fevereiro 20, 2011 | Posted in:Destinos, Pontos turisticos, Turismo dicas

Existem vários tours para quem quer ir ao castelo de Versailles e eu (Alexia) recomendo os tours do Paris Trip porque já experimentei e foram ótimos. Eu fiz o tour ate Versailles – Guided Tour of Versailles. Este tour não oferece guia em portugues, mas voce pode optar por varios outros idiomas. Para passeios com guia que fale portugues, entre em contato pelo email que esta no final do artigo.

Mas… Se a sua ideia e economizar dinheiro, você pode ir ate Versalhes por conta própria. Segue aqui as minhas dicas passo a passo de como chegar ao Castelo de Versailles saindo de qualquer estação de RER no centro de Paris.

De Paris, você pode pegar o “RER – letra C” ate a estação Versailles-Rive Gauche (a ultima estacão) que fica a 5 minutos a pé do Castelo de Versalhes.

Tem 5 linhas de trem (RER é o trem suburbano): A, B,C,D e E.

Voce tem de pegar a linha de trem suburbano RER letra C para ir a Versailles.

Comece a sua viagem, indo em qualquer estação de metro / RER que você encontra ao redor da cidade, que será marcado com uma placa azul com um M /ou RER cercado por um círculo.
Seu objetivo é chegar à linha de RER C, a linha amarela que serve a metade ocidental da periferia parisiense. Se você tem um passe do dia ou da semana que é bom para, pelo menos, Zona 4, ignore esta próxima dica.

Vá ate um guichê da estação para comprar um bilhete que vá ate a zona 4, uma vez que Versailles está na Zona 4, fora da cobertura normal do Metro de Paris / Bus / RER (Bilhete que você usa para viajar em Paris). Em hipótese alguma de uma de “esperto” e vá sem ter o ticket certo na esperanca de que você podera dizer que não sabia.

No guichê: não entre em pânico. Há uma possibilidade de 50/50 do empregado falar Inglês muito bem e se não, eles vão entender “Chateau de Versailles”. Normalmente, a pessoa que esta te atendendo vai perguntar se você quer um bilhete de volta, perguntando “Aller Retour?”,”Aller retour” é simplesmente dois bilhetes simples. Cada bilhete custa em torno de 3 euros, então vai sair 6 euros para uma viagem de ida e volta.

Dica: não espere que seu cartão de crédito funcione no guichê. Muitos cartões de crédito simplesmente não funcionam na RATP / SNCF máquinas de cartão de crédito. E melhor ter dinheiro na mão e não esperar para usar uma nota de 50 euros. Pequenas notas ou moedas são as melhores. Vá em frente e compre bilhetes de regresso Aller-Retour para ganhar tempo (a menos que você esteja pensando em bisbilhotar um pouco a área e descobrir algumas atracões fora do trajeto tradicional do castelo e passar a noite lá).

Uma vez que você passou na catraca do Metro, procure um mapa para ver onde você está em relação à linha amarela C RER. Se acontecer de você estar em St. Michel / Notre Dame, Torre Eiffel (além de alguns outros) você já está na linha de RER C, tudo que você precisa fazer é encontrar a plataforma do trem direitinho.
Muitas estações em toda Paris servem várias linhas de metro diferentes e linhas de trem RER todos dentro da mesma estação. Isto significa que uma única estação pode ter vários níveis verticais e diversas plataformas indo em direções opostas.
Isto pode parecer confuso, mas siga um padrão que você vai memorizar rapidamente:

Todas as linhas RER são letras, de A a E, todas as linhas de metro são números de 1 a 14.

Todas as linhas têm uma estação terminal, ou seja, a última estação da linha. Cada plataforma de trem e metrô vai marcar a linha que está e que direção está indo o trem, que é a estação terminal. Se você ainda não estiver em uma estação que serve o RER linha C, olhe para o mapas perto das escadas no metrô / RER linhas para ver como você pode chegar mais próximo da estação de RER C.

Uma vez que você estiver em uma estação de RER C, siga as indicações gerais e sinais na parede para o Versailles-Rive Gauche RER C plataforma.

O que pode estar confuso é que pode haver outros nomes no sinal junto com Versailles-Rive Gauche para outras estações terminais na mesma linha. Por exemplo, você pode ver um sinal de RER C que mostra a direção / estação terminal de Saint-Quentin-en-Yvelines, Versailles Chantiers de Versailles-Rive Gauche, tudo em um sinal. Enquanto a estação terminal não é antes a estação desejada (neste caso Versailles-Rive Gauche), você pode pegar a linha uma vez que vai na direção certa.

Assim que você chegar na plataforma do trem, olhe para a estação que você deseja, Versailles-Rive Gauche. Se o nome não está na placa, verifique o outro lado da plataforma,pois e provável que você esteja indo na direção oposta.

Quando o trem chega, as portas não se abrem automaticamente, alguém no trem, ou você, deve pressionar o botão verde ou prata na porta para abri-lo.

Uma vez no trem (se você tomou o trem certo) você não vai precisar acompanhar as estações desde Versailles-Rive Gauche será a última estação na linha e todos estarão saindo.

Após chegar à estação terminal, olha para a placa azul “Sortie” – sinais que marcam as saídas para a estação. Eventualmente, cada uma delas terá um nome de rua marcando o que lhe dá acesso. Você encontrará uma saída para Chateau de Versailles, que é apenas uma caminhada de cinco minutos a partir desta estação. Aproveite a sua visita.
A qualquer momento, se você estiver em duvida, e só olhar pra alguém e perguntar “Chateau de Versailles?”, mesmo que você não fale francês, você pode entender bem pelos gestos qual e o caminho. Na duvida pergunte de novo ate encontrar. Nao saia em outra porta ou você vai ter de caminhar mais pra encontrar o castelo.
Então, em resumo:

Linha => RER C (amarela)

Direção = Gauche> Versailles-Rive Gauche

Chegada Estação => Versailles-Rive Gauche (Zona 4)

 

UP – DATE (2/Abril/2011): Como a maioria das estações de trem ja não esta vendendo mais tickets junto com os bilhetes de metro, as filas para comprar tickets para o castelo de versalhes (na estação de trem) ficaram enormes! Eu aconselho chegar A Versailles cedo e comprar la mesmo.

Bom Passeio!

Para passeios Guiados com guia em Portugues ate Versailles contate: alexiaoliveira@artdeviv.com

Alexia é brasileira e vive em Paris. Formada em Historia (mestrado) e turismo (curso técnico) com especialização em Guia turistico. Oferece serviços de guia e organisa circuitos guiados pela Europa. Formação em Gestão e Contabilidade e em musica também :) Contato: alexiaoliveira@artdeviv.com

23 Comments

  1. Eliane Amite
    março 30, 2012

    Olá ALexia,
    Tenho a mesma dúvida que a minha “xará” Eliane Amaral. Onde posso comprar as entrada para o Castelo de Versailles. Chegarei em Paris no dia 29/04/2012 pela manhã e gostaria de ir ao Castelo na parte da tarde e não queria perder tempo com filas.
    Bjs

    • Alexia Oliveira
      março 30, 2012

      Oi Eliane!
      se voce quiser, voce pode comprar os tickets pela internet, no site do chateau de Versailles mesmo. Quando voce chegar la, voce vai ver uma fila enooorme pra entrar, que seria pra todos, com e sem ticket. Não entre nesta fila, e va direto para os jardins, que não tem fila pra entrar. Voce vai ver entao a esquerda das traseiras do castelo um trenzinho (uns 3 euros), pegue ele para ir aos Dominios da Marie Antoinette, etc, assim voce consegue ver quase tudo em uma tarde sem perder tempo. Na volta do passeio pelos jardins, trianons e etc, volte a frente do palacio e entre entao na fila para o palacio principal, que vai estar quase inexistente depois das 3 da tarde.
      bj e bom passeio!

  2. Alexandre
    abril 10, 2011

    Oi Alexia, estarei chegando em Paris no dia 14 de abril e gostaria de ir a Versailles no sábado (16), é preciso adquirir os ingressos com antecedência, ou posso comprar na estação no momento do embarque? Outra dúvida, o domingo é um bom dia para visitar o Louvre?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Alexia Oliveira
      abril 11, 2011

      Oi Alexandre!
      Sabado e um otimo dia para ir a Versailles com certeza, mas va de manha cedo para evitar muita fila na compra dos ingressos e muita gente circulando no local. Dan tranquilo para ocmprar la mesmo, as filas andam rapido. Nem se preocupe.
      Quanto ao Louvre no Domingo, tambem e legal, mas bem movimentado tambem.
      Abraco

  3. Ana Maria
    abril 6, 2011

    Olá outra vez,
    Muito obrigada pela suas simpáticas palavras sobre o meu blog:).).)
    As dicas que dá sobre a roupa a levar também são muito uteis.
    Obrigada pela sua informação, como vamos ficar poucos dias temos que rentabilizar bem o tempo. Sabe onde poderei ver os horários do RER? Como vamos ficar num hotel na Eurodisney acho tudo muito complicado…se calhar é impressão minha daí o meu pedido de ajuda.
    Cumprimentos.
    Ana

    • Alexia Oliveira
      abril 6, 2011

      Ola Ana Maria!
      Ainda voltarei ao seu blog para ver com mais calma… Gostei muito mesmo.
      Bom, os trens de RER sao como os comboios para Caiscais, por exemplo, tem comboio a toda hora.Nao se preocupe com os horarios.
      Para ir ate versailles e so pegar a linha vermelha e trocar em uma conexao que se encontre com a linha C (mostarda).
      Nao tem erro! pode ficar tranquila.
      Abraco

  4. Ana Maria
    abril 6, 2011

    Olá Alexia.
    Tem um blog bastante interessante. Vou à Eurodisney de 23 de Abril a 27 de Abril. Sendo uma fan da Marie Antoinette não posso deixar de ir ao Palácio de Versailles. O grande problema/dúvida é a melhor maneira de ir (Eurodisney/Versailles). Qual o transporte…Será que me pode ajudar?
    Na sua opinião qual o melhor pacote/entrada para Versailles, estive no site do Palácio e fiquei um pouco confusa (para evitar filas estou a pensar comprar as entradas online).
    Aguardo com ansiedade uma resposta sua.
    Receba desde Portugal um forte abraço!
    Ana Maria

    • Alexia Oliveira
      abril 6, 2011

      Ola ana Maria
      Fico contente que estejas a gostar do blog.
      Em primeiro lugar quero dizer que visitei o seu blog e achei maravilhoso. Voce e uma artista muito talentosa. Agora entendi porque voce diz que gosta da Maria Antoniette. :)
      Bom quanto as suas duvidas:
      Ir a Disney e ao Palacio de Versailles e bem facil: primeiro faca o download do mapa de RER (trens suburbanos de paris), que esta em PDF, na coluna esquerda do blog.
      Voce vai encontrar indicacoes neste mapa das estacoes de Versailles (a esquerda do mapa – linha de cor mostarda) e para Disney, na linha vermelha, a esquerda.
      E muito facil de achar.
      Entao seria isso:
      Pra ir a disney -voce pega o trem da linha vermelha , e vai em direcao a Marne la valee-chessy (esta escrito disney na placa tambem) no mapa voce olha para a sua direita ate encontrar a estacao que esta escrito disney. Em 45 minutos ou menos voce esta la.
      Para ir a Versailes – Use o mesmo RER, linha cor mostarda, como eu ja expliquei no artigo.
      Quanto ao Melhor tickets para Versailles, eu aconselho limitar-se as exposicoes permanentes, que ja vais ter muito o que ver!
      Abraco.
      Alexia

  5. Nadine
    abril 2, 2011

    Olá. É possível enviar-me este artigo por email?
    Em breve irei passar uns dias a Paris e este artigo seria uma grande ajuda para conseguir chegar até ao Castelo de Versailles.

    • Alexia Oliveira
      abril 2, 2011

      Oi Nadine!
      Ja te mandei a copia deste artigo por email!
      Abraco e Boa viagem!
      Volte sempre!
      Alexia

  6. Eliane Amaral
    março 23, 2011

    Ola Alexia gostaria que vc me enviasse esse roteiro p/ o meu e-mail gostei bastante quero seguir passo a passo, só tenho uma duvida, eu gostaria de saber em qual estação eu consigo comprar as entradas junto com as passagens pois não quero perder tempo em filas. Ainda não sei em que hotel vou ficar mas não tem problema, irei a estação que vc me informar. beijos. Eliane

    • Alexia Oliveira
      março 24, 2011

      Oi Eliane!
      Estou te mandando um email com o artigo e as informacoes!
      Grande abraco!
      Alexia

  7. Renata
    março 20, 2011

    Alexia estou com problemas para enviar minhas perguntas.
    O que vc aconselha a visitar no palacio e como funciona o sistema de entrada ou ingresso é por parte do castelo as visitas são monitoradas e com traduçao para portugues. vc sabe me dizer quanto custa +ou- a visita

    • Alexia Oliveira
      março 21, 2011

      Oi Renata!
      O Castelo de Versailles e lindo, e enorme, com varias seccoes na volta. o Basico que eu aconselho sao os jardins do e o palacio.
      Da uma olhada no site deles pra veres todas as exposicoes temporarias que estao acontecendo agora. O ticket pode ser comprado na propria estacao do RER ou pela internet. (no site do castelo) Custa 22 Euros. Nao tem visita guiada em Portugues la. Quanto a outras exposicoes e locais do palacio, veja os precos individuais no site.
      Bj
      Alexia

  8. Renata
    março 20, 2011

    oi Alexia
    Paris trip, tem tradução para o português, ele sai de Paris quanto custa.
    Vc já ouviu falar do cityrama…. tem alguma recomendação?
    E com relação ao castelo o que vale muito muito ver e como funciona o sistema de entrada ou ingresso é por parte ou inteiro.
    Bjs

    • Alexia Oliveira
      março 23, 2011

      Oi Renata! Bem ao lado, voce tem uma lista das brochuras em varias linguas com a opcao para fazer o download das informacoes em portugues!
      Abraco! Os precos variam de acordo com o passeio!
      Alexia

  9. Isabelle Cristine
    março 12, 2011

    Olá, você acha que em uma manhã dá para fazer essa visita ao castelo de versailles e voltar para paris? e qual o valor do bilhete de entrada?

    • Alexia Oliveira
      março 12, 2011

      Oi Isabelle!
      Depende do que voce for ver. Eu acho que vale mais a pena ficar mais tempo.
      Os bilhetes tambem dependem do que voce for ver, mas variam entre 10 e 25 Euros
      Da uma olhada no site do castelo, assim voce pode programar melhor o seu passeio:
      http://www.chateauversailles.fr/homepage

  10. Rose
    fevereiro 22, 2011

    Muito oportuna as dicas para se ir ao castelo de Versailles, pois estou orientando alguns turistas que nao conhecem a cidade. Quando estive em Paris, comprei o tiquete de trem junto com a entrada do castelo, que me permitiu entrar rapidamente sem enfrentar nenhuma fila no castelo. vcs sabem me dizer se ainda funciona dessa forma?

    • Alexia Oliveira
      fevereiro 23, 2011

      Ola Rose!
      Sim, e possivel comprar o bilhete para entrar no castelo juntamente com o ticket de trem. Nao sei exatamente se em todas as estacoes ou em apenas algumas…
      Para ir a Disney e a mesma coisa, tambem da pra comprar os tickets na estacao de trem.
      Grande abraco

  11. Fugas e Viagens
    fevereiro 22, 2011

    Ao visitar este site achei a informação muito interessante. Pelo que que tenho um site de partilha de experiencias de viagem, informação útil, etc., pois se existir interesse, poderemos fazer troca de informação entre os dois sitios ou link nos dois.
    Cumprimentos de Portugal

    • Alexia Oliveira
      fevereiro 23, 2011

      Ola!
      que bom que voce gostou do blog.
      O fugas e viagens e bem interessante e tem bastante informacao util tambem! Claro que estou interessada em algum tipo de partilha de informacao ou link.
      Te mandarei um email depois
      Abraco

  1. Tweets that mention Como ir de Paris ao Castelo de Versailles de trem: Instruções passo a passo -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Alexia Oliveira, Alexia Oliveira. Alexia Oliveira said: Como ir de Paris ao…