica impossível tirar o sabão do cabelo. Não pense que só porque é liquido e necessariamente detergente. O Petit marsselleise é sabao liquido, não é detergente.

Use, em caso de emergência qualquer detergente (sim, os shampoos são detergentes não são sabões) que você tenha por perto. O seu cabelo vai ficar meio seco mas perfeitamente aceitável e limpo. Exemplo de detergentes que você pode encontrar nos hotéis: body wash, shampoos para banho.

Preste atenção que tudo o que tiver o ingrediente “cocos nucífera oil” é sabão.

Detergentes tem sodium laureth sulfate, sodium lauryl e sulfate ammonium laureth sulfate. Se você puder pegar um pedaço de limão no restaurante que jantar, o seu cabelo vai agradecer ainda mais.

 Obs: Na falta de limão, Ice Tea, cha preto e cafe tambem tiram os minerais do cabelo e são faceis de encontrar em todo  o lado.

Comments

  • Leticia Costa says:

    Oi Alexia!
    Estou devorando teu site, é maravilhosas as tuas dicas.
    Mas estou com uma dúvuda: qual é a hora de colocar o limão puro ou o vinagre puro? Na hora de enxaguar o shampoo, na hora de enxaguar o condicionador ou dentro de um dos dois pra usar na hora do banho, melhor é pra usar com, dentro dos shampoo e condicionador ou no enxague dos dois?
    Muito obrigada, beijos e parabéns.

    • Oi Leticia
      Pra tirar o acumulo de calcario do cabelo, voce tanto pode misturar no seu shampoo como no creme, e deixar agir um pouco pra sair tudo. Eu diria que é melhor misturar no shampoo, mas no creme tambem funciona. Pra manutenção, é so ir misturando limão ou vinagre na agua do ultimo enxague.
      bj
      Alexia

  • ana says:

    SEGUINDO SEUS CONSELHOS TAQUEI VINAGRE DE CEREAIS NO CABELO…NOSSA FICOU OTIMO…LAVEI COM MEUS PRODUTOS AQUI EM PORTUGAL E LINDOOO!!!

  • Gabriela Reis says:

    Olá adoreei suaas dicaas! Morooo na Europa INglaterra! e estou tendo problemas com pele e cabelo! meu cabeloo ta cada vez caindo maais quebrando maais! e opaco sem brilho! Gostaria de saber se voce sabeee algum segredinho para melhorar isso! Muito Obrigadooo!

    • Oi Gabriela!
      Que bom que voce gostou das dicas!
      Bom, eu estava exatamente como voce… e ainda pra completar com o rosto cheio de espinhas…
      pra pele a unica coisa que adiantou pra mim, deopis de gastar um monte de dinheiro em cremes caros que nao resolveram, foi usar no corpo e no rosto uma mistura metade/metade de manteiga de Karite e oleo de coco virgem (se compra nas lojas de produtos africanos ou indianos, bem batatinho e dura muuuito). Passe pelo corpo um pouquinho so, depois do banho, ate a sua pele voltar ao normal (pra mim demorou uma semana), depois use tipo 3 vezes por semana so pra manter… no rosto eu uso sempre antes de dormir (limpou a minha pele das espinhas e ate das cicatrizes em 2 semanas), se ficar muito oleoso passe um papel para tirar o excesso e nao manchar a fronha.
      No cabelo… voce com certeza ja deve estar lavando o cabelo a algum tempo com esta agua (na Inglaterra a agua e “dura” tambem), entao voce tem de clarificar com um shampoo de limpeza profunda, e usar um quelador. Eu como nao encontrei shampoo de limpeza profunda aqui uso um “detergente bio” de lavar louca que funciona maravilhosamente (tem de ver direitinho os ingredientes pra ver se presta pra lavar o cabelo, cuidado…) Se voce quiser me mande por email a marca do detergente que voce tem em casa que eu pesquiso os ingrendientes pra voce. nao tem a lista de infredientes na embalagem, tem de procurar a lista na internet. Eu posso ver isso pra voce. tanto o detergente de lavar louca como o shampoo clarificante normalmente nao tiram os metais e minerais do cabelo, entao voce deve misturar na hora suco de limao com agua ou vinagre – se voce puder com o cheiro(eu nao posso, por isso uso limao rsrs). Se voce for usar o detergente tem de misturar com agua porque sao muito fortes. Depois coloque o seu condicionador normal. Voce deve clarificar uma vez po mes, ou toda vez que o cabelo comecar a ficar assim de novo.
      Depois do cabelo livre do acumulo de porcaria, e hora de tratar: cabelo e composto de 98% queratina e 2% agua, entao e isso que devemos colocar no cabelo pra deixar ele bonito.
      Aqui, diferente do Brasil, a maioria dos cremes condicionadores nao tem proteina (amino acids, hydrolyzed proteins ou qualquer coisa que tenha o nome hydrolyzed na composicao e proteina, keratin. Os cremes “reconstrutores” normalmente tem proteina. nao precisa comprar nada caro. Se voce nao achar nada, compre pela internet o “Aphogee Intensive Two Minute Keratin Reconstructor” que custa uns 7 euros no maximo ( e esse que eu uso, e muda o seu cabelo do dia pra noite, pra mim bastaram 2 aplicacoes e parou de quebrar). Esse creme da aphogee e milagroso, mas e so pra usar 1 vez por semana porque senao o cabelo fica muito sobrecarregado de proteina. Se voce for usar o aphogee nao precisa mais usar quelador porque esse tratamento tira os metais e minerais do cabelo tambem, alem de tratar o couro cabeludo.
      Eu usei dois dias seguidos quando comprei porque o meu cabelo tava caindo muito e quebrando como louco :) depois tem de maneirar um pouco…. Depois voce pode pedir pra alguem no brasil mandar pra voce a keratina em spray da Nyele gold se voce quiser economizar, pra usar uma vez por semana depois que o seu aphogee terminar – veja o que sai mais barato.

      Para hidratar: eu uso shampoo e condicionador normal, com silicone tipo pantene, por exemplo. Vai funcionar perfeitamente por que voce ja limpou o cabelo das porcarias acumuladas. note que o silicone nao e soluvel em agua e tem de clarificar mesmo, por isso e que dizem que o cabelo acostuma ao shampoo. Na verdade, o que acontece e que o cabelo fica saturado de silicone (tudo que termina em -cone e silicone).
      Para hidratacao profunda eu uso o mesmo condicionador, mas coloco um pouquinho de oleo de coco e manteiga de karite que ja tenho misturada num pote pra usar na pele (tem deterreter um pouquinho porque fica meio duro) e mel. Ai eu deixo tipo 1 hora, coloco no cabelo lavado e enxugado com toalha, depois uma touca plastica (ou saco plastico mesmo). Cremes de hidratacao profunda voce pode escolher o que quiser mesmo, e so deixar bastante tempo que funciona. Tem muitos no supermercado, e so escolher.

      Agora uma dica pra usar no cabelo caso ele continue seco e sem brilho: faca uma mistura de oleo de coco com agua (um pouquinho so, tipo pra usar em 2 dias porque acho que a agua fica velha se guardar a mistura por muito tempo). Coloque em um desses vaporizadores spray e sacuda muito, muito na hora de usar, porque agua e oleo nao se misturam e voce precisa colocar os 2 no cabelo juntos. Coloque esse spray no cabelo tipo umas 3 horas antes de lavar o cabelo, ou coloque de noite para passar a noite. Se voce conseguir acertar a dose e nao ficar oleoso demais, otimo porque ai voce pode ficar com a mistura no cabelo e ate sair na rua. A agua e o hidratante que voce precisa, e o olei vai selar a hidratacao nos fios, deixando o cabelo liiindo.
      Nunca use oleo no cabelo seco porque nao adiantam muita coisa, oleo e bom no cabelo molhado. Pra tirar qualquer oleo do cabelo lave com condicionador primeiro e depois coloque shampoo- depois pode colocar mais condicionador, porque o shampoo nao tira o oleo e voe vai ter que usar muito pra funcionar. Compre um potao de condicionador barato mesmo porque e bom usar bastante.
      Bom, e isso que eu faco no meu cabelo e o meu cabelo e lindo (agora, mas estaca seco, caindo todo e quebrando muito, mas muito mesmo, eu tinha medo ate de pentear rsrs). A minha pele nunca teve tao boa tambem, e nunca mais tive espinhas. Espero que funcione com voce tambem. Se voce usar o aphogee nao tem como nao funcionar! bj

  • Gabriella evangelista says:

    Bem que você poderia ter me dito isso quando estive aí . Quando cheguei ao Brasil minha pele dava para escrever um livro de tão seca . Cabelo ? Não vou nem comentar … parecia uma peruca rsrsrs. Mas nunca é tarde . Adorei as dicas!
    Bjs,

    • Oi Querida!
      Pois e.. grande falha da minha parte…. esqueci me completamente deste detalhe….
      Mas como voce dise, nunca e tarde, tem mesmo de tirar esses minerais do cabelo, misturando suco de limao no condicionador melhora um monte…
      bj
      Ale

  • Lulu Maurin says:

    Adorei as dicas, você cuida muito bem de nós turistas. Obrigada pela dedicação!

    • Obrigada voce, Lulu, pela visita!
      Eu demorei pra entender que afinal o problema daqui era a agua… vivia gastando dinheiro em shampoo caro, que funcionava nos primeiros dias depois ficava horrivel de novo.
      Clarificava e tudo, mas nao andiantava. Rotacao de shampoo tambem nao adiantava, ate que entendi que era a agua mesmo…
      bj

Comments Closed