setembro 25, 2013 | Posted in:Turismo dicas

Ola Pessoal.
Este artigo é uma tentativa de ajudar os viajantes de primeira viagem a lidar com os famosos quartos minúsculos que a maioria dos hotéis em Paris oferecem.

Independente de estrelas, os hotéis em Paris são bem menores do que os Hotéis em outras cidades da Europa. Como os prédios em Paris são históricos, tombados, não há muito o que as empresas hoteleiras podem fazer, em relação a este “problema”, pois eles tem de respeitar as fachadas.
Não há como chegar e destruir os prédios antigos e fazer um super Novotel no centro de Paris.

Muitas das pessoas que fazem passeios comigo reclamam disso.
Agora, já que não temos como mudar a realidade de Paris, vamos tentar nos adequar a ela, ok?
Começando…

1. Traga pouca coisa. A maioria das pessoas que viaja pela primeira vez traz muita coisa nas malas, e no final nem usa. Eu vivo repetindo: Europa não é Brasil e aqui ninguém liga se você esta com as mesmas roupas o tempo todo.
2. Muito importante: Ao chegar no hotel, desfaça as malas, pendure o que tiver de pendurar, coloque as suas roupas nas gavetas disponíveis, use o guarda roupa, coloque os produtos de toilete no banheiro. Se faltar cabides, peça mais! Pessoal, mala não é gaveta e tem de sair do seu caminho o mais rápido possível. Se você olha pra sua mala e fica com preguiça de desfazer, é porque você esta trazendo muita coisa. Eu normalmente tiro tudo da mala, organizo o quarto, e escondo a mala atras de um sofá ou da cortina. Pronto, menos uma coisa pra atrapalhar o caminho.
Eu costumo ouvir o pessoal dizendo “eu tenho de ficar pulando por cima das malas!”. Isso significa que as suas malas estão no meio do caminho, certo? Então tire a mala do meio do caminho e o problema esta resolvido!
3. Se o seu hotel for bem simples; com pouco local para colocar as suas coisas, tente fazer uma mala simples também. Hotéis por menos de 100 euros são super simples, tente “ser coerente” com a simplicidade e traga pouca coisa.
4. Agora, saindo um pouco do tema, mas nem tanto, tente trazer coisas que não sejam de grande valor, porque se acaso a sua mala se perder ou você perder alguma coisa, você não fica no prejuízo: joias finas e caras, cintos de 600 euros, bolsas de 2000 euros ficam em casa ok? Eu já tive casos de pessoas ficarem de mal humor o dia inteiro por terem perdido no hotel um brinco caríssimo(depois acharam mas ai já tinham perdido um dia na vida de mal humor rsrs). Não tragam a sua caixa de joias inteira, tragam coisas pequenas, um brinco de perolas que já vem nas suas orelhas desde casa é o suficiente – um relogio é suficiente (a maioria dos europeus so tem um relogio e usam durante anos o mesmo). Se o seu quarto no hotel é uma bagunça você provavelmente vai perder coisas, e as coisinhas pequenas são as primeiras a desaparecerem.
5. Mala não é cofre. Deixe a sua carteira, passaportes, Ipad, euros e afins no cofre do quarto. A mala deve desaparecer da sua vista logo na chegada pra você ter espaço.

mala no meio do quarto

Se esta foto lembra o seu quarto de hotel, é hora de se organizar..

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

14 Comments

  1. George
    outubro 9, 2013

    Olá Alexia,
    Tudo bem?
    Meu nome é George, sou brasileiro e moro em Portugal. Eu irei visita Paris em março do ano que vem e estou procurando varias dicas na Internet e achei seu blog.
    Gostaria de tirar umas dúvidas, se for possível responde-las, por favor:
    – Iremos ficar em Paris 4 dias, somos 2 adultos e 1 criança de 10 anos, reservei o hotel
    ibis budget Paris Porte De Montmartre (45 rue du Docteur Babinski, 18. Sacré Coeur- Montmartre), que parece ser longe do centro, mas não sei se vale a pena. Ainda posso cancelar a reserva. Você indica algum hotel mais próximo e que não seja muito caro?
    – Quanto a transportes, que tipo de bilhete me aconselha comprar?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site e a ajuda que tem dado à todos.
    George

    • Alexia Oliveira
      outubro 10, 2013

      Ola George

      E dificil conseguir preços tão bons como os IBIS Budget. Por este valor é praticamente impossivel conseguir alguma coisa no centro – por isso mesmo eles estão praticamente fora de Paris, ou fora mesmo.
      O problema não é, neste caso, se é perto ou longe. O problema é que montmartre é uma zona muito complicada socialmente e é preferivel evitar por causa da violencia e roubos nos transportes publicos.
      Se voce conseguir algum outro hotel barato, ao sul, seria mais seguro. Mesmo longe, voces podem sempre contar com o metro, etc. para as deslocações.
      Estando no norte, pegar transportes a noite pode ser perigoso e voce vai ter de gastar com taxis, o que saira no fim mais caro do que ter investido um pouquinho mais no hotel.
      Abraços
      Alexia

      • George
        outubro 10, 2013

        Olá Alexia,
        Muito obrigado pela resposta!
        Desculpe-me o incomodo, mas você indicaria-me algum hotel ou uma localidade melhor?
        Já cencelei a minha reserva. rs

        • Alexia Oliveira
          outubro 10, 2013

          Ola George

          Fuja dos arrondissements 18, 19 e 20. Como voce sabe qual é o arrondissemnt? E so olhar o endereço, o cep diz:
          75001 é o primeiro, 75002 é o segundo, etc.
          Aqui tem os artigos dos hoteis que eu recomendo:
          http://www.artdeviv.com/category/hoteis/

          Depois (mantendo o preço baixo) tem os outros ibis budget em outros locais tipo Ibis porte de bagnolet, ou porte de italie, etc, todos estes são longe do centro mas são em local seguro. O metro traz voces rapidinho para o centro de Paris.
          Abraços

  2. Mariana
    setembro 30, 2013

    Matou a pau Alexia!
    Estou refazendo a minha mala rsrs, pois estou de viagem marcada pra daqui a 3 dias para “as Europa”. Deixo aqui uma outra dica:
    Olhem a meteorologia! E so procurar no google!
    bju

    • Alexia Oliveira
      setembro 30, 2013

      Oi Mariana!
      Obrigada pelo comentario!
      E isso mesmo, sabendo como esta o tempo evita de trazer roupas que não vai se usar…
      Agora mesmo, é bom trazer guarda chuva ou impermeavel!
      bj

  3. Lenir Dalsasso Schambeck
    setembro 29, 2013

    Alexia, tuas dicas são preciosas.Fiquei feliz ao ler essa matéria porque é exatamente assim que eu faço nas minhas viagens.Bom senso e organização são fundamentais nas viagens a Europa.
    Um grande abraço
    Lenir

    • Alexia Oliveira
      setembro 29, 2013

      Ola Lenir!
      Obrigada pelo comentario.
      Faz uma super diferença uma quarto bem organizado, não é mesmo? Alias a roupa não fica toda amassada, se sabe onde estão as coisas…
      enfim.. questão mesmo de bom senso!Muito bem falado!
      bj e volte sempre!

  4. Susana Lima
    setembro 28, 2013

    Bom dia a todos.
    Muito bom o seu blog, estou encantada. Finalmente um blog para pessoas comuns!
    Eu finalmente aprendi a fazer mala pequena e afora mesmo que eu esteja em hotelzinho simples a organização é boa. Como voce diz Alexia, a chave é levar tudo mais ou menos da mesma cor, assim não ha necessidade de ter um outfit pra cada dia. Afinal se a gente fica bastante tempo em Paris, ve as pessoas sempre com os mesmos casacos, com as mesmas roupas o tempo todo. Se os parisienses, que são famosos pela elegancia podem, nos, turistas não devemos nos preocupar com essa historia de ficar repetindo roupa, como a gente faz no brasil.
    Outra coisa, na França o clima é bom, a gente não fica transpirando o tempo todo, da pra usar a mesma blusa por 2 dias sem problema. Desculpe se o comentario foi longo.

    • Alexia Oliveira
      setembro 28, 2013

      Ola Susana!
      Bem vinda ao artdeviv!
      Que bom que voce esta gostando do blog!
      Concordo inteiramente com o seu comentario. A gente quanto mais viaja menos coisas leva.
      bj

  5. betho feliciano
    setembro 25, 2013

    Hola Alexia!
    Encontrei teu blog e fiquei encantado. Principalmente pela intenção de prestar apoio e ajuda aos viajantes.
    Gosto de viajar com mochilas mas desta vez estamos programando uma viagem em família para Inglaterra e Paris – com mais tempo em Londres e Paris.
    Por insegurança geralmente a mulher tenta reservar tudo antes, além das passagens.
    Estava procurando umas dicas e a orientação é que se busque ficar entre os finais de cep 1 a 9 (linha reta entre estes pontos).
    Como é teu trabalho? Você faz estas reservas para quem vai viajar? Trabalha como guia aí?
    Aguardo seu contato para prosseguir neste projeto buscando sair das reservas através de agências.
    Abraços.
    betho

    • Alexia Oliveira
      setembro 26, 2013

      Ola Betho

      Tudo bem?
      Que bom que voce gostou do blog.
      Para saber um pouco mais sobre as minhas dicas de hoteis, va a categoria “hoteis” do blog. Eu não faço as reservas, pois não somos uma agencia.
      Eu sou guia em Paris, somos 3 guias ao total em Paris e varios em outras cidades, como mostra o banner ao lado “guia da europa”, ou em cima, na categoria “passeios guiados”.
      Quanto voce tiver tempo, de uma olhada nestas informações porque estão todas aqui no blog.
      Abraços
      Alexia

  6. Amalia
    setembro 25, 2013

    Alexia!!!

    Muito o brigada por este artigo, rsrs parece que foi escrito pra mim hehe.
    Eu não sou viajante de primeira viagem, mas sempre caio no terrivel erro de levar muita coisa, e no final não uso nada, porque não penso nas cores e nada combina na hora de sair. Essa de deixar a mala servindo de gaveta eu faço também, ou melhor fazia. Da proxima vez vou seguir os seus conselhos. Se a gente quer uma casa arrumada aqui no Brasil, porque ficar com o quarto de hotel bagunçado ne? bj querida e obrigada mais uma vez.

    • Alexia Oliveira
      setembro 25, 2013

      Ola Amalia
      Obrigada voce pelo comentario!
      Que bom que o artigo foi util.
      bj